IPS - ESE - DCCL - Artigos científicos
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Browsing IPS - ESE - DCCL - Artigos científicos by Author "Amaral, Inês"
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- Ativismo feminista no facebook: uma análise comparada das páginas Não me kahlo (Brasil) e Capazes (Portugal)Publication . Magalhães, Mara; Marôpo, Lidia; Amaral, InêsLevando em consideração o feminismo como movimento social e ativismo digital, analisamos comparativamente as páginas feministas brasileira e portuguesa com maior número de seguidores no Facebook, respectivamente Não me Kahlo e Capazes. Neste estudo exploratório, utilizámos a ferramenta Netvizz para mapear os conteúdos publicados em março de 2016, numa análise quanti‑qualitativa. Os resultados sublinham semelhanças nas temáticas abordadas que apontam para um enlace identitário (Pereira, 2011) entre os dois perfis, mas também diferentes ‘nós’ feministas (Tomazetti, 2015) em função das características de cada página e do contexto dos países. Na página portuguesa prevalecem narrativas individuais e pessoais, num tom intimista e confessional, com posições político‑partidárias pouco explícitas, num feminismo em primeira pessoa, próximo ao que Galloway (1997) chama de ciberfeminismo conservador. Na página brasileira, os discursos são fortemente politizados, em tons reativos, reivindicativos ou de denúncias, que remetem para o feminismo como causa coletiva, no que Boix e Miguel (2013) chamam de ciberfeminismo social.
- Audiências e cross-media: estudo de padrões de consumo de notícias em PortugalPublication . Silva, Marisa Torres da; Figueiras, Rita; Brites, Maria José; Amaral, Inês; Marôpo, Lidia; Santos, Sílvio Correia; Jerónimo, Pedro; Santo, Paula Espírito; Pacheco, LilianaAs práticas digitais que decorrem da ubiquidade dos media e da sua utilização possibilitaram a combinação de múltiplas plataformas no consumo de notícias. Neste artigo, procurámos identificar repertórios mediáticos (padrões de uso dos media noticiosos) em Portugal, de modo a compreender como são construídas as preferências mediáticas das audiências e de que forma o consumo noticioso integra os seus hábitos quotidianos. Neste sentido, desenvolvemos uma análise a padrões de consumo de media noticiosos a partir de uma abordagem mista de métodos qualitativos e quantitativos baseada na Metodologia Q (Davis & Michelle, 2011), a partir de uma amostra constituída por 36 participantes. A análise dos padrões de consumo de notícias permitiu identificar e analisar sete repertórios mediáticos em função do uso, relevância e utilidade atribuída pelos sujeitos aos media noticiosos. Os resultados revelam perfis híbridos de consumo mediático e uma tendência para consumos de notícias numa lógica móvel e multiplataforma, embora os media tradicionais continuem a desempenhar um papel determinante nos repertórios mediáticos em Portugal.
- Between traditional and social media: news repertoires in PortugalPublication . Silva, Marisa Torres da; Marôpo, Lidia; Brites, Maria José; Jerónimo, Pedro; Figueiras, Rita; Espírito Santo, Paulo; Santos, Sílvio Correia; Pacheco, Liliana; Amaral, InêsIn the study reported in this article, the diverse news media repertoires in Portugal are investigated using a Q-methodological approach. We analyse the participants’ perceptions of the experienced values of the cross-media news landscape (Schrøder, 2012) and identify seven news media repertoires: quality media lovers (R1); broadcast media consumers (R2); television news addicts, press consumers and social media avoiders (R3); news snackers (R4); online based-media and social media addicts (R5); online newspaper lovers and radio news avoiders (R6); and television, press and social/online-based media consumers (R7). A preference for traditional media, especially television, and increasing use of social media, constitute the salient features of the Portuguese national news repertoires.