IPS - ESE - DCT - Comunicações em congressos
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing IPS - ESE - DCT - Comunicações em congressos by Author "Boavida, Ana Maria"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- The dynamics of argumentation in mathematics classroom a collaborative research projectPublication . Boavida, Ana Maria
- Raciocinando matematicamente no 5º ano de escolaridadePublication . Oliveira, Carina; Boavida, Ana MariaA comunicação que se apresenta decorre de um estudo mais amplo, realizado pela primeira autora, cujo objetivo foi analisar e compreender o raciocínio matemático de alunos do 5.º ano de escolaridade na resolução de problemas com números racionais não negativos. Do ponto de vista metodológico, o estudo enquadra-se no paradigma interpretativo e constitui uma investigação sobre a prática. Os dados foram obtidos através de entrevistas clínicas realizadas a dois alunos, de recolha documental e de observação participante. Esta observação esteve associada a uma intervenção pedagógica, com a duração de cinco semanas, concretizada pela referida autora durante o seu estágio. Nesta intervenção foram propostos vários problemas visando introduzir e trabalhar conteúdos matemáticos, associados aos números racionais, cujas resoluções eram objeto de discussões coletivas. Os resultados da investigação mostram que os alunos envolvidos no estudo evidenciam atividades associadas ao raciocínio matemático como a explicação, a justificação, a formulação de conjeturas e a generalização aquando a exploração das tarefas propostas. As atividades mais frequentes foram a explicação e a justificação, tendo a formulação de conjeturas e a generalização surgido com menos frequência. Os conhecimentos matemáticos e as representações utilizadas pelos alunos revelaram-se importantes recursos de apoio do seu raciocínio matemático.
- To figure out more than a solution to a geometric problem: what do prospective teachers?Publication . Mendes, Fátima; Boavida, Ana Maria; Brocardo, Joana; Delgado, CatarinaThis poster focuses on the development of prospective elementary teachers’ problem-solving capacity and, particularly, on geometric problem solving. More specifically, we present some preliminary results of a research project that is being developed, in a Portuguese School of Education focusing prospective elementary teachers’ preparation in geometry and measure, one of the disciplines of their bachelor’s degree.