IUM - CRC - CPOG - Trabalhos de Investigação de Grupo
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Browsing IUM - CRC - CPOG - Trabalhos de Investigação de Grupo by Author "Canané, Manuel"
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- OSCE – Linhas estratégicas para a implementação do Código de Conduta nos países parceiros do MediterrâneoPublication . Soares, Pedro; Santiago, José; Canané, Manuel; Cabral, JúlioA OSCE, para promoção e fortalecimento de estruturas e processos que permitam implementar e consolidar regimes democráticos, instituiu um Código de Conduta aceite por todos os seus membros. Na incessante procura da paz e estabilidade, esta organização pretende ver este código implementado nos países parceiros do Sul do Mediterrâneo: Argélia, Egito, Israel, Jordânia, Marrocos e Tunísia. Assim, o presente estudo pretende analisar e caracterizar a situação política, económica e social destes seis países, no sentido de determinar os fatores que favoreçam ou dificultem a adoção deste Código e o cimentar de regimes democráticos. Paralelamente, teve como objetivo a identificação de contributos para a definição de linhas de ação estratégicas, necessárias à adoção do Código e assim contribuir para os objetivos estratégicos da OSCE. A investigação seguiu uma estratégia que privilegiou uma abordagem do tipo qualitativa, em que a pesquisa assentou em procedimentos interpretativos dos fenómenos para, assim, alcançar a compreensão da realidade. Foi dada primazia à análise de conteúdo e à produção de dados descritivos decorrentes dos documentos analisados. Tendo-se concluído pela impossibilidade de uma implementação imediata e simultânea, nos seis países, foram encontrados os principais vetores de linhas de ação estratégica a implementar, para facilitar a adoção do Código de Conduta, estabilizando a região e consolidando a democracia. Abstract: To promote and strengthen the structures and processes, to implement and consolidate democratic regimes, OSCE has established a Code of Conduct, which was accepted by all its members. In the quest for peace and stability, its intent is to implement this code in the partner countries of the Southern Mediterranean: Algeria, Egypt, Israel, Jordan, Morocco and Tunisia. The present study aims to analyze and characterize the political, economic and social situation of these six countries, in order to determine the factors that favor or hinder the adoption of this Code and the reinforcement of the democratic regimes. At the same time, it aimed to identify contributions to the definition of the strategic lines of action, necessaries for the adoption of the Code that contribute to the OSCE's strategic objectives. The analysis followed a strategy that favors a qualitative approach and the research was based on interpretative phenomena procedures to understand the reality of the situation. The study of the content was paramount and the production of descriptive data was analyzed via documents. Having concluded about the impossibility of an immediate and simultaneous implementation in the six countries, the adoption of the Code of Conduct could only be achieved by the implementation of the main action lines strategic vectors, in order to facilitate the stabilization of the region and thus, consolidate the democracy.
- Sistema de Auditoria Interna nas Forças Armadas: perspetiva conjunta.Publication . Santos, Luís; Canané, Manuel; Ribeiro, LuísA presente investigação teve como objetivo avaliar a eventual aplicabilidade da criação de uma estrutura conjunta de sistema de auditoria interna transversal ao Estado-Maior General das Forças Armadas e aos ramos das Forças Armadas, tendo como referência os objetivos da Reforma “Defesa 2020”, no sentido de procurar soluções integradas e conjuntas para a racionalização da despesa, uniformização de procedimentos e economia dos recursos, tendo presente as competências que, por lei, são específicas de cada ramo. Incidindo sobre a estrutura e a atividade das unidades orgânicas dos ramos das Forças Armadas dedicadas à auditoria e inspeção, além da análise de documentação interna, o trabalho foi conduzido de acordo com uma estratégia de investigação qualitativa, tendo o estudo de caso sido adotado como desenho de pesquisa. Após a investigação ter percorrido distintas fases, concluiu-se que, sendo a auditoria interna uma ferramenta destinada a acrescentar valor às organizações, no apoio que disponibiliza à gestão dos Chefes de Estado-Maior, não se considera adequado nem aceitável a criação de uma estrutura conjunta de auditoria transversal aos ramos das Forças Armadas, pois conflituaria com as atribuições e competências atualmente existentes, já que colocaria essa atividade num patamar de auditoria externa. Abstract: The present investigation aims to evaluate the applicability of a joint structure of internal auditing system, transversal to the General Staff of the Armed Forces and to the branches of the Armed Forces, with reference to the objectives of the "Defense 2020" , seeking integrated and joint solutions for expenditure rationalization , procedures and economics of resources standardization , taking into account the competences that, by law, are specific to each branch. Focusing on the structure and activity of the Armed Forces units devoted to auditing and inspection, in addition to internal documentation analysis, the work was conducted according to a qualitative research strategy, with the case study being used as a drawing of research. As the investigation went through different phases, it was concluded that, as internal auditing is a tool that aims to add value to organizations, in the support it provides to the management of the Chiefs of Staff, it is not considered appropriate nor acceptable to create a joint Armed Forces branches auditing structure, because it would create conflict with the existing duties and competences, as it would place this activity at an external auditing level.