Browsing by Author "Lopes, Sílvia"
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- A Bibliometria e a Avaliação da Produção Científica: indicadores e ferramentasPublication . Costa, Teresa; Lopes, Sílvia; Fernández-Llimós, FernandoA bibliometria é uma técnica quantitativa e estatística para medir índices de produção e disseminação do conhecimento, bem como acompanhar o desenvolvimento de diversas áreas científicas e os padrões de autoria, publicação e uso dos resultados de investigação. A avaliação da produção científica, importante para o reconhecimento dos investigadores junto da comunidade científica, é feita através da aplicação de diversos indicadores bibliométricos, que se dividem em indicadores de qualidade, importância e impacto científicos. As limitações e controvérsias apontadas por vários autores vêm colocar dúvidas acerca da validade da aplicação dos mesmos. Como resultado das críticas levantadas sobre os principais indicadores bibliométricos, nos últimos anos têm surgido novos indicadores. Assim, numa primeira fase deste estudo, pretende-se caracterizar e comparar os principais indicadores bibliométricos tendo em atenção as suas vantagens e limitações bem como campo de aplicação. Atualmente são várias as bases de dados que utilizam indicadores bibliométricos e disponibilizam resultados de análise bibliométrica, sendo a mais conhecida a Web of Science (WoS) da Thomson Reuteurs. Até recentemente, a WoS foi a principal ferramenta utilizada para a realização de análise de citações. Esta situação, no entanto, já não se verifica, uma vez se existem atualmente outras ferramentas que também fornecem dados com base nas citações. No presente estudo destacamos duas delas: a Scopus da Elsevier e o Google Scholar Metrics (GSM) sendo feita uma análise e comparação ao nível das características, vantagens e desvantagens destas três bases de dados com vista a perceber se são concorrentes ou complementares.
- O contributo das teses e dissertações para a literacia em saúde: um estudo de caso nos repositórios institucionais da Universidade de LisboaPublication . Sanches, Tatiana; Melo, Luiza; Lopes, Sílvia; Henriques, SusanaIntrodução: A literacia em saúde tem-se tornado mais relevante nos últimos anos, sobretudo pela correlação existente, e amplamente demonstrada, entre o seu fomento e a redução de custos associados à saúde, dos comportamentos de risco e a melhoria das condições no usufruto de serviços de saúde. Esta está associada à comunicação em saúde, na decisão clínica e na prestação de cuidados e prática clínica baseada na evidência, mas essencialmente à translação da informação de saúde para uma eficaz comunicação médico – utente. O papel das instituições educativas nesta matéria, particularmente as do ensino superior da área da saúde, reveste-se de grande importância, uma vez que produzem, agregam e divulgam informação científica e técnica disponibilizada através de repositórios institucionais. Objetivos: Pretende-se demonstrar como os repositórios institucionais podem potenciar a literacia em saúde, viabilizando o acesso aberto a conhecimento científico, considerando em particular o contributo potencial das teses e dissertações das faculdades das áreas da saúde da ULisboa, percetível através das estatísticas de utilização destas coleções. Método: Procede-se à recolha de dados relativos ao número de teses e dissertações associadas a cada uma das escolas da área da saúde da Universidade de Lisboa (ULisboa) depositadas nos Repositórios, no período 2010-2019 (10 anos de implementação). Apuram-se as estatísticas de utilização relativas ao número de consultas e downloads e origem (países) desses acessos. Resultados: Entre 2010 e 2019 foram depositadas nos Repositórios da ULisboa, 8908 teses e dissertações referentes às escolas em análise. As estatísticas de utilização das referidas provas atingiram, em 10 anos, 6.686.274 de downloads e 2.700.566 de consultas. Os downloads e as consultas têm origens em todos os Continentes, sendo possível identificar 228 países ou regiões. Destaca-se o Brasil com uma percentagem elevada de downloads e consultas assim como alguns países africanos, realçando a importância do acesso a estas coleções para os Países de Língua Oficial Portuguesa. Discussão: Os dados apresentados evidenciam a capacidade de difusão e alcance da informação disponibilizada através dos Repositórios. No entanto obtêm-se apenas perceções, não sendo possível medir o real impacto do contributo dos Repositórios para a promoção da literacia da saúde. No futuro, seria interessante identificar a relação causa-efeito entre acesso à informação e alteração de comportamentos. Conclusões: A comunidade académica beneficia da divulgação das suas teses e dissertações nos repositórios, mas é evidente que a sociedade em geral recolhe benefícios tangíveis com o acesso ao conhecimento produzido na área da saúde. As universidades, incluindo a ULisboa, podem ser importantes parceiros no desiderato da literacia em saúde, ao assumirem um papel decisivo na transferência do conhecimento científico. O acesso a mais e melhor informação em saúde gera confiança nos cidadãos, promove a melhoria dos cuidados e a sustentabilidade dos serviços de saúde. No caso apresentado evidencia-se a dimensão geográfica do alcance da informação. Estudos como este contribuem para a visibilidade e promoção da informação em saúde, sendo a sua divulgação em larga escala impulsionadora da literacia em saúde e de cidadãos informados, participativos e capazes de decidir com base em informação científica de qualidade.
