IPS - ESCE – DEG - Artigos científicos
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing IPS - ESCE – DEG - Artigos científicos by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 73
Results Per Page
Sort Options
- Ajuda internacional: contributo para o crescimento económico dos PVDPublication . Moreira, Sandrina Berthault
- Qualidade e quantidade da ajuda internacionalPublication . Moreira, Sandrina Berthault
- Métricas de desempenhoPublication . Roldão, Vitor Sequeira; Ribeiro, Joaquim SilvaPretende-se estabelecer uma relação entre os agentes envolvidos no desempenho, alertando para as mudanças em curso e para a importância crescente do corporate governance. É depois estabelecida uma relação entre objectivo e proposta numa métrica de desempenho genérica, na qual a produtividade merece uma atenção especial.
- A cooperação portuguesa para o desenvolvimentoPublication . Moreira, Sandrina Berthault
- O paradoxo micro-macro da eficácia da ajuda: morto ou vivo? Uma revisão da literatura empírica cross-countryPublication . Moreira, Sandrina BerthaultO presente trabalho tem um duplo objectivo. Em primeiro lugar, visa dotar o investigador de um quadro-síntese sobre os estudos econométricos que deram relevo à questão da eficácia da ajuda (em termos de crescimentos económico), utilizando uma abordagem cross-country. Esta ferramenta de apoio abrange desde os primeiros estudos realizados na década de setenta até aos últimos desenvolvimentos na área e apresenta uma breve descrição de cada estudo em análise (incluindo principais resultados e conclusões). Como segundo objectivo, este trabalho propõe efectuar uma análise global dos estudos acima referidos e respectivos resultados. Tendo em consideração o quadro teórico e os procedimentos metodológicos e econométricos mais comuns, identificam-se duas gerações de estudos cross-country da relação ajuda-crescimento. Os resultados da primeira geração de estudos, constam com os resultados dos estudos mais recentes, ao não validarem, de forma consciente, o impacto positivo da ajuda no crescimento dos PVD, dando, desta forma, fundamento ao paradoxo micro-macro.
- O papel da ajuda internacional no processo de desenvolvimentoPublication . Moreira, Sandrina Berthault
- Evaluating the impact of foreign aid on economic growth: a cross-country studyPublication . Moreira, Sandrina BerthaultOne branch of the literature on aid effectiveness attempts to measure the contribution of foreign aid to the growth of developing countries. The micro results are clear and encouraging: foreign aid is beneficial to economic growth. However, until recently, the macro results were inconclusive: the impact of aid on growth was positive, negative, or even non-existent, in statistical terms. This contradiction is known as the “micro-macro paradox”. Certain methodological and econometric flaws inherent in the assessments being carried out up to the mid-nineties may provide an explanation for the misleading macro results. Examining a large panel data set, I have found that foreign aid has had a positive impact on economic growth. In light of these findings, I conclude that earlier-generation work is in accordance with the new and recent generation of aid effectiveness studies. Thus, less importance should be attributed to the “micro-macro paradox” as an overall appraisal of aid effectiveness. In terms of magnitude, I have also found that aid has less effect on growth in the short-run than in the long-run. I also conclude that the time lags in the aid-growth relationship should not be ignored.
- Autonomia e flexibilidade funcional: o caso das Ilhas de Produção na indústria de moldesPublication . Moura, Rui; Ribeiro, Joaquim SilvaA CASO (designação fictícia) iniciou a sua actividade na década de 1970 como fabricante de moldes para a injecção de peças em plástico, sendo a sua produção destinada maioritariamente ao mercado externo. A CASO dispõe de modernas tecnologias, que lhe permite a execução de moldes destinados a sectores industriais muito diversificados. A grande quantidade e diversidade das obras que a CASO possuía em carteira, obrigava a um enorme esforço de acompanhamento para cada encomenda no que se refere aos seus aspectos técnicos a estabelecer com os respectivos clientes e ao cumprimento dos prazos de entrega. Se o sistema organizativo da CASO se mostrou adequado até há alguns anos atrás em que a sua dimensão e volume de negócios era menor, constatava-se, entretanto, a existência de algumas dificuldades de gestão, de organização e de comunicação com os clientes de modo a corresponder a tais necessidades. Por outro lado, cada vez mais as exigências da procura se dirigiam no sentido de um maior encurtamento de prazos de entrega sem prejuízo de elevados índices de qualidade e preços concorrenciais, o que promove uma maior competitividade no sector e a necessidade imperiosa, como factor de sobrevivência, de a oferta se adaptar permanentemente às características do mercado. Era fundamental, por conseguinte, o apetrechamento da CASO com meios e sistemas que lhe permitissem obter: Uma melhoria significativa no tempo de resposta às encomendas. Uma maior flexibilidade técnica e organizacional de modo a corresponder à diversidade (características, prazos de entrega diferentes, etc.) das encomendas que lhe eram colocadas. Uma maior optimização dos meios técnicos e tecnológicos disponíveis, tendo em vista a obtenção de significativos aumentos de produtividade. Melhoria significativa das formas de comunicação com os clientes. Nesta perspectiva, procedeu-se a um diagnóstico aprofundado, tendo em vista atingir os objectivos enunciados. Neste texto, realça-se, designadamente, as dimensões respeitantes às variáveis técnica e social.
- Processo de criação de empresas: um fenómeno colectivo ancorado no capital humano e socialPublication . Dominguinhos, Pedro; Pereira, Raquel; Silveira, RogérioEste artigo discute a influência do capital humano e do capital social dos empreendedores no processo de criação de empresas. O trabalho foi assente em estudos de caso de 33 empresas constituídas no seio de estruturas de incubação, uma metodologia essencial para uma análise longitudinal dos processos de formatação da oportunidade e constituição da empresa. A evidência dos estudos de caso apoia a hipótese de que o empreendedorismo pode ser pensado como um fenómeno colectivo, ao mesmo tempo que reforça a importância do capital humano, através das qualificações académicas e da experiência profissional das equipas empreendedoras. Concomitantemente, os casos analisados sugerem a relevância das redes sociais no processo empreendedor, seja na obtenção de financiamento, angariação de parcerias, clientes, fornecedores ou colaboradores, ou como fonte de credibilização e legitimação do negócio.
- Learning entrepreneurship in a multicultural contextPublication . Costa, Teresa; Carvalho, Luísa Margarida Cagica; SARDINHA, BOGUSLAWA MARIA BARSZCZAK
