Repository logo
 
Publication

Raciocinando matematicamente no 5º ano de escolaridade

dc.contributor.authorOliveira, Carina
dc.contributor.authorBoavida, Ana Maria
dc.date.accessioned2018-01-17T15:38:42Z
dc.date.available2018-01-17T15:38:42Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractA comunicação que se apresenta decorre de um estudo mais amplo, realizado pela primeira autora, cujo objetivo foi analisar e compreender o raciocínio matemático de alunos do 5.º ano de escolaridade na resolução de problemas com números racionais não negativos. Do ponto de vista metodológico, o estudo enquadra-se no paradigma interpretativo e constitui uma investigação sobre a prática. Os dados foram obtidos através de entrevistas clínicas realizadas a dois alunos, de recolha documental e de observação participante. Esta observação esteve associada a uma intervenção pedagógica, com a duração de cinco semanas, concretizada pela referida autora durante o seu estágio. Nesta intervenção foram propostos vários problemas visando introduzir e trabalhar conteúdos matemáticos, associados aos números racionais, cujas resoluções eram objeto de discussões coletivas. Os resultados da investigação mostram que os alunos envolvidos no estudo evidenciam atividades associadas ao raciocínio matemático como a explicação, a justificação, a formulação de conjeturas e a generalização aquando a exploração das tarefas propostas. As atividades mais frequentes foram a explicação e a justificação, tendo a formulação de conjeturas e a generalização surgido com menos frequência. Os conhecimentos matemáticos e as representações utilizadas pelos alunos revelaram-se importantes recursos de apoio do seu raciocínio matemático.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationOliveira, C., & Boavida, A. M. (2016). Raciocinando matematicamente no 5º ano de escolaridade: os problemas enquanto ponto de partida. In A. P. Canavarro, A. Borralho, J. Brocardo & L. Santos (Eds), Recursos na educação matemática: livro de atas do EIEM (211-228). Évora: Universidade.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/20268
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyesen
dc.publisherSPIEM - Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemáticapt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://spiem.pt/publicacoes/arquivo/pt_PT
dc.subjectAprendizagem da matemáticapt_PT
dc.subjectRaciocínio matemáticopt_PT
dc.subjectProblemaspt_PT
dc.titleRaciocinando matematicamente no 5º ano de escolaridadept_PT
dc.title.alternativeos problemas enquanto ponto de partidapt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceÉvorapt_PT
oaire.citation.endPage228pt_PT
oaire.citation.startPage211pt_PT
oaire.citation.titleRecursos na educação matemática: livro de atas do EIEMpt_PT
rcaap.rightsopenAccessen
rcaap.typeconferenceObjecten

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Raciocinando matematicamente no 5º ano de escolaridade - pp. 211-228.pdf
Size:
6.34 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: