ESEJD - Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESEJD - Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico by advisor "Boaventura, Diana"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Oliveira, Joana Nuñez Teixeira de; Boaventura, DianaO presente trabalho tem como tema “Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV”, e tem como objetivo reunir a informação referente ao estágio realizado ao longo dos dois anos de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Com este trabalho, pretende-se aprofundar e refletir sobre as práticas observadas e experienciadas na realidade educativa contactada. Desta forma, o relatório encontra-se dividido em quatro capítulos distintos: relatos de estágio, planificações, dispositivos de avaliação e, por fim, um projeto final. No primeiro capítulo, encontram-se 10 relatos de estágio, sendo 7 relatos de estágio correspondentes a atividades de sala de aula com crianças entre os 3 e os 9 anos de idade observados por mim, e 3 relatos de atividades desenvolvidas por mim durante o estágio, e avaliadas pelas educadoras e orientadoras da prática pedagógica, em diferentes faixas etárias. No segundo capítulo, apresento 8 planificações de atividades realizadas por mim, sendo quatro planificações referentes ao Ensino do Pré-Escolar e quatro planificações referentes ao Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Nestas planificações estão descritas as estratégias e os recursos utilizados com fundamentação teórica baseada em diferentes autores, de modo, a promover a aprendizagem de cada criança/aluno. No terceiro capítulo, apresento quatro dispositivos de avaliação: dois dispositivos de avaliação referentes à educação Pré-Escolar e dois dispositivos de avaliação referentes ao ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O quarto capítulo, compreende o projeto final. Este trabalho de projeto, designado como “Segurança na Escola. SOS crianças” consiste em recorrer ao suporte básico de vida de forma apropriada, tanto nas crianças de 8 anos como nos professores envolvidos, com o intuito de promover os conhecimentos adequados e práticos, de modo a agirem corretamente numa situação de acidente. Com a realização deste relatório, pretendi demonstrar o meu desenvolvimento a nível pessoal e profissional, de modo a melhorar no futuro, e poder assim refletir todo esse desenvolvimento na prática pedagógica como futura educadora e professora.
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Rocha, Madalena Melo Breyner Andrade; Boaventura, DianaO presente “Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV encontra-se dividido em quatro capítulos: relatos de estágio; planificações; dispositivos de avaliação e proposta de um projeto final. O primeiro capítulo, relatos de estágio, tem a narrativa de aulas observadas durante o estágio profissional, não só das educadoras como de colegas de estágio. Encontram- -se ainda neste capítulo três relatos de atividades realizadas por mim. No segundo capítulo, apresento oito planificações de atividades realizadas em estágio, quatro delas na educação pré-escolar e quatro no 1.º Ciclo do Ensino Básico, nelas mostro diferentes estratégias, recursos e conteúdos lecionados nos diferentes níveis de ensino. No capítulo dos dispositivos de avaliação, apresento quatro avaliações, duas na educação pré-escolar, na faixa etária dos 3 anos e na faixa etária dos 5 anos, e duas no 1.º Ciclo do Ensino Básico, no 1.º ano e no 4.º ano. Os dispositivos de avaliação apresentados são relativos a diferentes áreas e utilizei como método uma grelha de observação, duas propostas de trabalho e um protocolo de atividade experimental. Por fim, o último capítulo denominado projeto VER, foi pensado para ser realizado com crianças de 3.º ano com o objetivo principal de trabalhar os diversos conteúdos das diferentes disciplinas de forma lúdica e através de atividades experimentais. Com a elaboração deste relatório pretende-se apresentar todo o percurso realizado enquanto estagiária para a formação como futura educadora e professora.
- Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IVPublication . Corvo, Patrícia Isabel Oliveira; Boaventura, DianaO Relatório de Estágio Profissional pretende descrever diferentes experiências e aprendizagens realizadas no âmbito do Mestrado Profissionalizante em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, durante a realização dos Estágios I, II, III e IV, realizados nos anos letivos 2019/2020 e 2020/2021. O mesmo foi realizado com a metodologia de observação participante e está dividido em quatro capítulos: Relatos de Estágio, Planificações, Dispositivos de Avaliação e Trabalho de Projeto. O primeiro capítulo destina-se à narrativa de dez relatos significativos de Estágio, nomeadamente aulas e atividades que observei durante o mesmo. Três dos relatos apresentados são de atividades ou aulas realizadas por mim, e as restantes sete dinamizadas por profissionais de educação e por colegas de estágio. Cada relato conta com a reflexão da prática, fundamentando-a com os autores necessários. O segundo capítulo abrange oito planificações de atividades e de aulas, elaboradas por mim durante o Estágio Profissional. Para cada planificação descrevo as estratégias e recursos utilizados, e analiso as mesmas, justificando com base em conceitos de diversos autores. O terceiro capítulo é constituído por quatro dispositivos de avaliação, que criei e apliquei durante o Estágio Profissional. Dois dos dispositivos foram aplicados em grupos de Educação Pré-Escolar e dois em grupos de 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para cada dispositivo apresento os respetivos parâmetros e critérios de avaliação, a avaliação em si e a análise, convenientemente fundamentada, das aprendizagens realizadas pelas crianças, durantes as atividades concretizadas. O quarto capítulo apresenta uma proposta de projeto intitulado “Higiene – Para que serve?”, pensado para o 1.º ano do Ensino Básico e com o objetivo abordar as diversas normas de higiene com os alunos, consciencializando-os para diversas temáticas. Termino o Relatório com as minhas Considerações Finais, onde reflito sobre o meu percurso ao longo destes quatro semestres, as dificuldades e desafios encontrados e a importância do Estágio Profissional. Também apresento todas as referências bibliográficas utilizadas para a realização deste relatório, assim como os anexos.
