Browsing by Author "Oliveira, Rui"
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- A Gestão Financeira em Entidades com Autonomia Administrativa e FinanceiraPublication . Oliveira, RuiA racionalização e a eficiência na utilização dos dinheiros públicos configuram, por si só, um dos maiores desafios da Administração Pública Portuguesa. Com efeito, foi desenhada a Reforma da Administração Financeira do Estado que, no seu núcleo, estabeleceu como objectivo fulcral uma Reforma no Tesouro Público, contemplando um novo Regime da Tesouraria do Estado. O presente trabalho versa sobre a análise do princípio da unidade da tesouraria, previsto no novo Regime da Tesouraria do Estado, e os constrangimentos da sua aplicação nos Serviços e Fundos Autónomos, designadamente numdos estabelecimentos Fabris do Exército – Oficinas Gerais de Fardamento e Equipamento. Da revisão da literatura infere-se que este princípio é um eixo de actuação fundamental para a reforma da gestão financeira pública e que pressupõe uma Reforma do Tesouro Público. Esta assenta na criação de uma entidade equiparada a uma entidade bancária que assegura a centralização dos fundos dos Serviços Integrados, dos Serviços e Fundos Autónomos (SFA) e, mais recentemente, das Entidade Públicas Empresariais (EPE). A centralização dos fundos proporciona maiorliquidez que, através de uma gestão previsional e integrada, potencia os ganhos e optimiza o recurso ao endividamento público, minimizando os respectivos encargos financeiros inerentes. Não obstante, têm-se levantado algumas reservas quanto à sua aplicação deste princípio aos Serviços e Fundos Autónomos, essencialmente por razões constrangedoras à boa gestão financeira destes organismos. Das entrevistas realizadas junto da Direcção e chefia dos Serviços de Finanças e Contabilidade das OGFE, bem como dos gestores de conta dos Bancos com quem este Organismo assumiu compromissos, conclui-se que a aplicação deste principio pode colocar obstáculos à boa gestão financeira deste Estabelecimento Fabril do Exército. O estudo realizado procura ainda apontar recomendações no sentido de se ultrapassar algumas das limitações que a adesão deste princípio pode provocar.
- Muography in the University and in the MuseumPublication . Afonso, Luis; Alexandre, Isabel; Andringa, Sofia; Assis, Pedro; Blanco, Alberto; Bezzeghoud, Mourad; Borges, Jose; Caldeira, Bento; Cazon, Lorenzo; Costa, Joao; Dobrilla, Paolo; Duarte, Magda; Lopes, Luıs; Matos, Joao; Oliveira, Rui; Pais, Vanessa; Pimenta, Mario; Pinto, Marco; Saraiva, Joao; Sarmento, Raul; Francisco Silva, Jorge; Teixeira, Pedro; Tome, Bernardo
- Qual o papel dos artefactos digitais no ensino e na aprendizagem de matemática?Publication . Costa, C.; Cabrita, Isabel; M. L. Martins, Fernando; Oliveira, Rui; Bernardino Lopes, J.Este painel teve como ponto de partida a pergunta: Qual o papel dos artefactos digitais no ensino e na aprendizagem de matemática? O painel teve uma parte inicial com intervenções dos membros do painel e uma segunda parte com debate alargado aos participantes do encontro. Das intervenções destaca-se a tónica nas perspetivas: 1 - Níveis de adoção de artefactos, o seu uso como ferramentas e orquestração instrumental (por que se entende necessária uma seleção criteriosa dos artefactos, contexto educativo para uso de artefactos como ferramentas epistémicas, características de uma orquestração instrumental eficaz); 2 -Olhares dos professores sobre o uso de artefactos no ensino e aprendizagem de matemática no ensino básico e secundário (a importância dos roteiros para uso eficaz dos artefactos) 3 - Aprendizagem ativa de matemática mediada por tecnologias em contextos exploratórios (contextualização, abordagem exploratória, estratégias didáticas inovadoras, as tecnologias na aprendizagem ativa de matemática, perspetivas); 4 - Integração da tecnologia na formação inicial de professores (integração da tecnologia para a aprendizagem de conceitos matemáticos, modelo de prática pedagógica (MPP) da Escola Superior de Educação de Coimbra). O debate mostrou que há diferentes abordagens teóricas para integrar a tecnologia na educação matemática. Mais importante, mostrou que há formas eficazes de integrar a tecnologia na aprendizagem de matemática.
- VALORIZAÇÃO E PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE POLVO DA COSTA PORTUGUESAPublication . Gonçalves, Amparo; Camacho, Carolina; Teixeira, Bárbara; Lourenço, Helena Maria; Silva, Helena; Vieira, Helena; Batista, Irineu; Pereira, João; Ferreira, Júlia; Martins, Maria Fernanda; Muro, Margarida; Bandarra, Narcisa Maria; Conceição, Pedro da; Mendes, Rogério; Oliveira, Rui; Gonçalves, Susana; Nunes, Maria Leonor; Instituto Português do Mar e da Atmosfera, I.P.The work was carried out within the framework of the national project POLQUAL (PROMAR 31-03-01-FEP-173), which purpose to contribute to the promotion and upgrading of Octopus vulgaris from the Portuguese coast, taking into account the needs and demands of the sector and consumers. Therefore, several works were developed, namely: 1) Portuguese consumers’ attitudes and perceptions of octopus; 2) Catches and ethology: their influence on the quality of octopus; 3) Characterization of the quality and authenticity of the octopus consumed in Portugal: i) octopus from the Portuguese coast and ii) deepfrozen octopus; 4) Study of water addition in octopus; 5) Innovation and upgrading of octopus - development of new products. Key words: Octopus vulgaris, consumers’ attitudes, predation, catch, sensory analysis, nutritional profile, contaminants, polyphosphates, citrates, added water, cooking losses, authenticity, new products.
