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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A comunicação que se apresenta decorre de um estudo mais amplo, realizado
pela primeira autora, cujo objetivo foi analisar e compreender o raciocínio matemático
de alunos do 5.º ano de escolaridade na resolução de problemas com números racionais
não negativos. Do ponto de vista metodológico, o estudo enquadra-se no paradigma
interpretativo e constitui uma investigação sobre a prática. Os dados foram obtidos
através de entrevistas clínicas realizadas a dois alunos, de recolha documental e de
observação participante. Esta observação esteve associada a uma intervenção
pedagógica, com a duração de cinco semanas, concretizada pela referida autora durante
o seu estágio. Nesta intervenção foram propostos vários problemas visando introduzir e
trabalhar conteúdos matemáticos, associados aos números racionais, cujas resoluções
eram objeto de discussões coletivas. Os resultados da investigação mostram que os
alunos envolvidos no estudo evidenciam atividades associadas ao raciocínio matemático
como a explicação, a justificação, a formulação de conjeturas e a generalização aquando
a exploração das tarefas propostas. As atividades mais frequentes foram a explicação e a
justificação, tendo a formulação de conjeturas e a generalização surgido com menos
frequência. Os conhecimentos matemáticos e as representações utilizadas pelos alunos
revelaram-se importantes recursos de apoio do seu raciocínio matemático.
Description
Keywords
Aprendizagem da matemática Raciocínio matemático Problemas
Citation
Oliveira, C., & Boavida, A. M. (2016). Raciocinando matematicamente no 5º ano de escolaridade: os problemas enquanto ponto de partida. In A. P. Canavarro, A. Borralho, J. Brocardo & L. Santos (Eds), Recursos na educação matemática: livro de atas do EIEM (211-228). Évora: Universidade.
Publisher
SPIEM - Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática