ESESJC - Mestrado em Enfermagem de Reabilitação - Dissertações/Relatórios/Projetos
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Browsing ESESJC - Mestrado em Enfermagem de Reabilitação - Dissertações/Relatórios/Projetos by Author "Da Mata, Tina"
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- Atividade física, independência funcional e desempenho cognitivo: Ujm estudo descritivo correlacional em clientes idosos alovo dos cuidados de enfermagem de realibitação na RAMPublication . Da Mata, Tina; Gouveia, BrunaEste estudo em clientes idosos alvo dos cuidados de enfermagem em reabilitação, teve por objetivos os seguintes: (1) caraterizar esta população no que respeita às variáveis sociodemográficas e perfil de necessidades; (2) analisar diferenças associadas ao género na atividade física (AF), independência funcional e desempenho cognitivo; e (3) analisar as relações entre as variáveis anteriores. Este estudo transversal, de natureza quantitativa, descritivo e correlacional, analisou uma amostra de 131 idosos, com idades compreendidas entre 65,4 e os 92,3 anos, que foram alvo dos cuidados de enfermagem de reabilitação na RAM no dia 5 junho de 2019. As variáveis sociodemográficas, a AF, a independência física e a função cognitiva foram avaliadas a partir de instrumentos validados para a população portuguesa. A amostra foi constituída, maioritariamente, por indivíduos do sexo feminino, residentes no domicílio familiar, casados ou em união de facto, com o 1º Ciclo do Ensino Básico, reformados/inválidos e com dificuldades na mobilidade. Não foram identificadas diferenças associadas ao género nas variáveis estudadas, à exceção das atividades domésticas (favorecendo as mulheres). Verificou-se uma correlação significativa moderada e positiva entre a AF Total e o Índice de Barthel (Rho=.322, p<.001), e o desempenho cognitivo (Rho=.385, p<.001). Os cuidados de enfermagem em reabilitação devem considerar as especificidades sociodemográficas, assim como o perfil de necessidades dos clientes no planeamento dos cuidados. A manutenção de níveis mais elevados de AF, em particular as atividades domésticas, têm uma correlação positiva com os níveis de independência e desempenho cognitivo.