ISLA - Atas de Conferência nacional
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Browsing ISLA - Atas de Conferência nacional by Author "Carvalho, Rui"
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- CONTRIBUIÇÕES PARA O DISCURSO CRIATIVO NA CIDADE DE SANTARÉMPublication . Carvalho, RuiA criatividade tem sido apontada em inúmeros estudos turísticos como fator de regeneração urbana, de inovação territorial e como forma de diferenciação de destinos turísticos detentores de uma riqueza cultural tangível e intangível. O turismo criativo tem permitindo de variadíssimas formas (aposta em clusters criativos, nas industriais criativas, criação de eventos, utilização criativa dos espaços, criação de atmosferas e experiências criativas) não apenas o desenvolvimento de competências por parte dos vários agentes do ecossistema criativo (ex: através da cocriação, consumo especializado), mas também uma distinção em relação aos destinos de turismo cultural tradicionais. A cidade de Santarém, localizada no centro de Portugal, desempenha um papel importante no turismo nacional, onde o seu património histórico-cultural constitui um papel fundamental na ativação dos recursos turísticos de base local e regional, contribuindo para a formação de uma oferta turística forte e coesa. Baseado no trabalho desenvolvido pelo autor sobre o potencial do turismo criativo na região do Médio Tejo, a presente investigação exploratória tem como objetivo contribuir para combater as lacunas da literatura de turismo criativo acerca da oferta e procura criativas na região e concorrer para a possível ativação de recursos tangíveis e intangíveis, capazes de serem adaptados aos pressupostos do turismo criativo presentes naquela cidade e região. Apesar da escassez de estudos sobre turismo criativo e esta região, é o objetivo desta pesquisa exploratória contribuir para o desenvolvimento efetivo deste nicho de mercado. Para tal, foi analisado o novo Plano de Valorização Turística para o Município de Santarém lançado no final de 2018 e confrontado com os pressupostos do turismo criativo. O autor procedeu assim à consulta de dados secundários complementares (websites institucionais, website do município, das entidades regionais de turismo, de projetos criativos em desenvolvimento, entre outros) e à técnica de análise de dados de forma a analisar o “discurso” criativo presente no documento. Confrontando estudos anteriores sobre o potencial do consumo especializado de experiências criativas em festivais culturais no Médio Tejo, a abordagem criativa ao Festival Nacional de Gastronomia de Santarém e o documento estratégico referido anteriormente, o autor procurou analisar o discurso criativo presente na principal estratégia turística da cidade para os próximos anos. Apesar de se tratar de uma pesquisa exploratória, foi possível ao autor destacar a escassa menção à criatividade e economia criativa no documento analisado, apesar de algumas exceções em relação a algumas das áreas estratégicas apontadas no plano estratégico. A abordagem criativa do turismo é mencionada principalmente em relação ao produto da gastronomia e do vinho (residências gastronômicas-criativas) e em termos de requalificação do centro histórico, eventos e programação cultural para a cidade. Deve-se acrescentar uma estratégia criativa, às iniciativas indicadas no documento, permitindo assim a ativação de recursos culturais tangíveis e intangíveis, contribuindo, portanto, para a elaboração de experiências criativas, para potencializar a participação ativa do turista de formas inovadoras. O maior evento gastronômico da cidade deve contar com uma dimensão gastronômica cosmopolita e cocriação como um processo fundamental de interação com os turistas através de experiências criativas. A regeneração do centro histórico deve ser desenvolvida de forma a combinar iniciativas como o “Verão In. Str… é um espanto! ” com indústrias culturais e criativas, técnicas de storytelling, eventos criativos que contribuam para a criação de um ambiente criativo na cidade, entre outras iniciativas criativas.
