IPS - ESE - DCCL - Artigos científicos
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing IPS - ESE - DCCL - Artigos científicos by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 108
Results Per Page
Sort Options
- Educação intercultural na aula de portuguêsPublication . Pinto, Paulo Feytor
- Atitudes portuguesas e europeias perante as línguasPublication . Pinto, Paulo FeytorA partir da análise dos resultados de um estudo sobre o conhecimento de línguas nos países da União Europeia, realizado no âmbito do Ano Europeu das Línguas, é feito um breve diagnóstico das atitudes dos portugueses perante as línguas estrangeiras. Neste diagnóstico, a cultura linguística portuguesa é parcialmente comparada com as de outros países europeus e sobre algumas das suas características mais relevantes é apresentado um enquadramento histórico.
- Lições africanas: uma proposta para o novo milénioPublication . Pinto, Paulo Feytor
- Sem conta, peso e medidaPublication . Nunes, Ricardo
- Para a história da formação de intérpretes da língua gestual portuguesaPublication . Almeida, Maria José
- Portugal: recognizing and protecting sign language in the ConstitutionPublication . Duarte, Helder; Almeida, Maria José
- A cultura e o imaginário açoriano-catarinense na obra literária de Franklin CascaesPublication . Pereira, Luciano (José Dos Santos Baptista)
- Movimentos sociais e a construção do discurso mediático sobre a infância no BrasilPublication . Marôpo, LidiaAs temáticas ligadas à infância e à adolescência têm conseguido um espaço crescente nos media noticiosos brasileiros. A atenção da imprensa a temas como trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, educação, entre outros, deve-se principalmente à mobilização da sociedade civil organizada em torno destas questões. Desde a promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente, em 1990, os discursos sobre os direitos infanto-juvenis estão a ganhar contornos de reivindicação política, amparados legalmente, ultrapassando o cariz filantrópico. Os actores sociais que contribuíram para essa mudança trabalham principalmente em organizações não-governamentais e têm percebido que é preciso transformar a causa num tema claro e de legitimidade socialmente reconhecida. Nesse sentido, os media são considerados elementos fundamentais. Reconhecemos a desigualdade de acesso aos media e seus interesses políticos e económicos, mas também o poder dos movimentos sociais organizados, que conseguem interferir na produção do discurso mediático e consequentemente influenciar a construção da agenda política.
- A fábula, um género alegórico de proverbial sabedoriaPublication . Pereira, Luciano (José Dos Santos Baptista)Este estudo pretende evidenciar as características específicas e originais da fábula enquanto género literário. Apresentamos a evolução do conceito referindo alguns dos períodos mais significativos da nossa cultura ocidental, o período clássico, a idade média e o renascimento. A reflexão de La Fontaine e o intenso debate posterior contribuíram para a emergência de uma consciência cultural comum. Apresentamos também uma análise e uma interpretação mitocrítica das características formais e ideológicas da fábula enquanto género alegórico. Referimos algumas das fábulas mais conhecidas e recorrentes em Portugal, as suas morais e as conotações culturais dos seus principais protagonistas. A investigação relaciona a fábula com outros géneros alegóricos e com a forma mais tradicional da cultura popular: o provérbio.
- Breves notas sobre o perigo de falência da realidadePublication . Alves, Marta Pinho
