Browsing by Author "Ribeiro, Isabel"
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- Comissão Coordenadora dos Núcleos Académicos: o processo de construção de um projeto lusófonoPublication . Dores, Artemisa R.; Ribeiro, Isabel; Mendes, Ana; Steele, Ana; Gonçalves, Daniela; Ruivo, Alice; Rosa, Marlene; Martins, SílviaIntrodução: Os Núcleos Académicos (NAs) da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia (RACS) foram criados por associação livre de docentes e investigadores, e organizados por grandes áreas no âmbito das ciências da saúde. A ação dos NAs ocorre no âmbito da missão, fins e objetivos da RACS e o seu funcionamento regula-se pelos princípios de democraticidade. Até ao momento foram constituídos 17 NAs. No entanto, o seu funcionamento pleno e continuado no tempo, dada a multiplicidade de áreas de conhecimento, membros e países envolvidos, reveste-se de inúmeros desafios. A Comissão Coordenadora dos NAs da RACS (CCNA) criada em janeiro de 2019, tem como missão promover a atividade dos NAs, estimular a sua continuidade e implementar linhas de ação estratégicas que desenvolvam uma política pró-ativa, de incentivo e desenvolvimento dos mesmos. Ainda gerir as políticas de ação geral dos NAs em estreita relação com a Direção da RACS. Objetivos: Este trabalho pretende apresentar e refletir o processo de construção dos NAs e explorar os desafios e potencialidades do mesmo. Ainda partilhar exemplos de boas práticas. Metodologia: Para a elaboração deste trabalho os membros dos NAs responderam a um inquérito online, para permitir recolher (i) a sua perceção acerca do trabalho desenvolvido, (ii) dificuldades sentidas e (iii) estratégias bem-sucedidas. Os NAs mais ativos foram convidados a partilhar as suas boas práticas no formato de testemunho breve e todos os NAs convidados a partilharem a sua experiência no formato roda de conversa. Resultados: Nesta comunicação apresentam-se os NAs ativos, as ações desenvolvidas até ao momento e as planeadas, bem como documentos-chave orientadores das práticas. Ainda o feedback dos NAs acerca do processo e dos resultados. Conclusões: As similaridades e particularidades dos diferentes países da Lusofonia estão a permitir criar projetos e ações inovadoras, com um enorme potencial de expansão que importa estimular. Este trabalho explora essas possibilidades, que visa potenciar, e estratégias para ultrapassar as dificuldades sentidas ao longo do processo.
- Empresas comunicativas : um projecto de investigação em relações públicasPublication . Fernandes, J.L.; Ribeiro, Isabel
- A formação musical como processo motivacional de aprendizagem e de transdisciplinaridadePublication . Ribeiro, Isabel; Andrade, AlexandrePretende-se com este trabalho abordar como tema central a “A formação musical como processo motivacional de aprendizagem e de transdisciplinaridade no ensino vocacional da música”. Este trabalho tem como finalidade, apresentar através da formação musical metodologias e estratégias motivacionais que possibilitem uma demonstração mais eficaz da vertente performativa na área instrumental. Para este efeito procurou-se articular, promover e desenvolver a vertente transdisciplinar da componente artística do ensino vocacional da música numa turma do 4º grau do ensino articulado.
- Municipalities and the promotion of architectural accessibilityPublication . Pereira, Rute Salomé; Martins, MM; Gomes, Bárbara; Schoeller, Soraia Dornelles; Laredo-Aguilera, José Alberto; Ribeiro, Isabel; Cunha, PauloBackground: Architectural barriers have a significant impact on the daily activities of people with reduced mobility. Objectives: To understand the weaknesses and/or opportunities in the responses of local authorities to eliminate the architectural barriers for people with reduced mobility in their social and residential context. Methodology: A descriptive, exploratory study was conducted with a sample of 21 parish council presidents from two municipalities using an accidental non-probabilistic sampling method. Results: In this sample, 76.2% of parish council presidents do not know how many people with disabilities live in their parish. The elimination of architectural barriers focused on accessible sidewalks and pedestrian routes (80%), pedestrian crossings (75%), access to public parks and gardens (70%), and access to cemeteries and markets (70%). Other equipment, even educational ones, represent less than 50%. Conclusion: Some public spaces still have architectural barriers. There is little cooperation between health professionals and society to promote accessibility.
- Relação entre a actividade física e os resultados escolares dos alunos da escola básica do Alto dos MoinhosPublication . Ribeiro, Isabel; Dias, AmândioO trabalho desenvolvido como docente no Agrupamento de Escolas do Alto dos Moinhos no ano letivo de 2017/18, foi objeto de estudo no âmbito do Mestrado do Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, do Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares (ISEIT). O presente relatório que encerra a Prática de Ensino Supervisionada, contempla as seguintes áreas de formação do futuro professor: (i) Profissional, social e ética; (ii) Desenvolvimento do ensino e da aprendizagem; (iii) Participação na escola e relação com a comunidade e (iv) Desenvolvimento profissional ao longo da vida. Dos capítulos apresentados, destacamos a reflexão acerca de todo o processo ensino aprendizagem (planeamento, organização e avaliação), da turma do 2º ano do Curso de Pré-Impressão. São, também, descritas as atividades que contribuíram para um melhor conhecimento do meio e da ligação entre a escola e o meio envolvente. Ao longo do documento são referidas as principais necessidades da função docente, que estiveram na tomada de decisão em frequentar as formações realizadas durante o período de estágio. Como resultado desta reflexão, surge a temática que esteve na origem do Estudo de Investigação: Relação entre a Atividade Física e os Resultados Escolares dos alunos da Escola Básica do Alto dos Moinhos. Esta investigação teve como principal objetivo verificar qual a relação entre estas duas variáveis e procurou ser um pequeno contributo para a promoção do sucesso educativo no Agrupamento em estudo, indo ao encontro dos objetivos do seu Projeto Educativo. A reflexão acerca da área Profissional, Social e Ética, sempre presente na prática docente, e é transversal a todos os capítulos deste relatório final. A finalizar, as Referências Bibliográficas mostram as principias escolhas nas pesquisas efetuadas, em particular, no Estudo de Investigação.
- Sintonizar as Ciências da Saúde na Lusofonia: um projeto da Rede Académica das Ciências da Saúde na LusofoniaPublication . Martins, Sílvia; Ribeiro, Isabel; Mendes, Ana P.; Steele, Ana; Gonçalves, Daniela; Ruivo, Alice; Rosa, Marlene; Dores, Artemisa R.Introdução: O projeto Sintonizar as Ciências da Saúde na Lusofonia (SiCiSaLus) surge por proposta da Comissão Coordenadora dos Núcleos Académicos (CCNA) da Rede Académica de Ciências da Saúde da Lusofonia (RACS), com o intuito de promover a colaboração entre as instituições membro desta rede. Este projeto, inspirado no Tuning Project*, tem como propósito a reflexão sobre o ensino/formação, investigação e profissionalização em cada uma das áreas dos núcleos académicos (NA), na procura de pontos de referência, convergência e entendimento entre os diversos países da Lusofonia, protegendo a diversidade existente. Objetivos: Apresentar e refletir sobre o desenho do projeto SiCiSaLus e o percurso efetuado, e explorar os desafios e potencialidades do mesmo. Metodologia: Recorreu-se a uma metodologia participativa, com o envolvimento dos representantes dos 17 NA. Realizaramse grupos de discussão e foram recolhidos dados através de um inquérito online. Numa primeira parte será feito o enquadramento e apresentado o desenho do projeto e numa segunda, em formato de roda de conversa, discutidos os desafios e potencialidades do mesmo por representantes de cada NA. Resultados: Foi elaborado o desenho do projeto com o envolvimento e participação de todos os representantes dos NA, e o input de colegas de diversos países da Lusofonia. Foi dado especial enfoque aos critérios de constituição das equipas, dos métodos e dos procedimentos da recolha de dados. Procurou-se promover a autonomia de cada NA na implementação do projeto, acautelando a existência de instrumentos e procedimentos comuns que permitirão garantir a fiabilidade dos dados e uma análise comparativa dos mesmos. Conclusões: Procurar pontos de referência, convergência e entendimento sobre o ensino/formação, a investigação e a profissionalização, nas 17 áreas das ciências da saúde, no contexto dos países da Lusofonia, é um projeto ambicioso e complexo que coloca grandes desafios à sua conceção e implementação. No entanto, os potenciais benefícios do mesmo e o impacto que pode vir a ter na criação de investigação conjunta, de planos de formação entre países e na mobilidade de estudantes e docentes, ultrapassam largamente os desafios e motivam fortemente todos os envolvidos para a sua continuidade.
- Sintonizar as Ciências da Saúde na Lusofonia: um projeto da Rede Académica das das Ciências da Saúde na LusofoniaPublication . Martins, Sílvia; Ribeiro, Isabel; Mendes, Ana P.; Steele, Ana; Gonçalves, Daniela; Ruivo, Maria Alice Gois; Rosa, Marlene; Dores, Artemisa R.