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Abstract(s)
Este estudo é relativo a um estágio curricular realizado entre setembro de 2019 e janeiro de 2020 na empresa Pedaços de Cacau, uma pequena empresa que produz e comercializa chocolates artesanais. Trata-se de uma análise às práticas de marketing de conteúdo da empresa no digital, dirigidas aos consumidores finais e aos clientes-empresa, nomeadamente através da sua atividade nas redes sociais Facebook e Instagram, atividade no website e loja online, e newsletter.
Com o objetivo de compreender o envolvimento que os clientes sentem em relação ao conteúdo da Pedaços de Cacau, e se este afeta a sua lealdade e os faz querer continuar a ser clientes da marca, realizaram-se entrevistas a cinco dos seus clientes do modelo de negócio Business-to-Business (B2B) e analisaram-se todas as publicações do Facebook e Instagram que a Pedaços de Cacau fez durante o período de estágio. Foi, também, analisado o conteúdo do website e da newsletter.
Depois de uma análise de conteúdo aos dados obtidos quer das práticas de marketing de conteúdo da empresa como da auscultação do mercado, concluiu-se que os clientes no setor B2B se encontram mais envolvidos com a empresa, mostrando-se leais e satisfeitos com a Pedaços de Cacau; por outro lado, a análise das publicações do Facebook e do Instagram mostrou que existem poucas interações com os consumidores finais, o que revela pouco envolvimento com estes clientes.
Em consequência desenvolveu-se um conjunto de recomendações estratégicas de marketing de conteúdo orientadas para ajudar a empresa a atingir os seus objetivos de aumento de notoriedade e envolvimento com os seus clientes.
Palavras-chave: Marketing de Conteúdo; Inbound Marketing; Redes Sociais; Funil de Vendas e Marketing; Envolvimento.
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Keywords
Marketing de conteúdo Inbound Marketing Redes sociais Funil de vendas e marketing Envolvimento