Browsing by Author "Cruz, Joana"
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- Caracterização da marcha, força e performance em indivíduos com diagnóstico recente de Espondiloartrite AxialPublication . Cruz, Joana; Fernandes, Rita; Pimentel-Santos, FernandoEnquadramento: A Espondiloartrite Axial (axSpA) é uma doença reumática crónica que resulta em alterações das articulações do esqueleto axial e periférico, as quais conduzem a alterações no movimento e a limitações funcionais diversas. As principais perdas funcionais tendem a ocorrer nos primeiros 10 anos da doença. Objetivo: Aprofundar a caracterização da marcha, a repercussão na força e performance de indivíduos com diagnóstico recente de axSpa e explorar a relação destas variáveis entre si, tendo como referência um grupo de indivíduos saudáveis. Metodologia: Trata-se de um estudo-piloto observacional, descritivo-correlacional, de carácter transversal e exploratório, envolvendo 27 indivíduos com diagnóstico recente de axSpA e 27 indivíduos saudáveis (cruzados pelo género, idade e nível de atividade), com idades entre os 18 e os 45 anos. Os indivíduos preencheram os questionários: Índice de Atividade de Bath para a Espondilite Anquilosante (BASDAI); o Índice Funcional de Bath para a Espondilite Anquilosante (BASFI); a Avaliação global de Bath para a espondilite anquilosante (BASG); o Questionário de Qualidade de Vida EuroQoL-5 Dimensões (EQ-5D); o Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ)- Forma Curta. Recorreu-se ao dispositivo Myoton® para medir a rigidez, o tónus e o “decrement” (inverso de elasticidade) muscular e ao dinamómetro Lafayette® para medir a força muscular global. Para avaliar a força segmentar dos membros inferiores foram utilizados os testes Sit to Stand 5 e 60”. Para avaliar a marcha foi utilizado um sistema tridimensional de analise da marcha Xsens 3d Motion Tracking. Resultados: Dos outcomes avaliados, encontraram-se alterações estatisticamente significativas, ao nível da qualidade de vida (p=0.001) e força muscular (p<0.05) com o grupo controlo a apresentar melhores resultados. Relativamente à marcha existem alterações estatisticamente significativas em vários parâmetros, salientando-se o índice de desvio da marcha (p=0.04) e a velocidade (p=0.02) com o grupo de controlo a obter valores mais altos. Conclusão: Indivíduos com diagnóstico recente de axSpA apresentam alterações qualidade de vida, na força e em vários parâmetros da marcha.
- EFEITOS DE UMA INTERVENÇÃO DE PROMOÇÃO DE COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLARPublication . Cruz, Joana; Bóia, Ana Carolina; Teixeira, Beatriz; Ferreira, Cláudia; Faria-Magalães, Fabiana; Cardoso, Jéssica; Vara, JoanaTem vindo a crescer o interesse pela promoção de competências matemáticas na educação pré-escolar, como estratégia de promoção atempada do sucesso escolar, designadamente através da implementação de sistemas multinível de suporte. Neste estudo pretende-se analisar o efeito de uma intervenção universal de promoção de competências matemáticas. Participaram no estudo 134 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 7 anos. Após o despiste universal, foi implementada pelos educadores uma intervenção diferenciada em função do desempenho das crianças, ocorrendo a reavaliação no final do ano letivo. Os educadores receberam formação durante todo o processo. Os resultados evidenciam ganhos em todas as competências matemáticas avaliadas, recorrendo-se a testes de diferenças de médias e à análise da magnitude dos efeitos.