- Lista APDIS Online : nova plataforma, novas potencialidadesPublication . Lopes, Sílvia; Henriques, Susana
- Papel colaborativo do bibliotecário‐formador no âmbito das atividades letivas : a experiência da FFULPublication . Lopes, SílviaAs bibliotecas universitárias são serviços fundamentais de apoio à investigação e às atividades letivas. Proporcionam acesso imediato à informação relevante, através de fontes de informação atualizadas. Processo de Bolonha introduziu diversas alterações à realidade do ensino e investigação em Portugal. Reorganização dos currículos dos cursos ao nível dos conteúdos e dos métodos de ensino. Desenvolvimento de competências de informação tem originado a deslocação dos bibliotecários para o campo do ensino.
- Processo automático de identificação de termos MeSH em falta : caso prático de FarmáciaPublication . Minguet, Fernando; van den Boogerd, Lucienne; Lopes, Sílvia; Salgado, Teresa; Correr, Cassyano; Fernandez-Llimos, Fernando
- Produção científica em língua portuguesa : padrão de citação e avaliação dos indicadores de citação actuais de revistas biomédicas de língua portuguesaPublication . Lopes, Sílvia; Fernandez-Llimos, FernandoApesar da língua portuguesa ser utilizada por mais de 240 milhões de pessoas em todo o mundo, a sua presença no domínio das ciências biomédicas é mais fraca do que o expectável [1, 2]. A comunicação da ciência faz-se através da publicação em revistas científicas principalmente das que são indexadas em fontes secundárias (bases de dados científicas), pois esta será a forma destes periódicos ganharem visibilidade. As fontes secundárias têm um processo de selecção de revistas muito rigoroso e existem diversos viéses resultantes desse processo, nomeadamente geográficos e idiomáticos. De acordo com os critérios de seleção de revistas para indexação em bases de dados internacionais, um dos requisitos para a indexação de uma revista é o seu elevado número de citações. Estudos anteriores permitem perceber que revistas em português não têm grande visibilidade (não são indexadas), porque raramente são citadas, mas revistas em português raramente são citadas, porque não são visíveis (não são indexadas) [3-8]. Com este trabalho pretende-se compreender qual o padrão de citação atual de revistas biomédicas de língua portuguesa, tendo-se identificado alguns periódicos biomédicos, de origem brasileira e portuguesa, nas áreas da cirurgia, medicina clínica, enfermagem, ginecologia e obstetrícia e saúde pública. Assim apresentam-se já alguns resultados preliminares do estudo efetuado.
- Separando o trigo do joio: revistas em acesso aberto com Factor de ImpactoPublication . Costa, Teresa; Montenegro, Manuel; Lopes, Sílvia
- The Portuguese National Health Service and the patient health information workgroupPublication . Lopes, Sílvia; Henriques, Susana; Silva, SílviaWorkgroup) was established under the CAIC - Comissão de Acompanhamento da Informatização Clínica (Monitoring Committee of the Clinical Information Technology) of the SPMS - Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (Shared Services for Health Ministry) in order to meet the challenges of new models of management and governance centered on citizens. This workgroup is grounded on the national information campaign named as “Health Information. More Transparency, Better Decision”, a project of the Associação Fazedores da Mudança (The Change Makers Association) with financial support of Fundação Calouste Gulbenkian (Calouste Gulbenkian Foundation). Objectives: To promote discussion topics and present concrete proposals, centered on patients, primarily related with: access to certified, reliable and useful health information; communication strategies; services to be made available on the Patient’s Portal/website. Methodology: A multidisciplinary and inter-institutional group has been constituted with physicians, nurses, sociologists, social workers, health librarians, human resource managers, lawyers and IT experts. The mission is to design and implement an action plan until December 2016. To the design of the action plan, five main axes were identified: To Know, To Listen, To Improve, To Inform and To Evaluate. Based on a worksheet created for this purpose, the multidisciplinary group identified some actions/tasks to be undertaken. As a result of all the contributions made, a possible and feasible Action Plan was created, supported by some validation criteria: to be aggregator of the presented ideas, to be mobilizers, to enhance multiplier effects, to be impactful, to be structural for future work, to enhancing participation, making awareness and calling for change. Results: Attempting on this action plan that integrates 5 major initiatives underway at a national level, we intend to achieve the following results based on multiple participatory processes, such as: i) the presentation of the resulting recommendations to the Parliament in order to change the legal framework that regulates access to health information; ii) the identification of useful information for patients; iii) the development of a program consistent of concrete action proposals centered on the patient, for more information, more transparency and better access. This paper aims to present the project and the results already achieved with its implementation.
- Uso do MeSH (Medical Subject Heading) 'Portugal' na produção indexada da Acta Médica PortuguesaPublication . Lopes, Sílvia; Lopes, Pedro; Fernandez-Llimos, Fernando