Browsing by Author "Leal, Isabel"
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- Adaptação do questionário de suporte parental (QSP-6) - versão reduzida para adolescentesPublication . Gouveia, Patrícia; Leal, Isabel; Cardoso, Jorge"A família tem grande poder de influência e de transformação na vida de crianças e adolescentes. Os estudos recentes referem que o suporte familiar parece influenciar o desenvolvimento de comportamentos agressivos. Afirmam ainda a existência de uma relação entre o comportamento de bullying e o suporte que os jovens recebem das suas famílias. Assim, partindo da hipótese de que na fase da adolescência dos filhos, o suporte social dos pais poderá estar na origem de diferentes tipos de comportamentos agressivos/vitimizantes, o objetivo deste estudo é o de explorar as propriedades psicométricas do Questionário de Suporte Parental (QSP-6) – versão reduzida para Adolescentes (Clouse, 2007). Deste modo, apresentamos os resultados obtidos a partir de uma amostra de 728 adolescentes e jovens (372 do sexo feminino e 356 do sexo masculino) com idades compreendidas entre os 12 e os 21 anos. A estrutura relacional dos 18 itens foi avaliada por uma Análise Fatorial Exploratória (AFE) sobre a matriz de correlações, com extração dos fatores pelo método das componentes principais, seguido de rotação varimax. Os estudos psicométricos do QSP-6 revelam, de forma global, bons índices de fiabilidade e validade do instrumento."
- An item-level analysis of the Posttraumatic Stress Disorder Checklist and the Posttraumatic Growth Inventory and its associations with challenge to core beliefs and ruminationPublication . Ramos, Catarina; Leal, Isabel; Costa, Pedro Alexandre; Tapadinhas, Ana Rosa; Tedeschi, Richard G."Background: Previous studies have found that rumination and challenge to core beliefs may have a predictive effect on Posttraumatic Stress Disorder (PTSD) and Posttraumatic Growth (PTG) among different samples. In addition, there is some evidence that these variables have different effects on PTSD and PTG, although the latter construct has been the target of a larger body of research and theoretical models. The main objective of the current study is to examine the effect of challenge to core beliefs, intrusive rumination, and deliberate rumination on PTSD and PTG, through an item-level analyses. Methods: The sample was composed of 205 Portuguese women who had been given a breast cancer diagnosis (M = 54.32, SD = 10.05), and who completed the following self-administered questionnaires: the Posttraumatic Stress Disorder Checklist (PCL-C); the Posttraumatic Growth Inventory (PTGI); the Core Beliefs Inventory; and the Event Related Rumination Inventory. Two multivariate multiple regression analyses, using each item of the PCL-C and the PTGI as dependent variables, were conducted. Results: The results demonstrated that challenges to core beliefs predict 17 of the 21 PTGI items and 12 of the 17 PCL-C items. All but one item of the PCL-C are predicted by intrusive rumination, while the variance of only 4 items of the PTGI are explained by deliberate rumination. Conclusion: These findings indicate that women with breast cancer who tend to display higher levels of intrusive rumination are more likely to report PTSD symptoms, and that an examination of one's core beliefs is predictor of both positive and negative outcomes. In spite of the proven effect of challenge to core beliefs on both variables, this study suggests that this effect has only a minor influence on PTSD, in addition to confirming its major impact on PTG."
- Bullying e agressão: estudo dos preditores no contexto de programa de intervenção da violência escolarPublication . Gouveia, Patrícia; Leal, Isabel; Cardoso, JorgeOs processos interativos na escola, pares e contextos familiares dos adolescentes apresentam um peso considerável no estudo dos fatores de risco e protetores associados ao desenvolvimento de comportamentos agressivos. Atendendo a esta premissa, pretendemos analisar a relação entre a perceção que os jovens têm do seu suporte social e do ambiente escolar e o desenvolvimento das diferentes formas e funções de comportamentos agressivos. Participaram no estudo 851 adolescentes, com idades compreendidas entre os 11 e os 19 anos, a frequentar o ensino básico e secundário. Recorrendo a regressões hierárquicas, obtivemos 2 modelos explicativos dos fatores de risco e protetores da agressão direta reativa, agressão relacional reativa, agressão direta instrumental e agressão relacional instrumental. Os resultados revelam interessantes padrões de risco e proteção para cada um dos subtipos de comportamento agressivo. As relações familiares e o ambiente escolar são preditores-chave para esta amostra, quer de risco, quer de proteção.
- A consulta no setting odontopediátrico: a percepção subjectiva do medoPublication . Reis, Fátima; Dias, Maria do Rosário; Leal, IsabelAs investigações recentes sugerem que a percepção subjectiva da crianças da sua visita ao dentista pode ter um impacto mais determinante em termos do medo/angústia face à consulta odontopediátrica, do que o tipo de tratamento recebido ou a patologia dentária subjacente. As técnicas projectivas revelam-se úteis para uma melhor compreensão do medo e angústias da criança face ao tratamento dentário, uma vez que permitem o acesso a informação dificilmente disponibilizada de outra forma de avaliação. O estudo aqui apresentado tem como objectivos avaliar: o medo dentário da criança e o comportamento manifestado durante a consulta. Assim, 166 crianças em idade escolar (5-12 anos) foram avaliadas após a consulta no dentista. Utilizou-se o teste Children’s Dental Fear Picture (CDFP, Klingberg & Hwang, 1994). Foram identificados três perfis de crianças, designados por “com medo”, “sem medo” ou “ambíguo”. Analisou-se também a relação com a idade e o número de consultas anteriores no dentista. Constata-se que medo dentário e comportamento durante a consulta necessitam ser abordados como entidades diferentes. O estudo realizado aponta para a necessidade da criação de instrumentos lúdico-pedagógicos no setting de consulta com a criança.
