Repository logo
 
Publication

Plano de marketing de conteúdo para a Pedaços de Cacau

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorCasais, Beatriz
dc.contributor.authorAlmeida, Ana
dc.date.accessioned2020-10-22T12:28:45Z
dc.date.available2020-10-22T12:28:45Z
dc.date.issued2020-09-28
dc.description.abstractEste estudo é relativo a um estágio curricular realizado entre setembro de 2019 e janeiro de 2020 na empresa Pedaços de Cacau, uma pequena empresa que produz e comercializa chocolates artesanais. Trata-se de uma análise às práticas de marketing de conteúdo da empresa no digital, dirigidas aos consumidores finais e aos clientes-empresa, nomeadamente através da sua atividade nas redes sociais Facebook e Instagram, atividade no website e loja online, e newsletter. Com o objetivo de compreender o envolvimento que os clientes sentem em relação ao conteúdo da Pedaços de Cacau, e se este afeta a sua lealdade e os faz querer continuar a ser clientes da marca, realizaram-se entrevistas a cinco dos seus clientes do modelo de negócio Business-to-Business (B2B) e analisaram-se todas as publicações do Facebook e Instagram que a Pedaços de Cacau fez durante o período de estágio. Foi, também, analisado o conteúdo do website e da newsletter. Depois de uma análise de conteúdo aos dados obtidos quer das práticas de marketing de conteúdo da empresa como da auscultação do mercado, concluiu-se que os clientes no setor B2B se encontram mais envolvidos com a empresa, mostrando-se leais e satisfeitos com a Pedaços de Cacau; por outro lado, a análise das publicações do Facebook e do Instagram mostrou que existem poucas interações com os consumidores finais, o que revela pouco envolvimento com estes clientes. Em consequência desenvolveu-se um conjunto de recomendações estratégicas de marketing de conteúdo orientadas para ajudar a empresa a atingir os seus objetivos de aumento de notoriedade e envolvimento com os seus clientes. Palavras-chave: Marketing de Conteúdo; Inbound Marketing; Redes Sociais; Funil de Vendas e Marketing; Envolvimento.pt_PT
dc.identifier.tid202526895pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/33761
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMarketing de conteúdopt_PT
dc.subjectInbound Marketingpt_PT
dc.subjectRedes sociaispt_PT
dc.subjectFunil de vendas e marketingpt_PT
dc.subjectEnvolvimentopt_PT
dc.titlePlano de marketing de conteúdo para a Pedaços de Cacaupt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketingpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
ana_almeida.pdf
Size:
1.59 MB
Format:
Adobe Portable Document Format