Browsing by Author "Almeida, Carla"
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- A aprendizagem cooperativa como estratégia de intervenção em indisciplina na sala de aulaPublication . Almeida, Carla; Lacerda, MariaO presente relatório da Prática de Ensino Supervisionada (PES), no âmbito do Mestrado em Educação Pré Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, surge da observação e da prática pedagógica desenvolvida no contexto da PES, numa turma do 4.º ano do 1.º ciclo do Ensino Básico, da rede pública de educação da cidade de Lisboa. O estudo desenvolvido procura investigar e refletir sobre as potencialidades da aprendizagem cooperativa como estratégia de intervenção em indisciplina na sala de aula. Assim sendo, foram refletidos e aprofundados conceitos como: a indisciplina na sala de aula, relação pedagógica e gestão de qualidade de sala de aula, salientando-se as perspetivas preconizadas por Amado e Freire, 2002; Estrela, 2002 e Veiga, 2007; bem como as características e potencialidades da aprendizagem cooperativa identificadas por Bessa e Fontaine, 2002; Serra, 2007 e Lopes e Silva, 2009. A metodologia adotada foi o paradigma metodológico designado como investigação qualitativa, seguindo a perspetiva de Coutinho, 2006; Aires, 2011 e Stake, 2011, uma vez que teve como objetivo conhecer e interpretar um dado contexto complexo. A principal técnica de recolha de dados utilizada foi a observação participante, descrita por Afonso, 2005, em que os dados foram sendo registados em memorandos de caráter descritivo e reflexivo, mediante registos de notas pessoais da observação e da análise documental realizada. Desde o início, a prática pedagógica e a realidade observada foram objeto de reflexão e questionamento, sendo encaradas não como um fim em si mesmas, mas como partes constituintes de todo o processo. Com o presente estudo, pudemos constatar que a aprendizagem cooperativa promove a participação e interação dos intervenientes, produzindo de facto alterações positivas no contexto de aprendizagem que levam à redução de situações e práticas indisciplinares.
- Assessment of perioperative mortality risk in patients with infective endocarditis undergoing cardiac surgery: performance of the EuroSCORE I and II logistic modelsPublication . Madeira, Sérgio; Rodrigues, Ricardo; Tralhão, António; Santos, Miguel; Almeida, Carla; Marques, Marta; Ferreira, Jorge; Raposo, Luís; Neves, José; Mendes, MiguelOBJECTIVES: The European System for Cardiac Operative Risk Evaluation (EuroSCORE) has been established as a tool for assisting decision- making in surgical patients and as a benchmark for quality assessment. Infective endocarditis often equires surgical treatment and is associated with high mortality. This study was undertaken to (i) validate both versions of the EuroSCORE, the older logistic EuroSCORE I and the recently developed EuroSCORE II and to compare their performances; (ii) identify predictors other than those included in the EuroSCORE models that might further improve their performance. METHODS: We retrospectively studied 128 patients from a single-centre registry who underwent heart surgery for active infective endocarditis between January 2007 and November 2014. Binary logistic regression was used to find independent predictors of mortality and to create a new prediction model. Discrimination and calibration of models were assessed by receiver-operating characteristic curve analysis, calibration curves and the Hosmer–Lemeshow test. RESULTS: The observed perioperative mortality was 16.4% (n = 21). The median EuroSCORE I and EuroSCORE II were 13.9% interquartile range (IQ) (7.0–35.0) and 6.6% IQ (3.5–18.2), respectively. Discriminative power was numerically higher for EuroSCORE II {area under the curve (AUC) of 0.83 [95% confidence interval (CI), 0.75–0.91]} than for EuroSCORE I [0.75 (95% CI, 0.66–0.85), P = 0.09]. The Hosmer– Lemeshow test showed good calibration for EuroSCORE II (P = 0.08) but not for EuroSCORE I (P = 0.04). EuroSCORE I tended to overpredict and EuroSCORE II to under-predict mortality. Among the variables known to be associated with greater infective endocarditis severity, only prosthetic valve infective endocarditis remained an independent predictor of mortality [odds ratio (OR) 6.6; 95% CI, 1.1–39.5; P = 0.04]. The new model including the EuroSCORE II variables and variables known to be associated with greater infective endocarditis severity showed an AUC of 0.87 (95% CI, 0.79–0.94) and differed significantly from EuroSCORE I (P = 0.03) but not from EuroSCORE II (P = 0.4). CONCLUSIONS: Both EuroSCORE I and II satisfactorily stratify risk in active infective endocarditis; however, EuroSCORE II performed better in the overall comparison. Specific endocarditis features will increase model complexity without an unequivocal improvement in predictive ability.
- Effect of carrageenans on vegetable jelly in humans with hypercholesterolemiaPublication . Valado, Ana; Pereira, Maria; Caseiro, Armando; Figueiredo, João; Loureiro, Helena; Almeida, Carla; Cotas, João; Pereira, LeonelChanges in lipid profile constitute the main risk factor for cardiovascular diseases. Algae extracted carrageenans are long-chain polysaccharides and their ability to form gels provides for the formation of vegetable jelly. The objective was to evaluate the bioactive potential of carrageenan (E407) in the lipid profile, after ingestion of jelly. A total of 30 volunteers of both sexes, aged 20-64 years and with total cholesterol (TC) values ≥200 mg/dL, who ingested 100 mL/day of jelly for 60 days, were studied. All had two venous blood collections: before starting the jelly intake and after 60 days. At both times, TC, high density lipoprotein cholesterol (HDL-C), low density lipoprotein cholesterol (LDL-C) and triglycerides (TG), were evaluated using commercial kits and spectrophotometer. The statistics were performed using the SPSS 25.0 software and p < 0.05 were considered statistically significant. Serum values after 60 days of jelly intake revealed a statistically significant decrease in TC levels (5.3%; p = 0.001) and LDL-C concentration (5.4%; p = 0.048) in females. The daily intake of vegetable jelly for 60 days showed a reduction in serum TC and LDL-C levels in women, allowing us to conclude that carrageenan has bioactive potential in reducing TC concentration.
- A implicação da pedagogia-em-participação na prática pedagógicaPublication . Almeida, Carla; Aires, AnaO presente relatório pretende promover uma reflexão em torno da Pedagogia-em- Participação em crianças a frequentar a Educação Pré-Escolar (3 a 5 anos de idade), como uma pedagogia que se quer contextualizar, através dos pilares que assentam nos seguintes princípios fundamentais: · Organização do espaço e tempo; · Atividades e Projetos; · Materiais Pedagógicos. Assim, o objetivo principal da presente investigação é compreender o impacto resultante da implementação de um conjunto de medidas promotoras do trabalho participativo, bem como quais as suas implicações nas relações interpessoais. Além disso, o presente relatório pretende descrever e analisar o contexto e a experiência profissionalizante referente à unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES), do Mestrado em Educação Pré-Escolar. A presente investigação foi desenvolvida no contexto de educação pré-escolar num jardim de infância em Benavente, com início no dia 24 de fevereiro de 2014 e término a 15 de maio de 2014, constituiu uma etapa fundamental na minha formação enquanto futura educadora, possibilitando-me observar e refletir sobre a realidade do referido contexto educativo. A metodologia de investigação utilizada para responder à problemática formulada pressupõe a recolha de informações, através da observação participante. É de salientar a importância dos instrumentos de recolha de dados, o registo fotográfico, as notas de campo (ver Apêndice II) e os memoriados (memórias pessoais). Este estudo conclui que o trabalho participativo em sala é profícuo, promotor de aprendizagens curriculares e de aquisição de competências sociais de participação e cooperação.