ESEJD - Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESEJD - Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico by advisor "Botelho, Ana Teresa Ivens Ferraz Colares Pereira da Silveira"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de estágio profissionalPublication . Cardeal, Carmen Micaela Marques; Botelho, Ana Teresa Ivens Ferraz Colares Pereira da SilveiraNo âmbito da Unidade Curricular de Prática Pedagógica I. II e III, foi-me solicitada a elaboração de um Relatório de Estágio alusivo à mesma, pertencente aos últimos anos do mestrado em Ensino do Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório consiste na descrição do meu dia-a-dia, num Jardim-Escola. A elaboração deste trabalho tem como objetivo proporcionar-me, como futura profissional, uma observação direta do funcionamento das aulas nos diferentes graus de ensino. O presente relatório é bastante importante para poder refletir sobre as minhas aprendizagens, e melhorar cada vez mais a minha forma de agir como futura docente. O estágio decorreu no período compreendido entre 27 de setembro de 2011 a 25 de janeiro de 2013, e realizava-se às segundas, terças e sextas-feiras, das 9h às 13h. Neste relatório é possível encontrar relatos do que vivenciei, observações, opiniões pessoais e fundamentação teórica relativamente aos aspetos que considerei mais pertinentes. Serão omitidos os nomes dos estabelecimentos de ensino onde estagiei, bem como o nome dos educadores, professores e colegas de estágio.
- Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IVPublication . Oliveira, Maria Cristiana Lopes de; Botelho, Ana Teresa Ivens Ferraz Colares Pereira da SilveiraO presente Relatório de Estágio Profissional surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, e é referente às unidades curriculares de Estágio Profissional I, II, III e IV com a duração de 4 semestres. Um dos objetivos principais deste relatório é representar o processo de ligação entre a teoria e a prática pedagógica. Apresentar, analisar e refletir sobre as experiências vividas ao longo do estágio torna-se fundamental para um futuro professor. Tal como defendem Amaral et al. (1996, p. 99), “os professores reflexivos são aqueles que são capazes de criticar e desenvolver as suas teorias sobre a prática ao refletirem, sozinhos ou em conjunto, na ação e sobre ela assim como sobre as condições que as modelam”. Os alunos, através do seu estágio, têm oportunidade de observar, planificar a intervenção, e refletir sobre a mesma. A metodologia seguida foi de tipo qualitativo, utilizando a observação participante e a revisão documental como principais instrumentos para fazer a recolha de dados. Freixo (2011, p. 196), explicita “que a observação participante tem lugar quando o investigador participa na situação estudada”. Esta formação foi sempre acompanhada e orientada pelos educadores cooperantes e pela equipa de supervisão da Escola Superior de Educação João de Deus. Valério (2022, p. 148), realça a importância da supervisão dizendo que o supervisor é um “recurso estratégico de grande potencial para a formação”, uma vez que ajuda no processo de formação de professores. Outros autores, corroboram esta ideia, acrescentando qual é o trabalho de um supervisor. Amaral et al. (1996) referem que o supervisor participa no processo de acompanhamento, orientação e desenvolvimento dos alunos, sobretudo na identificação de problemas ou questões cruciais, planificação e implementação de atividades nessa realidade. Além disso, ajuda, também a consciencializar os alunos para a forma como vão implementar essas atividades. O estágio foi desenvolvido em 4 escolas diferentes da região de Lisboa nas valências da Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, entre o mês de outubro de 2022 e o mês de julho de 2024.
