Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
633.11 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O debate acerca da temática da Responsabilidade Social Empresarial (RSE) era
quase inexistente há trinta anos atrás e, atualmente, é incontornável quer nos meios
empresariais, quer nos organismos internacionais. O que, anteriormente, era do
domínio académico passou a dominar a sociedade civil.
A responsabilidade social tem sido associada a grupos ou empresas de grande
dimensão, já que possuem recursos que lhes permitem implementar de forma mais
consistente e sustentada, essas práticas. Estes recursos são, também, utilizados para
a própria divulgação das ações levadas a cabo nestes domínios.
Desde os anos sessenta do século XX que se tem assistido a inúmeras iniciativas de
RSE, nos EUA, na Europa e em Portugal. É de realçar a criação do GRI e a
publicação do Livro Verde do Conselho Europeu sobre o ambiente.
De modo a ilustrar as políticas de responsabilidade social, elegeu-se uma amostra de
bancos portugueses, num período de três anos, para aferir as suas práticas de
responsabilidade social, uma vez que tem sido o setor de atividade que nos últimos
anos apresentou resultados positivos mais elevados.
Verificámos que os quatro maior bancos a operar em Portugal desenvolvem ações de
RSE, pelo apoio que prestam nas áreas da beneficência, cultura, desporto, educação
e património artístico e histórico, sendo que cada banco procura privilegiar uma mais
áreas.
Description
Trabalho apresentado no XVII Congreso AECA, 25 a 27 de setembro de 2013, Pamplona, Espanha
Keywords
Responsabilidade Social Bancos Divulgação RSE