Browsing by Author "SARDINHA, BOGUSLAWA MARIA BARSZCZAK"
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- Ação Social no Ensino Superior: um caso de estudo no Instituto Politécnico de SetúbalPublication . Dias, Otília; SARDINHA, BOGUSLAWA MARIA BARSZCZAK; Pereira, RaquelO objetivo deste estudo é apresentar a ação social no Ensino Superior (ES) como a parceira que poderá influenciar a igualdade de oportunidade de frequência neste tipo de ensino aos estudantes com níveis de rendimento mais baixos. O trabalho surge no âmbito de um projeto financiado pelo Fundo Social Europeu (FSE)1 tendo sido proposto pelas Escolas Superiores de Ciências Empresariais (ESCE) e de Tecnologia do Barreiro (ESTBarreiro) do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), tendo sido iniciado com a colaboração do seu Serviço de Ação Social (SAS)2. As dificuldades financeiras que Portugal tem passado, influenciaram drasticamente o prosseguimento de estudos de muitos estudantes portugueses. Por outro lado com a vinda de estudantes da CPLP ao abrigo de várias parcerias entre instituições, constatou-se que muitos deles não têm estrutura económica para aguentar a conclusão do ciclo de estudos que se propõem a realizar e com a aprovação do Estatuto do Estudante Internacional, sabemos que irão ingressar no ES português muitos mais alunos provenientes da CPLP. É o SAS que tem como principal objetivo proporcionar as melhores condições de estudo aos estudantes, sobretudo aos carenciados, através da disponibilização de um conjunto de apoios diretos ou através de programas específicos, como o PAAS/IPS, destinado a apoiar estudantes que, por motivos diversos, não podem beneficiar da concessão de bolsas de estudo ao abrigo da legislação em vigor, nomeadamente os estudantes da CPLP, mas cuja situação socioeconómica não permite suportar condignamente os custos inerentes à frequência do ensino superior. Sabendo o tema da 4ªConferência da Forges achamos que era oportuno apresentar o trabalho que estamos a desenvolver baseando-nos no IPS, Instituição de Ensino Superior Público com um elevado número de estudantes provenientes da CPLP e muitos com bolsas de estudo dos países de origem ou sem bolsa de estudo mas com dificuldades económicas.
- Ação social no Ensino Superior: um caso de estudo no Instituto Politécnico de SetúbalPublication . Dias, Otília; SARDINHA, BOGUSLAWA MARIA BARSZCZAK; Pereira, RaquelO objetivo deste estudo é apresentar a ação social no Ensino Superior (ES) como a parceira que poderá influenciar a igualdade de oportunidade de frequência neste tipo de ensino aos estudantes com níveis de rendimento mais baixos. O trabalho surge no âmbito de um projeto financiado pelo Fundo Social Europeu (FSE)1 tendo sido proposto pelas Escolas Superiores de Ciências Empresariais (ESCE) e de Tecnologia do Barreiro (ESTBarreiro) do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), tendo sido iniciado com a colaboração do seu Serviço de Ação Social (SAS)2. As dificuldades financeiras que Portugal tem passado, influenciaram drasticamente o prosseguimento de estudos de muitos estudantes portugueses. Por outro lado com a vinda de estudantes da CPLP ao abrigo de várias parcerias entre instituições, constatou-se que muitos deles não têm estrutura económica para aguentar a conclusão do ciclo de estudos que se propõem a realizar e com a aprovação do Estatuto do Estudante Internacional, sabemos que irão ingressar no ES português muitos mais alunos provenientes da CPLP. É o SAS que tem como principal objetivo proporcionar as melhores condições de estudo aos estudantes, sobretudo aos carenciados, através da disponibilização de um conjunto de apoios diretos ou através de programas específicos, como o PAAS/IPS, destinado a apoiar estudantes que, por motivos diversos, não podem beneficiar da concessão de bolsas de estudo ao abrigo da legislação em vigor, nomeadamente os estudantes da CPLP, mas cuja situação socioeconómica não permite suportar condignamente os custos inerentes à frequência do ensino superior. Sabendo o tema da 4ªConferência da Forges achamos que era oportuno apresentar o trabalho que estamos a desenvolver baseando-nos no IPS, Instituição de Ensino Superior Público com um elevado número de estudantes provenientes da CPLP e muitos com bolsas de estudo dos países de origem ou sem bolsa de estudo mas com dificuldades económicas.
