Repository logo
 
Publication

Bullying e agressão: estudo dos preditores no contexto de programa de intervenção da violência escolar

dc.contributor.authorGouveia, Patrícia
dc.contributor.authorLeal, Isabel
dc.contributor.authorCardoso, Jorge
dc.date.accessioned2019-12-10T16:28:28Z
dc.date.available2019-12-10T16:28:28Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractOs processos interativos na escola, pares e contextos familiares dos adolescentes apresentam um peso considerável no estudo dos fatores de risco e protetores associados ao desenvolvimento de comportamentos agressivos. Atendendo a esta premissa, pretendemos analisar a relação entre a perceção que os jovens têm do seu suporte social e do ambiente escolar e o desenvolvimento das diferentes formas e funções de comportamentos agressivos. Participaram no estudo 851 adolescentes, com idades compreendidas entre os 11 e os 19 anos, a frequentar o ensino básico e secundário. Recorrendo a regressões hierárquicas, obtivemos 2 modelos explicativos dos fatores de risco e protetores da agressão direta reativa, agressão relacional reativa, agressão direta instrumental e agressão relacional instrumental. Os resultados revelam interessantes padrões de risco e proteção para cada um dos subtipos de comportamento agressivo. As relações familiares e o ambiente escolar são preditores-chave para esta amostra, quer de risco, quer de proteção.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationGouveia, P., Leal, I., & Cardoso, J. (2017). Bullying e agressão: Estudo dos preditores no contexto de programa de intervenção da violência escolar. Psicologia, 31(2), 69-88. https://doi.org/10.17575/rpsicol.v31i2.1116pt_PT
dc.identifier.doi10.17575/rpsicol.v31i2.1116pt_PT
dc.identifier.issn2183-2471
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/30431
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherAssociação Portuguesa de Psicologiapt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://dx.doi.org/10.17575/rpsicol.v31i2.1116pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectAgressão Reativapt_PT
dc.subjectAgressão Instrumentalpt_PT
dc.subjectAdolescentespt_PT
dc.subjectTeoria dos Sistemas Ecológicospt_PT
dc.subjectFatores de Risco e Protetorespt_PT
dc.titleBullying e agressão: estudo dos preditores no contexto de programa de intervenção da violência escolarpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage88pt_PT
oaire.citation.startPage69pt_PT
oaire.citation.titlePsicologiapt_PT
oaire.citation.volume31(2)pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Artigo_JCardoso_2019_10.pdf
Size:
970.38 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: