Browsing by Author "Alves, Marta"
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- A ilustração de moda como representação do ideal feminino - revista modas e bordados, 1960/70Publication . Alves, Marta; Duque, AnaPropõe-se na presente dissertação a exploração do tema da ilustração de moda como representação do ideal feminino, tendo como exemplo a revista portuguesa Modas & Bordados, nas edições entre 1960 e 1970. Dá-se destaque a temas da História de Portugal neste período, ao cenário do mercado editorial durante o Estado Novo, fazendo-se a correlação entre o papel social das mulheres, a imprensa feminina e a ilustração de moda. Incide-se sobre o espaço temporal daquelas décadas, pelo facto de ser uma época de profundas transformações, principalmente para as mulheres e da luta pela sua emancipação e direitos. Estas mudanças, veiculadas pela imprensa feminina e consequentlemente refletidas na moda, revelam ilustrações que representam aspetos da evolução das mentalidades, pois se terão tornado gradualmente mais expressivas, informais e sensuais, tendo quebrado a mentalidade conservadora da época. O enquadramento social, político, cultural e artístico relativo ao período histórico em questão, permitiu referenciar o percurso histórico da ilustração da moda como registo gráfico e ainda assinalar fatores da evolução da indústria gráfica. Dá-se a conhecer a importância e a influência da imprensa feminina em Portugal, quanto à evolução do papel social das mulheres durante a época do Estado Novo, e a uma correlação destas circunstâncias, com aspetos formais das ilustrações de moda da revista Modas & Bordados. Com esta pesquisa pretende entender-se a ligação entre áreas que podem ser correlacionadas, nomeadamente, a repercussão e difusão do ideal feminino de uma determinada época, através da imprensa feminina e na representação específica da ilustração de moda.
- Intervenções de enfermagem que previnem o delirium na pessoa queimadaPublication . Alves, MartaIntrodução: O deliruim é uma das sindromes mentais mais prevalentes nas pessoas internadas com patologia aguda, no entanto, é ainda subvalorizado. A pessoa com queimaduras, internada em unidades de queimados, está sujeita a fatores de risco modificáveis que potenciam o desenvolvimento de delirium, sensíveis à intervenção do enfermeiro. Objetivo: Mapear as intervenções de enfermagem que previnem o delirium em pessoas queimadas internadas em unidades de queimados. Método de revisão: Scoping review de acordo com os critérios de elegibilidade propostos pelo Joanna Briggs Institute: população (estudos com pessoas adultas com queimaduras), conceito (estudos que se foquem em intervenções de enfermagem que previnem o delirium) e contexto (estudos em unidades de queimados, independentemente do país de origem e enquadramento sociocultural). Foi realizada uma pesquisa nas bases de dados MEDLINE (via PUBMED), CINAHL (via EBSCO), Joanna Briggs Institute, COCHRANE, Scielo, LILIACS e Mediclatina. A literatura cinzenta foi acedida no Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal, Opengray e Dart-Europe. Foram incluídos estudos publicados em português, espanhol e inglês, sem limite temporal. Resultados: O corpo da análise da Scoping review foi de dois artigos, os quais, cumpriam os critérios de elegibilidade inicialmente propostos. Foram mapeadas as seguintes intervenções de enfermagem: mobilizar o doente, gerir o ambiente físico, estimular cognição, avaliar/monitorizar delirium, gerir regime de cuidados, envolver as pessoas significativas na gestão de delirium, gerir analgesia. Conclusão: Embora o delirium seja uma área com evidência científica publicada, verificou-se existir reduzida produção científica quando se aborda o delirium na pessoa queimada. As intervenções de enfermagem identificadas são similares às encontradas relativamente a doentes internados em UCI, tendo, no entanto, que ser adaptadas à especificidade da pessoa com queimadura. Salienta-se a necessidade de formação dos enfermeiros, nesta área, pela relevância que tem a sua intervenção na prevenção de delirium na pessoa queimada.
- As orientações educacionais dos professores de educação física e os diferentes ciclos de ensino do sistema educativo PortuguêsPublication . Alves, Marta; Vieira, FernandoO objetivo do presente trabalho passa por identificar e caracterizar as orientações educacionais dos professores de Educação Física do concelho de Almada, que lecionam nos diferentes ciclos de ensino, nomeadamente no ensino básico e no ensino secundário. Deste objetivo geral resultaram dois objetivos específicos: reconhecer e caracterizar o perfil das orientações educacionais, considerando as variáveis sociodemográficas (género, idade e ciclo de ensino) e determinar se os ciclos de ensino e os seus valores, influenciam os objetivos de aprendizagem para com os alunos. Para o efeito, estudaram-se as orientações educacionais de 120 professores de Educação Física de 14 escolas, através do VOI-SF (value orientation inventory-short form), validado por Vieira (2003). Os professores atribuíram uma elevada prioridade à orientação da Autorealização, Integração Ecológica e Responsabilidade Social (esta apenas no 1º Ciclo e Ensino Secundário), conferindo uma baixa prioridade à Mestria Disciplinar e ao Processo de Aprendizagem. No género, é de realçar a predominância do género feminino na Auto-realização, nomeadamente no 1º e 2º Ciclo e no Ensino Secundário. Quanto à idade, no 1º Ciclo afere-se que os professores possuem idades entre os 22-31 anos e privilegiam a Mestria Disciplinar, o Processo de Aprendizagem e a Responsabilidade Social. Já, os professores do 2º Ciclo optam pela Auto-realização e pela Integração Ecológica, enquanto que os professores do 3º Ciclo escolhem a Responsabilidade Social, a Auto-realização e a Integração Ecológica. Por sua vez, os professores do Ensino Secundário valorizam todas as orientações educacionais, à exceção do Processo de Aprendizagem.