Browsing by Author "Oliveira, Palmira"
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- Atitudes dos enfermeiros face à família: validação da escala Families’ Importance in Nursing Care - Nurses AttitudesPublication . Oliveira, Palmira; Fernandes, Ilda; Vilar, Ana Isabel; Figueiredo, Maria; Reis Santos, Margarida; Martinho, Júlia; Barbieri-Figueiredo, MC; Andrade, Luísa; Carvalho, José Carlos; Martins, MMAs atitudes que os enfermeiros adotam em relação à família condicionam o processo de cuidar. Nosso propósito com este estudo foi nesse senti do: dispor de um instrumento que nos permitisse conhecer esta variável. Assim, nossa proposta foi efetuar a adaptação transcultural e avaliar as propriedades psicométricas da versão portuguesa do instrumento Families’ Importance in Nursing Care – Nurses Atitudes (FINC-NA), que visa avaliar as atitudes dos enfermeiros acerca da importância de envolver a família nos cuidados de enfermagem. Foi seguido o método preconizado pela literatura. A amostra foi consti tuída por 136 enfermeiros dos Cuidados de Saúde Primários. Os resultados obti dos nos testes de confi abilidade revelam uma boa consistência interna para o total dos itens (Alpha de Cronbach = 0,87). O estudo psicométrico permite- -nos afi rmar que a versão em português da FINC-NA, que denominamos A importância das famílias nos cuidados de enfermagem – ati tudes dos enfermeiros (IFCE-AE), é um instrumento fi dedigno e válido.
- Auto-eficácia nas competências para o exercício de enfermagem: percepção dos estudantes de enfermagemPublication . Oliveira, Palmira; Silva, Abel
- Auto-perceção da competência dos enfermeiros na avaliação e intervenção familiar nas etapas do processo de enfermagem.Publication . Figueiredo, Maria; Oliveira, Palmira; Lebreiro, Marlene; Guedes, Virgínia; Amaral, Mireille; Charepe, Zaida; Querido, Ana; Pinto, Tiago; Ferré Grau, Carme
- Avaliação e intervenção familiar : reflexos do processo formativo sobre o MDAIF nas práticas dos enfermeiros de cuidados de saúde primáriosPublication . Oliveira, Palmira; Figueiredo, Maria; Apóstolo, João; Leite, Carlinda
- “A beautiful mind” – Promoção da literacia em saúde mentalPublication . Oliveira, Palmira; Neto Baptista, Agostinha Salomé; Pinto Beleza, Cátia Fernanda; Bogalho Carneiro, Constância PatríciaIntrodução: Associado à iliteracia do que fazer para prevenir, retardar e quando procurar ajuda, perante a esquizofrenia, requer-se ao enfermeiro especialista em saúde mental um agir ético, alicerçado no conhecimento empírico, técnico-científico, envolvendo os deveres profissionais: dignidade, individualidade e autonomia. Objetivo: Promover a literacia em saúde mental, através da análise do adoecer de uma pessoa com esquizofrenia e das questões éticas associadas ao cuidar em enfermagem de saúde mental. Metodologia: Estudo de caso - filme “Uma Mente Brilhante”, de natureza qualitativa, exploratória-descritiva. Resultados e Discussão: A esquizofrenia transforma a forma de pensar, de sentir e de relação com as pessoas, conduzindo à estigmatização associada a mitos conectivos entre a doença mental e a violência, contribuindo para a dificuldade/ exclusão no emprego, apoio social e procura de ajuda. Conclusão: Salienta-se a promoção da literacia do agir perante uma pessoa com esquizofrenia, e do cuidado ético em enfermagem inerente.
- Competência percebida pelos enfermeiros na utilização dos instrumentos de avaliação familiar integrados no MDAIF: contributos do processo formativoPublication . Figueiredo, Maria; Oliveira, Palmira; Castro, Carla; Portela, Maria José; Fernandes, Fernanda
- Dynamic model for assessment and family interventionPublication . Figueiredo, Maria; Silva, Renata; Andrade, Carmen; Brás, Manuel; Oliveira, PalmiraThe current Primary Health Care reform is focused on e*ectiveness patterns, targeted at ensuring the best possible health gains for its users. In regard to this approach the aim is to assess health gains as a result of the implementation of the Dynamic Model for Assessment and Family Intervention. For this quantitative study, the focus of attention areas described in the operative dimensions of this Nursing Model. Data collection was performed based on the information produced by Primary Health Care Nurses, through the Information System in use. The family health gains indexes computed into the Microsoft O+ce Excel 2007 were used for data processing and analysis. In the structural dimension, the major health gains were found in the residential house (50%). In the development dimension, the interventions targeted at family planning were found e*ective for 85.19% of the families, with the adaptation to pregnancy showing the lowest rates in health gains (50%). As to the functional dimension, the highest rates in health gains were found for an adequate caregiver role in 33% of the families, whilst in the family process, health gains rates were at 5.56%. The implementation of the MDAIF had a positive impact on health gains outcomes for families, fostering the development of assessment and family intervention competencies as well as the identi
- Enfermagem de família : atitudes dos enfermeiros face à família - estudo comparativo nos CSP e no HospitalPublication . Martins, MM; Martinho, Júlia; Reis Santos, Margarida; Barbieri-Figueiredo, MC; Oliveira, Palmira; Fernandes, Ilda; Figueiredo, Maria; Andrade, Luísa; Carvalho, José CarlosEste artigo traduz as etapas iniciais de um projecto mais amplo que está a ser desenvolvido pelos investigadores que integram o Núcleo de Investigação de Enfermagem de Família (NIEF) da Unidade de Investigação da Escola Superior de Enfermagem do Porto (UNIESEP) em parceria com a Administração Regional de Saúde do Norte (ARSN) e Hospital São João (HSJ). O estudo ENFERMAGEM E FAMÍLIAS. Práticas dos Enfermeiros no contexto dos Cuidados de Saúde Primários e Hospitalares iniciou-se em 2009 com a tradução, validação e adaptação para Português da Escala “Importância da Família nos Cuidados de Enfermagem – Atitudes dos Enfermeiros (IFCE-AE) (Oliveira et al, 2009) que permite avaliar as atitudes dos enfermeiros através de uma perspectiva genérica, para além dos contextos específicos da prática e prosseguiu com um estudo sobre a forma como os Contextos onde os enfermeiros desenvolvem a sua actividade profissional (CSP ou Hospital) e a formação em Enfermagem de Família influenciam as atitudes dos enfermeiros. Apresentaremos ainda os estudos que estão em curso, quer no contexto hospitalar quer em CSP, e que nos permitirão desenvolver uma prática de enfermagem de família, cada vez mais baseada na evidência.
- O ensino clínico: influência positiva no desenvolvimento de competências dos estudantes de EnfermagemPublication . Oliveira, PalmiraEnquadramento: Os processos de ensino-aprendizagem suportam a edificação da competência profissional, onde a supervisão assume relevância na promoção da reflexão sobre a prática, através da monitorização sistemática e desenvolvimento da responsabilização pelo desempenho. Objetivos: Avaliar a perceção dos estudantes finalistas de enfermagem acerca dos fatores com mais influência positiva no seu desenvolvimento de competências. Metodologia: O estudo é de cariz exploratório e descritivo. Aplicou-se um questionário com questões abertas a 199 estudantes finalistas do curso de licenciatura em Enfermagem, tendo a informação sido analisada pela técnica de análise de conteúdo, com categorização a posteriori. Foi determinada a frequência absoluta das unidades de enumeração (UE), a partir das unidades de registo. Resultados: Os fatores com mais influência positiva categorizam-se em variáveis do contexto educativo (UE=225) e, em variáveis intrínsecas ao estudante (UE=50). O ensino clínico é percecionado com mais influência positiva no desenvolvimento das competências requeridas para o exercício da enfermagem, salientando-se com 160 UE (58,2%), pela diversidade e adequação das estratégias pedagógicas, pela diversidade das experiências e pela promoção da mobilização de saberes, face aos outros fatores. Discussão: A formação em contexto clínico é percecionada com mais influência positiva no desenvolvimento das competências requeridas para o exercício da enfermagem, certificando a evidência acerca da importância da aprendizagem arquitetada na experiência e no agir refletido, numa dialética de permanente desconstrução implicando a mobilização de saberes e recursos. Similarmente, fortalece- se a importância dos contextos e das estratégias curriculares definidas. Conclusão: As experiências contribuem para o desenvolvimento de competências pressupondo uma dinâmica interação com o ambiente, onde o professor e o estudante têm um papel ativo na construção da tomada de decisão autónoma que sustenta a competência, atribuindo qualidade ao agir profissional. O estudo possibilita um balanço do percurso pessoal e uma redefinição ou otimização das estratégias supervisivas adotadas.
- Estudo diferencial da competência percebida dos enfermeiros de CSP para agir na avaliação familiar: impacte do processo formativo sustentado no MDAIFPublication . Oliveira, Palmira; Figueiredo, Maria; Castro, Carla
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