- EFEITOS DE UMA INTERVENÇÃO DE PROMOÇÃO DE COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLARPublication . Cruz, Joana; Bóia, Ana; Teixeira, Beatriz; Ferreira, Cláudia; Faria-Magalhães, Fabiana; Cardoso, Jéssica; Vara, JoanaTem vindo a crescer o interesse pela promoção de competências matemáticas na educação pré-escolar, como estratégia de promoção atempada do sucesso escolar, designadamente através da implementação de sistemas multinível de suporte. Neste estudo pretende-se analisar o efeito de uma intervenção universal de promoção de competências matemáticas. Participaram no estudo 134 crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 7 anos. Após o despiste universal, foi implementada pelos educadores uma intervenção diferenciada em função do desempenho das crianças, ocorrendo a reavaliação no final do ano letivo. Os educadores receberam formação durante todo o processo. Os resultados evidenciam ganhos em todas as competências matemáticas avaliadas, recorrendo-se a testes de diferenças de médias e à análise da magnitude dos efeitos.
- Escrita e revisão de textosPublication . Cruz, Joana; Rodrigues, Maria do RosárioO presente projeto de investigação tem como temática a escrita e revisão de textos no 1º Ciclo do Ensino Básico, através dos contributos das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no seu desenvolvimento, nomeadamente, o processador de texto. O meu objetivo principal foi perceber de que forma é que é que o processador de texto poderia ser vantajoso, ou não, no processo de escrita de dos alunos, especialmente, na escrita de textos e a sua posterior revisão, sendo que o estudo foi desenvolvido numa turma de 2º e 3º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico Esta investigação desenvolveu-se através de dois tipos de atividades: revisão de textos em coletivo, aquando da utilização do computador (processador de texto), do projetor e do quadro interativo; escrita, a pares, de textos diretamente no computador, bem como a sua revisão e reescrita. Estes dois tipos de momentos não seguiram nenhuma organização temporal específica. Foram, também, realizadas entrevistas aos alunos envolvidos de forma mais direta na investigação, bem como à professora cooperante, de modo a ter uma perceção do seu parecer acerca da investigação. Após a implementação do projeto e da análise dos dados recolhidos, foi possível perceber que o computador, aliado ao processador de texto, constituiu-se um instrumento de trabalho bastante útil em atividades de escrita, apesar de este, por si só, não ser uma fonte de motivação para a escrita dos alunos, mas poderá ser um meio bastante interativo e enriquecedor de chegar a esse fim.
- Lowered national cesarean section rates after a concerted actionPublication . Ayres-De-Campos, Diogo; Cruz, Joana; Medeiros-Borges, Cláudia; Costa-Santos, Cristina; Vicente, LisaTo evaluate national cesarean section (CS) rates and other obstetric indicators after a concerted action to reduce CS rates was undertaken in Portugal from 2010 onwards. This action was based on the transmission of information and training of healthcare professionals, together with the inclusion of CS rates as a criterion for hospital funding. Retrospective observational population-based study. SETTING: Portugal. POPULATION: Births occurring in Portugal between 2000 and 2014. METHODS: Governmental sources were used to obtain data on national CS, perinatal and maternal mortality rates. Rates of instrumental vaginal delivery, vaginal birth after cesarean (VBAC), hypoxia-related complications and perineal lacerations were retrieved for state-owned hospitals. MAIN OUTCOME MEASURES: CS, perinatal and maternal mortality, instrumental vaginal delivery, VBAC, hypoxia-related complications and perineal lacerations. RESULTS: After a continuous rise between 2000 and 2009, national CS rates declined significantly over the following 5 years (36.6% vs. 33.1%, time trend p ≤ 0.001). Perinatal mortality maintained a downward trend during this period, while maternal mortality remained unchanged. Rates of instrumental vaginal delivery, VBAC and perineal lacerations increased, while the incidence of hypoxia-related complications decreased. CONCLUSIONS: A concerted action based on the transmission of information and training of healthcare professionals, together with the inclusion of CS rates as a criterion for hospital funding, was followed by a significant reduction in national CS rates, as well as an improvement in most related obstetric indicators. There may be an association between the reported intervention and the observed changes.
- Reliability and validity of the QASCI questionnaire to assess caregiving burden in COPDPublication . Hipólito, Nádia; Ruivo, Adriana; Martins, Sara; Flora, Sofia; Marques, Alda; Brooks, Dina; Silva, Cândida G.; Januário, Filipa; Cruz, Joana