Browsing by Author "Monteiro, Inês"
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- O desenvolvimento da ortografia no 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Monteiro, Inês; Esteves, SandrinaA entrada no 1.º Ciclo é marcada pela ansiedade e entusiasmo dos alunos em aprenderem a ler e a escrever. A par da leitura, a escrita é uma das aprendizagens mais importante que fazemos, pois é transversal e será determinante em vários aspetos da vida. Pelo grau de complexidade que apresenta, a aprendizagem e o desenvolvimento da escrita são um processo difícil e moroso, o que traz, por vezes, alguns constrangimentos aos alunos no domínio da ortografia. O presente estudo insere-se na temática da ortografia, recorrendo a diferentes estratégias para o treino e desenvolvimento da mesma. Este projeto foi aplicado numa turma do 3.º ano de escolaridade do 1.º ciclo do ensino básico. Para a realização deste projeto, adotou-se um modelo de investigação-ação, num grupo com 23 participantes de uma escola de ensino particular do distrito de Lisboa. O projeto teve como objetivos desenvolver a ortografia, promover a reflexão dos alunos sobre os erros ortográficos, clarificar as dúvidas que têm em relação à escrita das palavras e ainda compreender o papel de diversas estratégias no desenvolvimento da ortografia. Para a recolha de dados, foram utilizadas como ferramentas a observação, a análise documental e os registos dos alunos. Relativamente aos resultados, foi possível perceber que os alunos tiveram melhores resultados em atividades que apelavam primeiramente a uma reflexão conjunta de como as palavras se escreviam e quais as suas maiores dificuldades. Para além disso, conseguimos observar através da comparação de uma atividade feita inicialmente de diagnóstico com uma final que a diversificação das atividades e atuar nas dificuldades dos alunos vai ajudar na diminuição dos erros
- Formação pessoal e social criançaPublication . Monteiro, Inês; Barone, AntónioA área da formação pessoal e social das crianças é bastante relevante em todo o processo de ensino-aprendizagem, pois tem como objetivos criar condições para que as crianças cresçam num ambiente adequado às suas necessidades, proporcionando-lhes momentos de aprendizagem significativos de cariz pessoal e social, por forma a desenvolver um espirito cooperativo, de partilha, para que cresçam como cidadãos capazes de enfrentar qualquer desafio imposto pela sociedade envolvente. O modo de trabalhar a área pessoal e social das crianças é, em primeiro lugar, ter em consideração a formação do professor, que vai ao encontro da pedagogia de autonomia, de Paulo Freire e da pedagogia da participação, apresentada por João Formosinho. A metodologia de trabalho de projeto é uma estratégia adequada que contribui para um caminho motivador e coerente das crianças, vincando os seus valores e princípios morais. Através da prática pedagógica tive a possibilidade de observar e entender o modo como a componente do currículo do 1.º ciclo (formação pessoal e social) é abordada. O diálogo e a afetividade que o professor estabelece com cada criança desempenham um papel fundamental para o seu desenvolvimento nas suas relações sociais. Neste sentido, uma boa relação professor-aluno torna-os certamente mais seguros, interessados e confiantes. A componente da relação escola-família é também um ponto a favor na formação pessoal e social da criança.
- PVA-Based Hydrogels Loaded with Diclofenac for Cartilage ReplacementPublication . Branco, Ana C.; Oliveira, Andreia S.; Monteiro, Inês; Nolasco, Pedro; Silva, Diana C.; Figueiredo-Pina, Célio; Colaço, Rogério; Serro, Ana P.Polyvinyl alcohol (PVA) hydrogels have been widely studied for cartilage replacement due to their biocompatibility, chemical stability, and ability to be modified such that they approximate natural tissue behavior. Additionally, they may also be used with advantages as local drug delivery systems. However, their properties are not yet the most adequate for such applications. This work aimed to develop new PVA-based hydrogels for this purpose, displaying improved tribomechani- cal properties with the ability to control the release of diclofenac (DFN). Four types of PVA-based hydrogels were prepared via freeze-thawing: PVA, PVA/PAA (by polyacrylic acid (PAA) addition), PVA/PAA+PEG (by polyethylene glycol (PEG) immersion), and PVA/PAA+PEG+A (by annealing). Their morphology, water uptake, mechanical and rheological properties, wettability, friction coef- ficient, and drug release behavior were accessed. The irritability of the best-performing material was investigated. The results showed that the PAA addition increased the swelling and drug release amount. PEG immersion led to a more compact structure and significantly improved the material’s tribomechanical performance. The annealing treatment led to the material with the most suitable properties: besides presenting a low friction coefficient, it further enhanced the mechanical properties and ensured a controlled DFN release for at least 3 days. Moreover, it did not reveal irritability potential for biological tissues.
- Registo de aprendizagem : análise SWOT de uma experiência de morte de uma adolescente em contexto de ensino clínicoPublication . Monteiro, InêsA realização de registos de aprendizagem permite a integração dos conteúdos ministrados durante o curso e a relação com os conteúdos práticos. Apresenta-se uma experiência de morte de uma adolescente em contexto de ensino clínico com recurso à ferramenta strengths,weaknesses, opportunities e threats (SWOT) com o objetivo de refletir à cerca da situação clínica procurando o desenvolvimento de competências e a aprendizagem. A descrição segmentada do caso alinhada com a revisão da literatura permitiu a identificação de forças (aquisição de competências emocionais e de comunicação e o estabelecimento de uma relação terapêutica com a família), fraquezas (insegurança nos cuidados e o confronto direto com uma situação de morte de uma adolescente), oportunidades (aprendizagem com a enfermeira tutora nomeadamente no modo de intervir, na comunicação com os pais, na antecipação de cuidados e no desenvolvimento e gestão de competências emocionais) e ameaças (complexidade da situação e tensão vivenciada). São abordados os aspetos mais relevantes em relação com a literatura sobre o tema enquanto etapa fundamental na evolução enquanto estudante e futura profissional.