ISPG - CID - Centro de Investigação e Desenvolvimento
Permanent URI for this community
Browse
Browsing ISPG - CID - Centro de Investigação e Desenvolvimento by Author "Almeida, Leandro S."
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A CONSTRUÇÃO E ESTUDOS PSICOMÉTRICOS DA ESCALA DE AVALIAÇÃO DA GARRA: VERSÃO INTERNACIONAL EM LÍNGUA PORTUGUESA (EAGrIt-LP)Publication . Noronha, Ana Paula; Almeida, Leandro S.Este artigo relata três estudos sequenciais centrados na construção e na validade de conteúdo da Escala de Avaliação da Garra: Versão Internacional em Língua Portuguesa (EAGrIt-LP). Partindo da literatura de instrumentos na área, um conjunto de itens foram construídos pelos autores, aos quais se acrescentaram outros sugeridos por pequenos grupos de estudantes. Realizou-se uma análise da relevância e compreensão dos itens por um grupo de juízes, ao que se seguiu um pequeno estudo piloto com estudantes e recém graduados para finalizar a análise do conteúdo. Apresenta-se, assim, a versão da escala formada por 12 itens em duas dimensões: Consistência de Interesses e Perseverança do Esforço. Apontam-se futuros estudos de construção e de validação de uma versão final da escala.
- SATISFAÇÃO ACADÊMICA DE ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA (2010 – 2020)Publication . Chico, Beatriz; Osti, Andreía; Almeida, Leandro S.A investigação teve o objetivo de realizar uma revisão de literatura relacionada à Satisfação Acadêmica. A temática se destaca no cenário internacional porque compreende um fenômeno que afeta diversos aspectos da vida de estudantes universitários. A pesquisa é de natureza qualitativa. O levantamento bibliográfico foi realizado nos bancos do SciELO e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Foi evidenciado que a satisfação acadêmica influencia diversos aspectos da vida dos estudantes universitários e compreendem desde o rendimento acadêmico até sua saúde mental. A análise indica que na maior parte das pesquisas as amostras utilizadas eram muito pequenas e com grupos pouco diversificados. Este texto contribui para compreender as variáveis da satisfação acadêmica que afetam o desempenho acadêmico dos discentes.
- VIVÊNCIAS E PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR DE UNIVERSITÁRIOS BRASILEIROS QUE INGRESSARAM DURANTE A COVID-19Publication . Canal, Cláudia; Almeida, Leandro S.A permanência e a evasão no ensino superior envolvem diversas variáveis e tiveram outras adicionadas no decurso da pandemia por COVID-19. Neste artigo, objetivou-se analisar os motivos apresentados por universitários que ingressaram nos anos de 2020-2021 para, apesar de haverem cogitado desistir do curso, permaneceram com o intuito de concluir a sua formação. Participaram 32 universitários de uma instituição federal brasileira, respondendo individualmente a uma entrevista semiestruturada. As categorias de análise do conteúdo das entrevistas incluem fatores pessoais, sociais, econômicos e institucionais mencionados pelos estudantes, permitindo reflexões para ações das instituições de ensino superior, principalmente no período pós-pandemia, com finalidade de reduzir a evasão e ampliar a permanência nos cursos de graduação.