ESSSM - Mestrado em Enfermagem de Reabilitação
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Browsing ESSSM - Mestrado em Enfermagem de Reabilitação by Author "Boavista, Ana Isabel da Silva"
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- Deglutição comprometida e risco de aspiração: intervenção do enfermeiro especialista em enfermagem de reabilitação num serviço de hospitalização domiciliáriaPublication . Boavista, Ana Isabel da Silva; Rocha, Inês Alves da Rocha e Silva; Rodrigues, Tânia Marisa PintoA deglutição tem como principais funções a nutrição e a hidratação, desempenhando ainda um importante papel na regulação da proteção da via aérea. A alteração que ocorre durante este processo denomina-se de disfagia, sendo que esta condição pode acarretar diversos problemas para a pessoa, uma vez que as suas consequências potenciam a morbilidade, a mortalidade, o agravamento do estado geral de saúde e, por sua vez, a diminuição da qualidade de vida da pessoa e dos seus cuidadores. O Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação, como profissional com conhecimento sobre prática baseada na evidência, é autónomo na avaliação, diagnóstico e tratamento desta condição, constituindo-se como uma mais-valia no processo de recuperação da pessoa com alterações da deglutição. No fundo, o Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação intervém no sentido de diminuir os riscos e potenciar a melhoria no processo de deglutição, com o objetivo de capacitar a pessoa e a família, tendo como finalidade potenciar a qualidade de vida e a reinserção na sociedade. Além disso, o Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação, devido às competências que lhe estão inerentes, tem um papel primordial nas questões relacionadas com a formação em serviço e a capacitação dos enfermeiros da prática clínica. Assim, o trabalho desenvolvido ao longo do estágio de opção, e apresentado neste relatório, teve como principal objetivo melhorar o conhecimento e capacidade dos enfermeiros do Serviço de Hospitalização Domiciliária para identificar compromissos na deglutição dos utentes, diminuindo, desta forma, o risco de aspiração. A metodologia utilizada inseriu se no projeto de melhoria da qualidade, como estratégia de intervenção profissional, tendo-se realizado uma formação em serviço, estruturada de acordo com a evidência encontrada na revisão integrativa da literatura.