IPS - ESCE – DCF - Comunicações em congressos
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing IPS - ESCE – DCF - Comunicações em congressos by Author "Amaral, Ana"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- O impacto das políticas de responsabilidade social na banca portuguesaPublication . Carreira, Francisco José Alegria; Amaral, Ana; Pereira, FernandaO debate acerca da temática da Responsabilidade Social Empresarial (RSE) era quase inexistente há trinta anos atrás e, atualmente, é incontornável quer nos meios empresariais, quer nos organismos internacionais. O que, anteriormente, era do domínio académico passou a dominar a sociedade civil. A responsabilidade social tem sido associada a grupos ou empresas de grande dimensão, já que possuem recursos que lhes permitem implementar de forma mais consistente e sustentada, essas práticas. Estes recursos são, também, utilizados para a própria divulgação das ações levadas a cabo nestes domínios. Desde os anos sessenta do século XX que se tem assistido a inúmeras iniciativas de RSE, nos EUA, na Europa e em Portugal. É de realçar a criação do GRI e a publicação do Livro Verde do Conselho Europeu sobre o ambiente. De modo a ilustrar as políticas de responsabilidade social, elegeu-se uma amostra de bancos portugueses, num período de três anos, para aferir as suas práticas de responsabilidade social, uma vez que tem sido o setor de atividade que nos últimos anos apresentou resultados positivos mais elevados. Verificámos que os quatro maior bancos a operar em Portugal desenvolvem ações de RSE, pelo apoio que prestam nas áreas da beneficência, cultura, desporto, educação e património artístico e histórico, sendo que cada banco procura privilegiar uma mais áreas.
- O impacto das políticas de responsabilidade social na banca portuguesaPublication . Carreira, Francisco José Alegria; Amaral, Ana; Pereira, FernandaEl debate sobre el tema de la Responsabilidad Social Corporativa (RSC) era casi inexistente hace treinta años y hoy es convincente, tanto en los círculos de negocios, tanto en las organizaciones internacionales. Lo que antes era el domínio académico ha llegado a dominar la sociedad. La responsabilidad social se ha asociado con grupos o grandes empresas, ya que tienen los recursos que les permitan poner en práctica de manera más coherente y sostenido de estas prácticas. Estos recursos también se utilizan para la difusión de acciones propias realizadas en estas áreas. Desde los años sesenta del siglo XX que ha sido testigo de numerosas iniciativas de RSE en los EE.UU., en Europa y en Portugal. Cabe destacar la creación de la GRI y la publicación del Libro Verde del Consejo Europeo sobre el medio ambiente. Con el fin de ilustrar las políticas de responsabilidad social, fue elegido una muestra de bancos portugueses en un período de tres años para evaluar sus prácticas de responsabilidad social, ya que ha sido el sector de actividad en los últimos años mostraron resultados positivos mayor. Se encontró que los cuatro bancos más grandes que operan en Portugal desarrollan acciones de RSE, mediante el apoyo en las áreas de asistencia social, la cultura, el deporte, la educación y el patrimonio artístico e histórico, y cada banco se centra en una más áreas.
- A importância das políticas de Responsabilidade Social na Banca Portuguesa num contexto de crisePublication . Carreira, Francisco José Alegria; Amaral, Ana; Pereira, FernandaEm trabalhos anteriores analisámos a Responsabilidade Social na Banca Portuguesa. Elaborámos uma imagem das áreas e do trabalho desenvolvido por este sector de actividade no que se refere à Responsabilidade Social, o que nos leva a dar conta da evolução que o mesmo sofreu num contexto de crise, em que a banca é chamada a dar resposta a um conjunto de problemas. Manteve-se a amostra de bancos portugueses no período subsequente aos anos já analisados e analisámos a forma como essas práticas se mantiveram ou alteraram. As práticas de Responsabilidade Social neste sector seguiram uma linha de actuação estratégica que desde o início dos nos sessenta do século XX tem tido lugar e que se consubstancia em inúmeras iniciativas de RSE, nos EUA, na Europa e em Portugal. É de realçar a criação do GRI e a publicação do Livro Verde do Conselho Europeu sobre o ambiente, bem como a prática frequente em alguns países do Relato Integrado.
- O reconhecimento da responsabilidade socialPublication . Carreira, Francisco José Alegria; Amaral, AnaÀ vertente económica, considerada como objetivo intrínseco das empresas, foi ao longo do último século acrescentada as vertentes social e ambiental, constituindo-se a empresa como um célula social, numa simbiose de resultados e reconhecimento do meio em que está inserida. Nesse sentido, as empresas desenvolveram uma consciência social, que podemos designar por responsabilidade social, na medida em que passaram a incorporar na sua missão práticas sociais, com efeitos diretos ao nível do ambiente, da cultura, do património e da beneficência. A importância crescente da responsabilidade social empresarial (RSE) baseia-se na ideia de que as empresas devem responder não só aos interesses dos seus acionistas, mas também dos seus stakeholders. Considerou-se neste estudo um setor de atividade que nos últimos anos tem apresentado elevados resultados e projeção financeira à escala global, o setor bancário e constatámos que a banca portuguesa apresenta uma consciência de responsabilidade social, uma vez que apoia e contribui para o bem-estar da comunidade onde está inserida. A divulgação das práticas e políticas de responsabilidade social é expressa, sobretudo, nos Relatórios e Contas, mas também, nos Relatórios de Sustentabilidade e nas suas páginas web dos bancos. Os resultados evidenciam que os bancos portugueses apoiam, essencialmente, ações no âmbito da beneficência, educação e cultura e menos na área do desporto e património artístico. As instituições apoiadas reconhecem os bancos como financiadores de projetos e pelas suas políticas de RSE e que as suas decisões de abertura de conta bancária atendem às práticas de responsabilidade social e à estabilidade e solidez do banco.