- O PAPEL DO ENVOLVIMENTO NO CONSUMO DE EXPERIÊNCIAS CRIATIVAS DE SURFPublication . Reis, Patrícia; Carvalho, RuiO conceito de ‘envolvimento’ no contexto do turismo, enquanto fator capaz de influenciar o processo de decisão do consumidor, define-se essencialmente como a relevância que um indivíduo atribui a um produto turístico face às suas necessidades, valores e interesses e, tem sido utilizado como uma ferramenta para medir o comprometimento e a importância dos consumidores relativamente aos produtos, serviços e experiências turísticas. Consequentemente, está relacionado com atitudes comportamentais e, neste âmbito, a literatura sugere que indivíduos com diferentes níveis de envolvimento demonstram atitudes e comportamentos, igualmente, diferentes. O ‘turismo criativo’ oferece aos visitantes a oportunidade de desenvolver o seu potencial criativo através da participação ativa em cocriação de experiências caraterísticas dos destinos turísticos (experiências de aprendizagem e/ou aperfeiçoamento) permitindo, por um lado, aos visitantes descobrir e experienciar o destino de forma menos massificada, e por outro lado, diversificar e diferenciar a oferta turística, através da otimização dos recursos existentes. A prática do turismo criativo proporciona a realização de diversas experiências criativas, entre elas as relacionadas com a experiência da prática do surf. Considerando a importância de estes dois conceitos no âmbito do turismo, este estudo exploratório tem por objetivo analisar a relação existente entre o envolvimento e criatividade de um destino, relativamente às experiências criativas de cariz desportivo, nomeadamente, à experiência do surf, no que respeita aos que proporcionam a experiência criativa no destino (oferta), e os que usufruem da mesma – visitantes desportivos/criativos (procura). Pretende-se, assim, medir o nível de envolvimento em função da prática do surf for regular ou ocasional (praticantes ocasionais e praticantes regulares), a fim de perceber qual o papel que este construto desempenha, quer para a procura (no consumo de experiências consoante o nível de comprometimento) quer para a oferta (na cocriação de experiências). Em termos metodológicos, e face ao caráter exploratório do estudo, o procedimento de pesquisa adotado terá por base a aplicação de inquéritos por entrevista semiestruturada, cujo guião será desenvolvido a partir da revisão da literatura efetuada sobre o tema. A seleção dos indivíduos incidirá em dois grupos: do lado da procura, a praticantes de surf por tempo e frequência de prática (ocasionais e regulares); do lado da oferta, aos promotores da experiência do surf (escolas de surf). As entrevistas serão realizadas na Ericeira, região selecionada pelo método da saturação. Para a análise de dados proceder-se-á a uma análise de conteúdo por categorias. Para medir o envolvimento com o surf é adotada a proposta de pesquisa de autores devidamente identificados na revisão da literatura, em relação às dimensões de atração, autoexpressão e centralidade. Este estudo encontra-se na fase da elaboração do guião de entrevista, tendo em conta que a revisão da literatura já foi realizada. A conclusão do trabalho permitirá identificar experiências criativas de surf em destinos turísticos criativos associados ao surf, em função do nível de envolvimento dos visitantes com esta atividade desportiva, no sentido de perceber como construir uma experiência de surf adequada aos vários segmentos de mercado.
- QUAL A PERCEÇÃO DOS ESTUDANTES DE TURISMO ACERCA DO CONCEITO DE FLIGHT SHAME?Publication . Carvalho, RuiIntrodução: O recente conceito de flight shame, tem vindo a ganhar destaque na literatura do turismo perante a emergência do aquecimento global, influenciando o comportamento dos visitantes e as estratégias da oferta turística no que respeita aos transportes turísticos. Os autores procuraram percecionar qual a opinião dos estudantes dos cursos de turismo do ISLA Santarém, acerca do conceito de flight shame. Método: Privilegiou-se o método quantitativo, com a aplicação de um inquérito por questionário a 48 alunos dos cursos de turismo. Ao estudo de caso, aplicou-se a amostra por conveniência, recorrendo-se ao software SPSS 25 para o tratamento dos dados. Resultados: Resultados demonstram que o conceito de flight shame é pouco conhecido. Apesar dos alunos demonstrarem uma consciência ecológica no contexto das viagens e do turismo, estes não tomam decisões de viagens eco sustentáveis. Discussão: O flight shame é ainda muito incipiente na opinião dos inquiridos, o que confrontado com os estudos nacionais presentes na literatura, reflete a novidade do tema indo ao encontro da revisão de literatura. Este estudo demonstra igualmente que apesar das preocupações dos alunos de turismo com o aquecimento global e o impacto ambiental causado pela aviação, estas não impactam de forma significativa a forma como tencionam viajar num futuro próximo. Conclusão: Este estudo é importante pois aborda um conceito muito recente no contexto da literatura do turismo, procurando percecionar a opinião dos alunos de turismo acerca dos impactos ambientais na época do Antropoceno. Será necessário continuar a estudar os impactes deste fenómeno de forma a antecipar as implicações para as empresas, comunidades locais e visitantes.