Browsing by Author "Sousa, Tiago"
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- O Batalhão de Infantaria em contexto arquipelágico e a sua dupla valência como contributo para a defesa imediata do arquipélago e para o apoio em missões de proteção civil e em tarefas de auxílio ao desenvolvimento e bem-estar das populaçõesPublication . Santos, Sérgio; Venâncio, José; Godinho, Carlos; Sousa, TiagoOs Batalhões de Infantaria sediados no arquipélago dos Açores constituem-se como a face mais visível e disponível do Exército para emprego nas missões constitucionalmente previstas, nomeadamente na defesa imediata e no apoio a missões de proteção civil. Importa por isso investigar de que forma esta dupla valência é passível de ser maximizada, analisando o contexto regional e o enquadramento legal, os recursos humanos e materiais existentes que podem ser utilizados em duplo uso e, finalmente, as lacunas e vulnerabilidades na projeção e interoperabilidade que importam colmatar. Neste estudo, a metodologia preconizada assentou fundamentalmente numa estratégia de investigação qualitativa baseada no raciocínio dedutivo e num desenho de pesquisa transversal. A investigação recorreu à análise documental e complementou-a com a realização de entrevistas semiestruturadas que permitiram introduzir importantes aspetos de índole prática. Foi possível constatar que, globalmente, os Batalhões de Infantaria maximizam o princípio do duplo uso nas suas estruturas e foram identificadas claras sinergias. Foram identificadas ainda algumas lacunas, quer no vetor do material quer no tocante à projeção e interoperabilidade. As lacunas identificadas não comprometem o cumprimento da missão do Batalhão de Infantaria, no entanto, a sua correção permitiria maximizar o produto operacional desta unidade. Abstract: The Infantry Battalions located at the Azores archipelago constitute themselves as the most visible and available face of the Portuguese Army for employment under the constitutional framework, namely in immediate defense missions and civil protection support missions. It is therefore important to investigate how this dual-use can be maximized, analyzing the regional context and the legal framework, the existing human and material resources that can be applied in dual-use and finally the gaps and vulnerabilities concerning deployment and interoperability that it matters to correct. In this study, the recommended methodology was fundamentally based on a qualitative research strategy that was founded on deductive reasoning and cross-sectional research design. The investigation included documental analysis that was complemented by semistructured interviews which introduced important aspects of practical nature. It was possible to verify, globally, that Infantry Battalions maximize the dual-use functions of their structures and clear synergies have been identified. Some gaps were also identified, specially concerning the equipment dimension as well as the deployment and interoperability. The identified gaps do not jeopardize the fulfilment of the Infantry Battalions’ mission, but if corrected it would be possible to improve the operational output of this unit.
- Contributos para a caracterização da rede de formação da região de setúbal: do perfil das instituições ao perfil da oferta formativaPublication . Almeida, António José; Alves, Natália; Hacard-Verpoort, Samantha; Pires, Patrícia; Sousa, TiagoTendo em vista a estruturação de uma rede nacional de formação e a garantia da qualidade dos processos formativos, foi criado, em Portugal, um sistema público de acreditação/certificação de entidades formadoras, processo obrigatório para aquelas que recorrem a fundos públicos, o qual tem vindo a ser implementado desde 1997. Recorrendo ao tratamento estatístico da base de dados das entidades acreditadas/certificadas pela DGERT, procedemos à caracterização da rede de formação existente na região de Setúbal quer no que respeita ao perfil das instituições quer aos domínios de formação em que se propõem intervir. Os resultados mostram-nos uma rede de formação desigualmente distribuída pelo território, o que dificulta o acesso às qualificações e ao conhecimento por parte dos indivíduos e das empresas situadas nas zonas periféricas, e dominada pelas empresas especializadas na prestação de serviços de formação, o que pressupõe o predomínio de uma lógica de regulação da formação pelo mercado.
- Desenvolvimento da plataforma MY.ESAD: da avaliação de necessidades ao desenvolvimento do produtoPublication . Sousa, TiagoNuma era em que o acelerado ritmo de crescimento da tecnologia afecta profundamente a forma como acedemos à informação, a ESAD, Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos, propôs-se a desenvolver uma plataforma online de apoio à administração interna e às actividades curriculares, de seu nome my.esad. Contudo, numa época de redes-sociais, de ligações de banda larga e de plataformas de e-learning, existiam novas oportunidades criativas para um projecto desta natureza, tendo em vista uma postura de abertura centrada nos utilizadores e suportada pelo feedback dos mesmos. Num primeiro capítulo, analisaremos a utilização de plataformas várias no contexto do ensino superior, apoiando esta análise em dois casos de estudo efectuados do ponto de vista dos utilizadores. Serão ainda apresentadas algumas das teorias que suportam as posturas adoptadas. Numa segunda parte, introduziremos todo o processo de observação do objecto de estudo e de estruturação do produto, sistematizando todos os processos de análise e desenvolvimento. Por fim, através de um teste com utilizadores reais, são postas à prova as versões desenvolvidas, comprovando uma taxa de sucesso de 90% no universo analisado e um elevado grau de aceitação por parte dos utilizadores.
- Operações de resposta a crises das Forças Nacionais Destacadas no Kosovo : Estudo da estrutura necessária para a recolha e o tratamento da informação numa óptica prospectivaPublication . Sousa, TiagoO presente trabalho encontra-se subordinado ao tema: “Operações de Resposta a Crises das Forças Nacionais Destacadas no Kosovo – Estudo da estrutura necessária para a recolha e o tratamento da informação numa óptica prospectiva.” Como ponto de partida foram analisados sistemas de lições aprendidas de alguns exércitos e organizações, as considerações dos entrevistados bem como o estudo dos relatórios fins de missão. Para tal a metodologia utilizada baseou-se na pesquisa bibliográfica e em entrevistas qualitativas. Para se fazer o seu tratamento, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Desta forma, efectuou-se o tratamento dos dados que levaram à elaboração das modalidades de implementação de um sistema de lições aprendidas, eficaz e eficiente, tendo em conta as funções dos sistemas identificados. Decorrente da investigação que foi efectuada, sugerem-se algumas recomendações que poderão contribuir para a resolução de alguns dos problemas identificados.