ESHTE - Provas de aptidão pedagógica e capacidade científica
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESHTE - Provas de aptidão pedagógica e capacidade científica by Issue Date
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Turismo e transportes: estudo de frota de uma companhia aéreaPublication . Abrantes, Jorge Manuel de Oliveira FlorO transporte aéreo, como reconhecido pelas principais organizações internacionais, tem dado e continuará a dar um contributo importante para o desenvolvimento do turismo. A ligação direta entre transportes e turismo tem, contudo, sido investigada de forma individual pelos transportes e pelo turismo e raramente se dá a combinação entre ambas as realidades. O processo de seleção de frota numa empresa de transporte aéreo, independentemente, do seu modelo de negócio, tem um papel fundamental na estratégia de longo prazo da empresa, seja pelo volume de investimento a realizar, seja pela duração dos contratos a negociar. Mas só com o crescimento das frotas se continuará a assistir ao crescimento do turismo. No entanto, as empresas e organizações turísticas desconhecem, quase sempre, qual o processo que está por detrás da seleção de um novo avião. Numa empresa charter esse processo e inerente risco é ainda mais complexo, face à imprevisibilidade da procura, decorrente do seu modelo de negócio, onde a falta de regularidade na operação pode assumir papel predominante. O objetivo do presente relatório é analisar o processo de incorporação de um novo avião na frota de uma empresa aérea, tendo em consideração o comportamento do mercado e os pressupostos definidos ao nível dos rendimentos e gastos previsionais ao longo da vida do contrato. Ao mesmo tempo, pretende-se sensibilizar os decisores no setor do turismo sobre um novo modo de olhar o negócio de uma companhia aérea para potenciar sinergias futuras em prol do turismo. A necessidade de conjugação de diferentes hipóteses de trabalho, devido à volatilidade da operação – e considerados quer em modelo de negócio aéreo charter quer como companhia regular –, leva, mesmo assim, a que o investimento a empreender tenha de ser muito bem ponderado, face aos riscos associados às alterações de mercado e de rubricas operacionais com impacto direto na exploração.
- Casas com história e memória em Cascais: um itinerário turístico pedestrePublication . Baptista, Maria Isabel AndradeO objecto deste trabalho versa a criação de um itinerário turístico pedestre, na Vila de Cascais. Desde a década de 90 do século XX que a Câmara Municipal de Cascais, a fim de acompanhar as novas tendências do turismo mundial, tem vindo a incrementar a sua oferta turístico-cultural, através da valorização e classificação do património já existente, e pela criação de novos espaços culturais. Cascais começa a configurar uma oferta turística cultural significativa, justificando-se plenamente a criação de itinerários em Cascais, tanto motorizados como pedestres, de dia inteiro ou de meio-dia, e não só de passagem (inserida nos “tours” de Sintra, onde a oferta cultural é grande), com paragens de trinta minutos para uma rápida contemplação da baía de Cascais, como tem sido hábito até à data. Assim, este itinerário destina-se a qualquer tipo de público, não só às “gentes” locais e aos nacionais, mas a todos aqueles que nos visitam e que demonstram interesse em conhecer a história e a evolução da Vila de Cascais e as suas vivências. Deste modo, pretendemos dar a conhecer, de uma forma sintetizada toda a informação recolhida acerca deste itinerário, a fim de auxiliar os Profissionais de Informação Turística, que tenham necessidade de o pôr em prática.
- Quinta do Amparo: Casa Grande de Romarigães: uma proposta de dinamização turística no Alto MinhoPublication . Machado, AquilinoEste trabalho formula uma proposta de dinamização turística para uma região interior do Alto Minho. O território que se pretende impulsionar, a Quinta do Amparo, situada no concelho de Paredes de Coura, adquiriu bastante notoriedade no património cultural português, tanto pela respectiva qualidade do edificado como pela atmosfera imaterial que a envolve. Das suas ruínas físicas o escritor Aquilino Ribeiro efabulou a crónica romanceada do sítio, criando uma das mais sólidas obras literárias do século XX: «A Casa Grande de Romarigães”. A proposta de dinamização turística assenta numa estratégia que toma por base aquela paisagem literária, sustentada por um conjunto de actividades que gravitem em torno da sua narrativa. Mas a riqueza do património ancestral da quinta espalha-se pela região envolvente, e amplia a massa crítica do projecto a desenvolver. Este exercício de turismo em espaço rural detalha, em conformidade, vários eixos estratégicos que tomam a Quinta do Amparo como território de referência.
- Marketing e branding em hotelaria: casos práticos nas Pousadas de PortugalPublication . Pimentel, DuarteA grande questão em análise neste trabalho é sem dúvida a importância do marketing na estratégia das Pousadas de Portugal e o objetivo é demonstrar isso mesmo recorrendo a vários casos práticos sobre temas como o “Branding”, a Segmentação da oferta, da Inovação e do “Yield ou Revenue Management”. Este trabalho inclui, primeiramente, uma revisão da literatura com referencia ao âmbito do marketing, do turismo e hotelaria e mais especificamente o marketing turístico e hoteleiro, com particular ênfase nos temas apresentados nos casos práticos. Posteriormente, com recurso ao estudo de caso das Pousadas de Portugal, procede-se a operacionalização do referido enquadramento conceptual.