Browsing by Author "Alves, Anabela"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Uma abordagem à supervisão clínica: Estudo de casoPublication . Alves, Anabela; Pinto, Élia
- Comportamento em crianças do 1.º ciclo: relação com o processamento sensorial e o tempo de exposição a ecrãsPublication . Alves, Anabela; Trigueiro, Maria João; Pinto, ÉliaIntrodução: As alterações do comportamento podem estar associadas tanto com disfunções do processamento sensorial, como com o tempo de exposição a ecrãs. Objetivo: Verificar se o processamento sensorial e o tempo de exposição a ecrãs em crianças em idade escolar do 1.º ciclo influenciam os seus comportamentos. Método: Utilizou-se um questionário sociodemográfico, a Medida do Processamento Sensorial e o Questionário de Capacidades e Dificuldades. A amostra foi composta por 183 crianças entre os seis e os 10 anos, sem diagnósticos de perturbação do neurodesenvolvimento, cegueira ou surdez. Para o tratamento de dados utilizou-se medidas de estatística descritiva para caraterizar a amostra e descrever as frequências das variáveis, para relacionar o processamento sensorial com o comportamento, e o tempo de exposição a ecrãs com o comportamento utilizou-se a correlação não paramétrica de Spearman, e por fim, para verificar se o tempo de exposição a ecrãs e o processamento sensorial são preditores do comportamento das crianças realizou-se uma regressão linear múltipla. Resultados: As variáveis que se revelaram preditoras do comportamento foram ao nível do processamento sensorial, a participação social (Beta = 0,255, p < 0,001), a consciência do corpo (Beta = 0,324, p < 0,001) e a audição (Beta = 0,164, p = 0,018), tendo sido apurada a tendência para quanto mais os problemas no processamento sensorial mais os problemas de comportamento. Da análise entre as variáveis tempo de exposição a ecrãs e comportamento não se verificou nenhuma correlação significativa. Conclusão: Conclui-se que dificuldades no processamento sensorial estão associadas a uma maior prevalência de problemas de comportamento, em crianças com desenvolvimento típico.
- Impacto de um programa educativo para doentes após AVC e cuidadores informais no momento da alta hospitalar.Publication . Damião, Liliete; Pereira, Carla; Baptista, Filomena; Alves, Anabela; Silva, Ana; Carvalho, André; Vera-Cruz, Carla; Pires, Filipa; Prates, Leonor; Ferreira, Maria; Silva, Vânia
- Relatório Anual 2004 - A Situação do País em Matéria de Drogas e ToxicodependênciasPublication . Carla, Antunes; Guerreiro, Catarina; Olival, Paula; Neto, Helena; Mendes, Rosário; Bento, Anabela; Longarito, Anabela; Dias, Graça; Trigueiros, Maria de Fátima; Baptista, Mónica; Alves, AnabelaO presente relatório com informação estatística referente ao ano de 2004, constituído por dois volumes, pretende corresponder ao imperativo legal que incumbe o Instituto da Droga e da Toxicodependência de apresentar anualmente à Assembleia da República e ao Governo Português, elementos de apoio à decisão política e à planificação da intervenção nesta matéria.