Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
302.86 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
À vertente económica, considerada como objetivo intrínseco das empresas, foi ao longo
do último século acrescentada as vertentes social e ambiental, constituindo-se a empresa
como um célula social, numa simbiose de resultados e reconhecimento do meio em que
está inserida.
Nesse sentido, as empresas desenvolveram uma consciência social, que podemos
designar por responsabilidade social, na medida em que passaram a incorporar na sua
missão práticas sociais, com efeitos diretos ao nível do ambiente, da cultura, do
património e da beneficência.
A importância crescente da responsabilidade social empresarial (RSE) baseia-se na ideia
de que as empresas devem responder não só aos interesses dos seus acionistas, mas
também dos seus stakeholders.
Considerou-se neste estudo um setor de atividade que nos últimos anos tem apresentado
elevados resultados e projeção financeira à escala global, o setor bancário e constatámos
que a banca portuguesa apresenta uma consciência de responsabilidade social, uma vez
que apoia e contribui para o bem-estar da comunidade onde está inserida.
A divulgação das práticas e políticas de responsabilidade social é expressa, sobretudo,
nos Relatórios e Contas, mas também, nos Relatórios de Sustentabilidade e nas suas
páginas web dos bancos.
Os resultados evidenciam que os bancos portugueses apoiam, essencialmente, ações no
âmbito da beneficência, educação e cultura e menos na área do desporto e património
artístico. As instituições apoiadas reconhecem os bancos como financiadores de projetos
e pelas suas políticas de RSE e que as suas decisões de abertura de conta bancária
atendem às práticas de responsabilidade social e à estabilidade e solidez do banco.
Description
Trabalho apresentado no XIV Congresso Internacional de Contabilidade e Auditoria, 10-11 outubro de 2013, Lisboa, Portugal
Keywords
RSE Bancos Relato Instituições Sociais