ESEJD - Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESEJD - Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico by advisor "Cortez, Mariana"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Braga, Rita Beirão; Cortez, MarianaO Relatório de Estágio corresponde ao meu percurso na unidade curricular de Estágio Profissional I, II, III e IV do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação João de Deus durante os anos letivos de 2018/2019 e 2019/2020. Este relatório encontra-se dividido em quatro capítulos. O primeiro capítulo é constituído por relatos de estágio. Os relatos abrangem as diferentes faixas etárias onde estagiei e as diferentes áreas/disciplinas de ensino. No capítulo II apresento as planificações de atividades destinadas à Educação Pré- Escolar e ao 1.º Ciclo do Ensino Básico, seguidas de toda a fundamentação teórica acerca das estratégias planeadas e utilizadas. O capítulo III é constituído por quatro dispositivos de avaliação que utilizei durante o estágio profissional, realizados em salas de Educação Pré-Escolar e outros realizados em sala do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O último capítulo destina-se à apresentação de um trabalho de projeto. Por fim, são apresentadas as considerações finais onde reflito acerca do meu percurso enquanto estagiária.
- Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IVPublication . Nunes, Daniela Gomes; Cortez, MarianaO presente trabalho consiste num Relatório de Estágio Profissional, diz respeito à prática profissional I, II, II e IV, realizada durante o Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e foi elaborado ao longo de quatro semestres. Este relatório é composto por diversas experiências e aprendizagens que tive a oportunidade de vivenciar durante os Estágios I, II, III e IV. Para começar, o relatório está dividido em quatro capítulos, no entanto, antes destes quatro capítulos, existe uma introdução onde abordo a importância do estágio profissional e da supervisão do mesmo, depois, há uma breve descrição de todos as escolas onde tive a oportunidade de realizar o meu estágio e por fim, antes dos quatro capítulos, vem a calendarização de como se organizou os meus estágios. No primeiro capítulo, escrevi dez relatos, sendo que sete deles seriam de aulas ou atividades que observei durante o estágio e os restantes três seriam de atividades e aulas que eu dinamizei com as turmas onde fiz estágio. Estes relatos estão devidamente fundamentados teoricamente com temas que achei pertinentes abordar e refletir. No segundo capítulo, estão presentes oito planificações, quatro delas são referentes aos estágios realizados na valência de Educação Pré-Escolar e as outras quatro dizem respeito ao estágio realizado no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este capítulo abrange também as estratégias utilizadas, juntamente com uma breve reflexão sobre as mesmas e a devida fundamentação teórica. O terceiro capítulo é composto por quatro dispositivos de avaliação realizados e aplicados em contexto de estágio. Dois deles dizem respeito à valência de Educação Pré-Escolar e os outros são referentes ao 1.º Ciclo do Ensino Básico. Aborda ainda, as reflexões dos resultados e análises dos mesmos, devidamente fundamentados com autores. O quarto e último capítulo diz respeito a um projeto educativo, cujo tema e título do projeto são as Diferenças. Este projeto está pensado para crianças da valência de Educação Pré-Escolar e tem como objetivo realizar diversas atividades e jogos que alertem as crianças para as diferenças umas das outras, de forma a aprenderem, desde cedo, a saber lidar com as mesmas e a respeitá-las. Como refere Todd Parr, Não faz mal ser diferente.
