Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.6 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O trabalho desenvolvido como docente no Agrupamento de Escolas do Alto dos Moinhos no ano letivo de 2017/18, foi objeto de estudo no âmbito do Mestrado do Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, do Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares (ISEIT). O presente relatório que encerra a Prática de Ensino Supervisionada, contempla as seguintes áreas de formação do futuro professor: (i) Profissional, social e ética; (ii) Desenvolvimento do ensino e da aprendizagem; (iii) Participação na escola e relação com a comunidade e (iv) Desenvolvimento profissional ao longo da vida.
Dos capítulos apresentados, destacamos a reflexão acerca de todo o processo ensino aprendizagem (planeamento, organização e avaliação), da turma do 2º ano do Curso de Pré-Impressão. São, também, descritas as atividades que contribuíram para um melhor conhecimento do meio e da ligação entre a escola e o meio envolvente. Ao longo do documento são referidas as principais necessidades da função docente, que estiveram na tomada de decisão em frequentar as formações realizadas durante o período de estágio. Como resultado desta reflexão, surge a temática que esteve na origem do Estudo de Investigação: Relação entre a Atividade Física e os Resultados Escolares dos alunos da Escola Básica do Alto dos Moinhos. Esta investigação teve como principal objetivo verificar qual a relação entre estas duas variáveis e procurou ser um pequeno contributo para a promoção do sucesso educativo no Agrupamento em estudo, indo ao encontro dos objetivos do seu Projeto Educativo. A reflexão acerca da área Profissional, Social e Ética, sempre presente na prática docente, e é transversal a todos os capítulos deste relatório final. A finalizar, as Referências Bibliográficas mostram as principias escolhas nas pesquisas efetuadas, em particular, no Estudo de Investigação.
Description
Keywords
Educação física Planeamento Ensino Aprendizagem Desporto escolar