Browsing by Author "Almeida, Ana"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Diferenças entre géneros ao nível da motivação para envolvimento em atividades desportivas em jovens adultosPublication . Almeida, Ana; Costa, Gonçalo; Assunção, Gonçalo; Figueira, Ana; Nunes, Paulo; Pereira, A; Figueiredo, Teresa; Espada, Mário
- Estratégias de Coping dos Cuidadores da Pessoa portadora de Esclerose Lateral AmiotróficaPublication . Almeida, AnaA Esclerose Lateral Amiotrófica é uma doença neurodegenerativa, cujo tratamento à luz do conhecimento atual não é curativo, impondo desafios significativos tanto para os doentes como para os seus cuidadores. A pessoa que cuida do doente portador desta doença altamente incapacitante, deve procurar bem-estar físico e psicológico, não descuidando a sua própria saúde. No entanto, é percetível que cuidar de doentes com Esclerose Lateral Amiotrófica é extremamente desafiador, requerendo estratégias de enfrentamento das dificuldades físicas e psicoemocionais associadas ao cuidado contínuo desta tipologia de doentes. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é mapear a evidência científica sobre as estratégias de coping utilizadas por cuidadores de doentes com Esclerosa Lateral Amiotrófica, tendo por base a realização de uma scoping review, orientada pela estratégia metodológica do Joanna Briggs Institute. A pesquisa dos estudos da presente investigação foi realizada nas bases de dados MEDLINE via PUBMED, CINAHL Complete via EBSCOhost, Scielo, Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal e LILACS, com recurso ainda a literatura cinzenta. A pesquisa resultou num total de 12 estudos, foram possíveis identificar cinco categorias de estratégias de coping, como estratégias focadas no problema, estratégias focadas na emoção, estratégias de evitação, estratégias baseadas na espiritualidade/religião e estratégias relativas a técnicas especificas como meditação Mindfulness. Neste sentido, os estudos sugerem que os cuidadores utilizam frequentemente uma combinação destas estratégias, permitindo uma melhor adaptação ao longo do curso da doença, sendo que dependem diretamente do contexto individual de cada cuidador. Os profissionais de saúde devem apresentar formação relativa aos conhecimentos sobre estratégias de coping no cuidar da pessoa com Esclerose Lateral Amiotrófica. O apoio dos profissionais na educação e instrução aos cuidadores é fundamental para o desenvolvimento de estratégias adaptativas eficazes. Estas estratégias estão associadas a melhores resultados em termos de bem-estar psicológico, resiliência e capacidade de enfrentamento. Estudos futuros devem ser realizados de forma a desenvolver programas de intervenção que promovam o desenvolvimento destas mesmas estratégias.
- Plano de marketing de conteúdo para a Pedaços de CacauPublication . Almeida, Ana; Casais, BeatrizEste estudo é relativo a um estágio curricular realizado entre setembro de 2019 e janeiro de 2020 na empresa Pedaços de Cacau, uma pequena empresa que produz e comercializa chocolates artesanais. Trata-se de uma análise às práticas de marketing de conteúdo da empresa no digital, dirigidas aos consumidores finais e aos clientes-empresa, nomeadamente através da sua atividade nas redes sociais Facebook e Instagram, atividade no website e loja online, e newsletter. Com o objetivo de compreender o envolvimento que os clientes sentem em relação ao conteúdo da Pedaços de Cacau, e se este afeta a sua lealdade e os faz querer continuar a ser clientes da marca, realizaram-se entrevistas a cinco dos seus clientes do modelo de negócio Business-to-Business (B2B) e analisaram-se todas as publicações do Facebook e Instagram que a Pedaços de Cacau fez durante o período de estágio. Foi, também, analisado o conteúdo do website e da newsletter. Depois de uma análise de conteúdo aos dados obtidos quer das práticas de marketing de conteúdo da empresa como da auscultação do mercado, concluiu-se que os clientes no setor B2B se encontram mais envolvidos com a empresa, mostrando-se leais e satisfeitos com a Pedaços de Cacau; por outro lado, a análise das publicações do Facebook e do Instagram mostrou que existem poucas interações com os consumidores finais, o que revela pouco envolvimento com estes clientes. Em consequência desenvolveu-se um conjunto de recomendações estratégicas de marketing de conteúdo orientadas para ajudar a empresa a atingir os seus objetivos de aumento de notoriedade e envolvimento com os seus clientes. Palavras-chave: Marketing de Conteúdo; Inbound Marketing; Redes Sociais; Funil de Vendas e Marketing; Envolvimento.