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Advisor(s)
Abstract(s)
Os processos interativos na escola, pares e contextos familiares dos adolescentes apresentam
um peso considerável no estudo dos fatores de risco e protetores associados ao desenvolvimento de
comportamentos agressivos. Atendendo a esta premissa, pretendemos analisar a relação entre a perceção
que os jovens têm do seu suporte social e do ambiente escolar e o desenvolvimento das diferentes formas
e funções de comportamentos agressivos. Participaram no estudo 851 adolescentes, com idades
compreendidas entre os 11 e os 19 anos, a frequentar o ensino básico e secundário. Recorrendo a
regressões hierárquicas, obtivemos 2 modelos explicativos dos fatores de risco e protetores da agressão
direta reativa, agressão relacional reativa, agressão direta instrumental e agressão relacional
instrumental. Os resultados revelam interessantes padrões de risco e proteção para cada um dos subtipos
de comportamento agressivo. As relações familiares e o ambiente escolar são preditores-chave para esta
amostra, quer de risco, quer de proteção.
Description
Keywords
Agressão Reativa Agressão Instrumental Adolescentes Teoria dos Sistemas Ecológicos Fatores de Risco e Protetores
Citation
Gouveia, P., Leal, I., & Cardoso, J. (2017). Bullying e agressão: Estudo dos preditores no contexto de programa de intervenção da violência escolar. Psicologia, 31(2), 69-88. https://doi.org/10.17575/rpsicol.v31i2.1116
Publisher
Associação Portuguesa de Psicologia