- Active ageing trough volunteering: solutions for budget constratintPublication . SARDINHA, BOGUSLAWA MARIA BARSZCZAK
- Assessing entrepreneurial education in higher education in PortugalPublication . Dominguinhos, Pedro; SARDINHA, BOGUSLAWA MARIA BARSZCZAK; Carvalho, Luísa Margarida Cagica; Ramalho, Nelson; Pereira, RaquelThe main purpose of the paper is to assess how entrepreneurship is developed in Higher Education in Portugal. To accomplish this, we did an analysis of courses related with entrepreneurship offered by Public Universities in Management Degrees. To assess every course, a search on websites of each institution and a content analysis of reports produced by External Committees of Higher Education Performance Assessment were used. Results indicate that entrepreneurship is not a key structuring objective in Higher Education. The governmental authorities overlook entrepreneurship as a goal to be pursuit by Universities.
- Catholic Scout Association of Portugal: motivations of adult volunteersPublication . SARDINHA, BOGUSLAWA MARIA BARSZCZAK; Cunha, Olga OliveiraWhen somebody starts analyzing the volunteering phenomenon, the question of why do people volunteer immediately arises. What reasons make people give away their time for helping others? What motivates volunteers? Volunteering is a great way to become involved in the community. Through volunteering an individual becomes part of the solution. He is able to demonstrate community commitment, to gain community contacts and to support many social causes. The World Organization of the Scout Movement and its National Scout Associations play a very important role by contributing to the education of young people in order to help them have a constructive role in society. The Portuguese Catholic Scout Association (CNE) counts more than 71.000 members in c.1100 local groups, including c.13.000 adult volunteers, which makes CNE the largest youth association in the country. Almost all the work in the Portuguese Catholic Scout Association is done by permanent volunteers, many of them giving more than 200 volunteer hours per year. The most important work consists in education and tutoring of young girls and boys from 6 to 22 years old.The motivation for volunteering for so many hours is a very interesting study. It is also critical for CNE leaders to understand how to motivate volunteers to join and to retain those adult volunteers. The objective of this work is to try to understand the motivation of the adults who volunteer in the Portuguese Catholic Scout Association. This organization, as many others, is facing the problem of insufficient number of volunteers, comparing with the increasing necessity of intervention. In this work we present the findings of the research developed in the Portuguese Catholic Scout Association about the volunteering involvement in this organization, especially the motivation of adults. This is a unique study about volunteering motivations developed in Portugal based on empiric data of one of the most important e and influent youth organization.
- Comparative analyse between the Iberian Region and Central European Region: entrepreneurial gaps and potentialPublication . Carvalho, Luísa Margarida Cagica; SARDINHA, BOGUSLAWA MARIA BARSZCZAK
- Conducive Motivations and Psychological Influences on VolunteeringPublication . Smith, David H.; SARDINHA, BOGUSLAWA MARIA BARSZCZAK; Moldavanova, Alisa; Dong, Hsiang-Kai; Kassam, Meenaz; Lee, Young-joo; Sillah, Aminata
- Definição de um Modelo Nacional de Reconhecimento dos Sistemas da Qualidade nas Instituições de Serviço SocialPublication . SARDINHA, BOGUSLAWA MARIA BARSZCZAK; Soares, Aldina; Marques, Bráulio; Dias, Otília
- Empreendedorismo cívico como gerador de desenvolvimento local: o caso da Aldeia Desportiva Ribeirinha promovida pela Agência Local de Sarilhos PequenosPublication . Carvalho, Luísa Margarida Cagica; SARDINHA, BOGUSLAWA MARIA BARSZCZAK
- Estratégias de Ação Social no Ensino SuperiorPublication . SARDINHA, BOGUSLAWA MARIA BARSZCZAK; Marques, Braúlio; Dias, Otília; Pereira, RaquelEste relatório surge no âmbito de um projeto financiado pelo Fundo Social Europeu tendo sido proposto pelas Escolas Superiores de Ciências Empresariais e de Tecnologia do Barreiro do Instituto Politécnico de Setúbal, que visa estudar a Ação Social no Ensino Superior como um parceiro estratégico capaz de influenciar a igualdade de oportunidade no acesso e frequência deste tipo de ensino aos estudantes oriundos de agregados familiares com níveis de rendimento mais baixos. As dificuldades financeiras que Portugal tem passado, influenciaram significativamente a capacidade de as famílias portuguesas suportarem os encargos financeiros associados a prosseguimento de estudos de muitos jovens, pelo que a Ação Social no Ensino Superior constitui uma ferramenta fundamental de política social, capaz de promover a igualdade de oportunidades e a equidade social no Ensino Superior, permitindo o acesso e frequência deste nível de ensino a um conjunto de jovens estudantes economicamente carenciados. Verificamos pelos resultado do estudo que se trata de um número significativo de estudantes que sem este tipo de apoios ficaria excluído deste nível educacional e, consequentemente, impossibilitados de usufruir dos benefícios pessoais e profissionais que o Ensino Superior lhes pode proporcionar. Outro facto é que provêm de famílias com níveis de escolaridade inferiores à média nacional, constituindo portanto a Ação Social um veículo privilegiado de promoção da mobilidade social ascendente.