- Contributos para a adaptação e aferição de duas medidas de suporte socialPublication . Gouveia, Patrícia; Leal, Isabel; Cardoso, Jorge; Nunes, Ana Cláudia"A perceção de suporte social familiar e dos amigos tem uma grande influência no desenvolvimento psicossocial saudável dos adolescentes. Desta forma, propusemo-nos adaptar e aferir para a população portuguesa as escalas de medida Perceção do Suporte Social da Família (PSS-Fam) e dos Amigos (PSS-Am) de Procidado e Heller (1983). Apresentamos os resultados obtidos a partir de uma amostra de 851 adolescentes com idades compreendidas entre os 11 e os 19 anos. Os resultados estão de acordo com os obtidos por Procidano e Heller (1983) que obtiveram uma solução com apenas um fator para cada escala. Os estudos psicométricos revelam, de forma global, bons índices de fiabilidade e validade dos instrumentos. Concluímos contribuindo com duas medidas adequadas para avaliar o suporte social percebido na população adolescente."
- Posttraumatic growth in adult cancer patients: an updated systematic reviewPublication . Ramos, Catarina; Pimenta, Filipa; Patrão, Ivone; Costa, Margarida; Santos, Ana Isabel; Rudnicki, Tânia; Leal, IsabelThe current systematic review is an updated analysis of studies with adult cancer patients, regarding factors associated with posttraumatic growth (PTG), which is defined as perceived positive changes after traumatic event, such as cancer. A systematic review was conducted according to the PRISMA Statement guidelines. Seven electronic databases were searched. Quantitative studies with or without psychosocial group intervention that assessed PTG or similar construct (benefit finding [BF], positive life changes, stress-related growth, growth) as main outcome were included. The initial systematic search yielded 659 papers, published between 2006 and 2015. From those, 81 studies fulfilled the inclusion criteria: 73 studies without intervention and 8 entailing an intervention program. The results suggested that socio-demographic (e.g. age, educational level, household income), clinical (e.g. stage of cancer), cognitive (e.g. intrusiveness, challenge to core beliefs), coping-related (e.g. positive reframing, religious coping) and other psychosocial variables (e.g. social support, optimism, spirituality) are positively associated with PTG. BF is associated with gender, marital status, cancer stage, both cancer and treatment type, positive active coping, positive reappraisal, social support and optimism. Psychosocial group interventions with cancer patients show significant effect on the increase of growth reported (PTG or BF). As conclusion, Growth following a cancer experience is an effect of several variables which might be targeted and promoted in the context of multidisciplinary teams, in hospital and clinical settings. Group interventions are a favorable context to the development of PTG after cancer, but interventions that assess PTG as primary outcome are still needed to evaluate the effect of group on PTG’ facilitation.
- Predictors of peer victimisation in the context of secondary schoolPublication . Gouveia, Patrícia; Leal, Isabel; Neves, Lara; Cardoso, Jorge
- Preliminary validation of bumby RAPE and MOLEST scales : Exploratory factorial analysisPublication . Baúto, Ricardo Ventura; Cardoso, Jorge; Leal, Isabel
- Preventing and reducing school violence: development of a Student and Family Office — a pilot studyPublication . Cardoso, Jorge; Gouveia, Patrícia; Leal, IsabelThis study introduces a pilot project—the creation of a Student and Family Office to reduce school violence—and suggests the benefits of the combined use of different strategies to decrease peer aggression and victimisation. The programme was implemented over a two-and-a-half-year period and included 132 Portuguese adolescents attending the third cycle of basic education. A considerable number of problematic situations, previously reported by students, changed after SFO intervention.. The results suggest that the local (universal and multimodal) intervention programme contributed to a decrease in harassment, coercion and aggressiveness, victimisation and reactive overt aggression rates, and also promoted the social and personal skills essential for successful interpersonal dynamics and peer conflict interventions. The implications for practice are discussed.
- Validação preliminar da Medida de Reflexão Sociomoral-Versão Adaptada numa população forense portuguesaPublication . Saramago, Mariana Amaral; Cardoso, Jorge; Leal, IsabelO raciocínio moral constitui um processo inerente à cognição humana, que há muito vem sendo estudado na sua relação com a delinquência. Em Portugal, não existe nenhum instrumento que avalie este constructo, que esteja especificamente adaptado para a população forense. O presente estudo procurou avaliar as qualidades psicométricas da Sociomoral Reflection Measure – Adapted Measure (SRM-AV; Hornsveld, Kraaimaat, & Zwets, 2012), com recurso a uma amostra forense portuguesa. Este instrumento é composto por 20 questões, que avaliam os valores morais dos indivíduos e o estágio de desenvolvimento moral em que estes se encontram, sendo uma versão adaptada para a população psiquiátrica forense. A amostra contemplou 144 homens (Midades = 44,59; DP = 11,185; min = 21; máx = 75), a cumprirem penas de prisão por crimes sexuais num estabelecimento prisional português. Realizou-se uma análise fatorial confirmatória, utilizando-se como índices de ajustamento a razão qui-quadrado por graus de liberdade (χ²/gl), o Comparative Fit Index (CFI), o Goodness of Fit Index (GFI) e o Root Mean Square Error of Approximation (RMSEA). A consistência interna foi estimada pelo Coeficiente alfa de Cronbach padronizado (α). Os resultados obtidos indicam qualidades psicométricas razoáveis ao nível da consistência interna. A estrutura multidimensional subjacente ao SRM-AV permitiu a identificação de quatro fatores, tal como é corroborado na literatura.