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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório pretende promover uma reflexão em torno da Pedagogia-em-
Participação em crianças a frequentar a Educação Pré-Escolar (3 a 5 anos de idade), como
uma pedagogia que se quer contextualizar, através dos pilares que assentam nos seguintes
princípios fundamentais:
· Organização do espaço e tempo;
· Atividades e Projetos;
· Materiais Pedagógicos.
Assim, o objetivo principal da presente investigação é compreender o impacto
resultante da implementação de um conjunto de medidas promotoras do trabalho
participativo, bem como quais as suas implicações nas relações interpessoais.
Além disso, o presente relatório pretende descrever e analisar o contexto e a
experiência profissionalizante referente à unidade curricular Prática de Ensino
Supervisionada (PES), do Mestrado em Educação Pré-Escolar.
A presente investigação foi desenvolvida no contexto de educação pré-escolar num
jardim de infância em Benavente, com início no dia 24 de fevereiro de 2014 e término a 15
de maio de 2014, constituiu uma etapa fundamental na minha formação enquanto futura
educadora, possibilitando-me observar e refletir sobre a realidade do referido contexto
educativo.
A metodologia de investigação utilizada para responder à problemática formulada
pressupõe a recolha de informações, através da observação participante. É de salientar a
importância dos instrumentos de recolha de dados, o registo fotográfico, as notas de campo
(ver Apêndice II) e os memoriados (memórias pessoais).
Este estudo conclui que o trabalho participativo em sala é profícuo, promotor de
aprendizagens curriculares e de aquisição de competências sociais de participação e
cooperação.
Description
Keywords
Educação Pré-Escolar Pedagogia Participativa Aprendizagem Prática de Ensino Supervisionada Aprendizagem pela Descoberta Resolução de Problemas Investigação