Browsing by Issue Date, starting with "2015-05-07"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- A implicação da pedagogia-em-participação na prática pedagógicaPublication . Almeida, Carla; Aires, AnaO presente relatório pretende promover uma reflexão em torno da Pedagogia-em- Participação em crianças a frequentar a Educação Pré-Escolar (3 a 5 anos de idade), como uma pedagogia que se quer contextualizar, através dos pilares que assentam nos seguintes princípios fundamentais: · Organização do espaço e tempo; · Atividades e Projetos; · Materiais Pedagógicos. Assim, o objetivo principal da presente investigação é compreender o impacto resultante da implementação de um conjunto de medidas promotoras do trabalho participativo, bem como quais as suas implicações nas relações interpessoais. Além disso, o presente relatório pretende descrever e analisar o contexto e a experiência profissionalizante referente à unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES), do Mestrado em Educação Pré-Escolar. A presente investigação foi desenvolvida no contexto de educação pré-escolar num jardim de infância em Benavente, com início no dia 24 de fevereiro de 2014 e término a 15 de maio de 2014, constituiu uma etapa fundamental na minha formação enquanto futura educadora, possibilitando-me observar e refletir sobre a realidade do referido contexto educativo. A metodologia de investigação utilizada para responder à problemática formulada pressupõe a recolha de informações, através da observação participante. É de salientar a importância dos instrumentos de recolha de dados, o registo fotográfico, as notas de campo (ver Apêndice II) e os memoriados (memórias pessoais). Este estudo conclui que o trabalho participativo em sala é profícuo, promotor de aprendizagens curriculares e de aquisição de competências sociais de participação e cooperação.
- Responsabilidade social do enfermeiro especialista de reabilitaçãoPublication . Carochinho, Maria Cristina; Cordeiro, Raul
- Promoção da implementação do sistema informático CIPE/SClínico na UCIDEM em PortalegrePublication . Braga, Patrícia; Pedro, AdrianoOs registos são hoje, um instrumento imprescindível no dia-a-dia dos enfermeiros, através deles, é possível assegurar a continuidade dos cuidados, obter dados para avaliação e desenvolvimento da disciplina de Enfermagem e prosseguir o desafio de dar visibilidade à profissão. As instituições de saúde e as equipas de Enfermagem destas, têm vindo a desenvolver esforços na tentativa de implementar sistemas de informação e documentação utilizando a CIPE, que facilitem os registos por parte dos profissionais de Enfermagem e que permitam avaliar adequadamente os ganhos em saúde. A CIPE continua a ser o referencial de linguagem nos sistemas informáticos de enfermagem. Compete ao enfermeiro gestor a responsabilidade da introdução de novas tecnologias nos serviços que visem o avanço dos cuidados e garantam a qualidade dos cuidados prestados. Seguindo a metodologia de projeto, identificou-se o ponto de partida para a ação, ou seja, a não utilização do SI CIPE/SClínico na UCIDEM. Estabeleceram-se objetivos, planearam-se atividades e estratégias para os cumprir, apresentaram-se resultados. O presente relatório retrata o trajeto percorrido durante o estágio realizado, demonstrando que contornando alguns obstáculos é possível implementar o SI na UCIDEM. Conhecendo-se as vantagens e desvantagens do aplicativo, fornecem-se contributos para promover a implementação do SClínico na UCIDEM da ULSNA.