Publication
Bullying e agressão: estudo dos preditores no contexto de programa de intervenção da violência escolar
dc.contributor.author | Gouveia, Patrícia | |
dc.contributor.author | Leal, Isabel | |
dc.contributor.author | Cardoso, Jorge | |
dc.date.accessioned | 2019-12-10T16:28:28Z | |
dc.date.available | 2019-12-10T16:28:28Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.description.abstract | Os processos interativos na escola, pares e contextos familiares dos adolescentes apresentam um peso considerável no estudo dos fatores de risco e protetores associados ao desenvolvimento de comportamentos agressivos. Atendendo a esta premissa, pretendemos analisar a relação entre a perceção que os jovens têm do seu suporte social e do ambiente escolar e o desenvolvimento das diferentes formas e funções de comportamentos agressivos. Participaram no estudo 851 adolescentes, com idades compreendidas entre os 11 e os 19 anos, a frequentar o ensino básico e secundário. Recorrendo a regressões hierárquicas, obtivemos 2 modelos explicativos dos fatores de risco e protetores da agressão direta reativa, agressão relacional reativa, agressão direta instrumental e agressão relacional instrumental. Os resultados revelam interessantes padrões de risco e proteção para cada um dos subtipos de comportamento agressivo. As relações familiares e o ambiente escolar são preditores-chave para esta amostra, quer de risco, quer de proteção. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Gouveia, P., Leal, I., & Cardoso, J. (2017). Bullying e agressão: Estudo dos preditores no contexto de programa de intervenção da violência escolar. Psicologia, 31(2), 69-88. https://doi.org/10.17575/rpsicol.v31i2.1116 | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.17575/rpsicol.v31i2.1116 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 2183-2471 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/30431 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Associação Portuguesa de Psicologia | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://dx.doi.org/10.17575/rpsicol.v31i2.1116 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Agressão Reativa | pt_PT |
dc.subject | Agressão Instrumental | pt_PT |
dc.subject | Adolescentes | pt_PT |
dc.subject | Teoria dos Sistemas Ecológicos | pt_PT |
dc.subject | Fatores de Risco e Protetores | pt_PT |
dc.title | Bullying e agressão: estudo dos preditores no contexto de programa de intervenção da violência escolar | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 88 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 69 | pt_PT |
oaire.citation.title | Psicologia | pt_PT |
oaire.citation.volume | 31(2) | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |