Browsing by Author "Abreu, Margarida"
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- O adolescente hospitalizado numa Unidade de Adolescentes: como facilitar a transição?Publication . Abreu, Margarida; Azevedo, Ana Isabel MartinsIdentificar os sentimentos experienciados e as necessidades sentidas pelos adolescentes durante a hospitalização e conhecer a representação que os adolescentes possuem de uma Unidade de Adolescentes. Métodos: investigação de natureza qualitativa, com recurso à entrevista semiestruturada como técnica de colheita de dados, tendo participado do estudo 21 adolescentes. Resultados: Entre os adolescentes hospitalizados, 47,8% sentiram-se bem, 26,9% sentiram dificuldade em ocupar o tempo, 23,1% referiram tristeza/angústia inicial e 7,7% afirmaram sentirem- se presos dentro da unidade. Salienta-se a reação negativa dos amigos. Os aspectos mais positivos da unidade são a equipe de saúde e o espaço/conforto. As transições saúde-doença e situacional são apontadas como aspectos negativos e como situação mais complicada durante a hospitalização, mais especificamente o regulamento de visitas, sendo estas apontadas como principal necessidade. Os adolescentes recorrem a atividades de lazer, pessoas significativas, aos profissionais de enfermagem e ao autocontrole para ultrapassar os momentos piores. A relação adolescente-profissionais da saúde é boa, sendo os profissionais referidos como qualificados e sensíveis. Conclusão: A prestação de cuidados de qualidade a adolescentes hospitalizados implica um ambiente que satisfaça as suas necessidades. Sendo os enfermeiros os profissionais que mais tempo passam junto do adolescente hospitalizado, são os que melhor identificam os seus receios, as suas inseguranças e as dificuldades, pelo que devem mostrar-se receptivos e sensíveis às necessidades implícitas e explícitas dos adolescentes.
- Arte de cuidar milenar: crenças e saberes de idosos sobre a fitoterapiaPublication . Silva Rocha Cantante, Ana Paula; Fernandes, Danielle; Abreu, Margarida; Lucena, Adriana; Oliveira, Simone; Matos, Suellen
- Atitudes de estudantes de enfermagem finalistas sobre o envelhecimentoPublication . Nilza Caldevilla, Maria; Abreu, MargaridaIntrodução: Em Portugal existem aproximadamente dois milhões de idosos, o que representa 20% da população residente (PORDATA, 2013). Sendo as atitudes aprendidas socialmente, a formação e a educação representam o papel principal para a implementação de atitudes positivas e assertivas perante a velhice (Pinto, 2012). Metodologia: Estudo de natureza quantitativo, exploratório e descritivo. Duzentos e vinte e um estudantes de enfermagem do quarto ano, constituíram a amostra. O instrumento de colheita de dados utilizado foi o Inventário de Atitudes em Relação à Velhice, desenvolvido por Sheppard (1981). Na análise dos dados recorremos a medidas de frequência, tendência central e dispersão. Resultados: O estudo envolveu 29 estudantes do sexo masculino e 192 estudantes do sexo feminino, com uma idade média de 22,2 anos. A média das pontuações atribuídas pelos estudantes nos itens do Inventário de Sheppard foi de 2,03 (DP = 0,42). Em geral, este valor indica que as respostas foram positivas. A pontuação para cada fator do Inventário de Atitudes em Relação à Velhice estavam abaixo do ponto médio nas dimensões “ Expectativas quanto à atividade “ e “ Expectativas em relação a satisfação “ (= 1,70, DP = 0,51 e = 1,71, SD = 0, 65, respetivamente) e valor acima do ponto médio da escala dimensão “ A ansiedade sobre a morte” e “ Sentimentos em relação à velhice” ( = 2,07, DP=0,72 e = 2,70, DP = 0,50, respetivamente). Discussão: Estes resultados estão em consonância com os de Eltantawy (2013). Conclusão: Os estudantes de enfermagem do 4º ano demonstram atitudes positivas, em relação à velhice. Estes resultados sugerem a necessidade de continuar a enfatizar os conhecimentos teóricos acerca do processo de envelhecimento e a prestação de cuidados a idosos durante o percurso académico dos estudantes para promover a construção de atitudes positivas em relação à velhice e contribuir para melhorar a qualidade dos cuidados de enfermagem prestados aos idosos.
- Atitudes de estudantes de enfermagem finalistas sobre o envelhecimentoPublication . Abreu, Margarida; Nilza Caldevilla, Maria
- Atitudes de estudantes de Enfermagem sobre o envelhecimentoPublication . Abreu, Margarida; Nilza Caldevilla, MariaIntrodução: Em Portugal, tem aumentado o número de pessoas idosas com necessidades de cuidados de saúde específicos. Os cuidados prestados às pessoas idosas está diretamente relacionada com as atitudes dos profissionais de saúde, nomeadamente os enfermeiros e estudantes de enfermagem. O nosso objetivo é explorar as atitudes dos estudantes de enfermagem em relação à velhice. Metodologia: Estudo de natureza quantitativo, exploratório e descritivo. Cento e quarenta estudantes de enfermagem do primeiro ano, constituíram a amostra. O instrumento de colheita de dados utilizado foi o Inventário de Atitudes em Relação à Velhice, originalmente desenvolvido por Sheppard (1981) e adaptado para o português por Neri (1986). Na análise dos dados recorremos a medidas de tendência central. RESULTADOS: O estudo envolveu 14 estudantes do sexo masculino e 126 estudantes do sexo feminino, com uma idade média de 18,7 anos. A média das pontuações atribuídas pelos estudantes nos itens de Inventário de Sheppard foi de 2,05 (DP=0,32). Em geral, este valor indica que as respostas foram negativas. A pontuação para cada fator do Inventário de Atitudes em Relação à Velhice estavam abaixo do ponto médio nas dimensões "Expectativas quanto à atividade" e "Expectativas em relação a satisfação" (X=1,70, DP=0,39 e X=1,66, SD=0, 56, respetivamente) e valor acima do ponto médio da escala dimensão "A ansiedade sobre a morte" (X=2,82, DP=0,71). DISCUSSÃO: Estes resultados, espelhando atitudes negativas dos estudantes em relação à velhice, estão em consonância com os de Celik et al. (2010). CONCLUSÃO: Os estudantes de enfermagem do 1.º ano demonstram atitudes negativas, em relação à velhice X=2.05 (SD=0.32). Compete aos professores , do ensino superior, da área da saúde, desmistificar os estereótipos que acompanham o envelhecimento.
- Avaliação da aprendizagem em enfermagem do trabalho: relato de uma experiênciaPublication . Abreu, Margarida
- Avaliação dos Cuidadores: uma Revisão SistemáticaPublication . Abreu, MargaridaFoi realizada uma avaliação sistemática de dissertações de mestrado e teses de doutoramento apresentadas à Universidade do Porto entre 2000 e 2010, com o objectivo de identificar os instrumentos utilizados para avaliar as necessidades dos cuidadores informais de pessoas idosas portadoras de doença crónica, do foro físico ou mental. Foram seleccionados 7 estudos. Segundo investigadores e organizações de familiares cuidadores, a avaliação do cuidador deve ter em consideração os seguintes tópicos, qualquer que seja o local onde a avaliação é realizada (domicílio, hospital, etc): o contexto do cuidador; a percepção do cuidador acerca do estado de saúde da pessoa idosa e do seu estado funcional; a preparação do cuidador para a prestação de cuidados; a qualidade do relacionamento familiar; indicadores de problemas com a qualidade de cuidados; estado de saúde física e mental do cuidador; recompensas pela prestação de cuidados e actividades de auto-cuidado para os cuidadores. Os resultados do estudo mostraram que nenhum dos instrumentos analizados contém todas as dimensões dos cuidadores informais. Embora a avaliação inicial da pessoa doente constitua um elemento de rotina na prática clínica, a avaliação do cuidador informal para determinar o tipo de ajuda de que necessita raramente é efectuada (Messecar, 2008). Ainda para esta autora, as estratégias de intervenção efectivas dirigidas aos cuidadores informais devem ser baseadas numa avaliação rigorosa das suas forças e debilidades.
- Bullying and engagement among nursesPublication . Maio, Tércio; Borges, Elisabete; Abreu, MargaridaWorkplace bullying has become a growing issue among nurses, which can have a negative impact on engagement. Due to the relevance of this matter, the purpose of this study was to identify the presence of workplace bullying and engagement and to analyze the relationship between the two and the sociodemographic and professional variables among nurses. This is a quantitative, cross-sectional and correlational study. The sample consisted of 173 primary care nurses from one of Azores’ Islands (Portugal). The sample was of 88.4% female nurses; 58.4% of which 38 years old or older and with an average of 16.1 years of professional experience. A questionnaire was applied respecting the nurses' con+dentiality, consisting of three groups for the nurses' sociodemographic, workplace bullying (NAQ-R) and engagement (UWES) evaluation. Among the results, there was a prevalence of workplace bullying of 9.2%. Nurses 37 years old or younger, working a rotating shifts and with stressful work, were more exposed to workplace bullying. Good levels of engagement were identi+ed (Mean = 4.3). Female nurses with partners and children, working +xed shifts, with 14 or more years of professional experience and who did not perceive their work stressful, presented higher levels of engagement. There was a negative relationship between workplace bullying and engagement. The results of this study suggest the need to invest in antibullying policies / procedures and occupational health programs to minimize the impact of workplace bullying and to promote the maintenance of good levels of engagement among nurses.
- Bullying e engagement em enfermeirosPublication . Borges, Elisabete; Maio, Tércio; Abreu, Margarida
- Burnout among nurses: a multicentric comparative studyPublication . Borges, Elisabete; Queirós, Cristina Maria Leite; Abreu, Margarida; Mosteiro-Diaz, Maria Pilar; Baldonedo-Mosteiro, Maria; Baptista, Patrícia Campos Pavan; Felli, Vanda Elisa Andres; Almeida, Miriam Cristina Dos Santos; Silva, Silmar MariaObjetivo: to identify and compare burnout levels between Portuguese, Spanish and Brazilian nurses. Method: quantitative, descriptive, correlational, comparative and cross-sectional study conducted using a sample of 1,052 nurses working in hospitals and primary care centers. A sociodemographic questionnaire and the Maslach Burnout Inventory were applied to nurses in Porto, Portugal (n=306), Oviedo, Spain (n=269) and S. Paulo, Brazil (n=477). Data analysis was performed using descriptive, inferential and multivariate analysis. Results: approximately 42% of the nurses showed moderate/high levels of burnout, with no differences found between countries (Portugal and Brazil 42%, Spain 43%). Only depersonalization showed differences between countries, presenting Spain the highest level and Portugal the lowest one. Comparative analysis showed higher burnout levels in young nurses and those working by shifts. Considering job schedules, burnout was associated to shift work in Portugal, while in Spain and Brazil it was associated with fixed schedules. Conclusion: these results suggest that this syndrome among nurses is a global phenomenon. The daily stressors and higher demands of the nursing profession are crucial in the preparation of nurses to deal with complex situations, to avoid burnout, and to reduce the negative impact on nurses’ health and on the quality of care they provide.