CI - ISCEM - Dissertações de mestrado
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Browsing CI - ISCEM - Dissertações de mestrado by advisor "Teixeira, Natália"
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- A Agência de Publicidade Rasgo e a Plataforma de Comunicação COMMOPPPublication . Manuel de Almeida Ricardo Martins Serrano, Manuel; Teixeira, Natália
- Com conta PESO e medida - análise do modelo de PESO e sua integração nas áreas de atividade do marketingPublication . Batista, Fernando; Teixeira, Natália
- Tágide Porto wine experience - uma estratégia de marketing de guerrilhaPublication . Brito, Susana; Teixeira, Natália
- Transgénicos e OMG free - o rótulo como forma de comunicação com o consumidorPublication . Leite, Maria; Teixeira, NatáliaOs OGM (organismos geneticamente modificados) pertencem à classe da biotecnologia que recorre a inúmeras aplicações tecnológicas para conceber ou modificar produtos, para um fim determinado. Alimentos obtidos como resultado da engenharia genética são comercializados em larga escala há mais de duas décadas pelo mundo fora, especialmente na América do Norte. O desconhecimento sobre o que comemos e a forma como o fazemos, suscita várias interrogações, até mesmo no plano ambiental. O primeiro impacto visual de um produto alimentar advém da rotulagem. Contudo, é notória a falta de informação relativamente à sua eficácia, a qual carece de trabalhos de investigação, nomeadamente em áreas como: conhecimentos sobre OGM, leitura e interpretação de rótulos alimentares e motivações de compra. Neste trabalho pretende-se compreender a comunicação por meio da rotulagem, e se a mesma corresponde às necessidades, interesses e anseios dos consumidores. Analisa-se a possibilidade de desenvolver um rótulo adicional, de carater voluntário, que mencione a ausência de OGM. No decorrer da investigação, entendeu-se ser necessário elaborar um questionário para avaliar a sensibilidade dos consumidores face a este tema. Analisar se o conteúdo dos rótulos influencia o processo de compra, interpretar mensagens de rótulos alimentares, grau de informação dos consumidores, são algumas das questões propostas. A amostra, escolhida por conveniência, representa um setor mais esclarecido da população (ensino secundário completo), cujo nível de compreensão parece ser mais adequado para este estudo. Dos resultados depreende-se que a grande maioria dos inquiridos está familiarizado com a temática, mas o nível de conhecimentos é reduzido. Há, contudo, abertura para mais informação. Esta afirmação é corroborada pela elevada percentagem de indíviduos que considera importante destacar esta mensagem no rótulo (95%). Os consumidores estão muito divididos em relação à disponibilidade para pagar um preço acrescido pela mesma, pelo que aumentar o preço pode ter efeitos contraproducentes na procura. A composição e o valor nutricional são fatores considerados de extrema importância na rotulagem e os mais decisivos na compra de bens alimentares. O consumidor prefere a mensagem de “sem organismos geneticamente modificados”, a colocar num rótulo complementar.
- wedding planning em Portugal: uma estratégia de marketing para a empresa Diamonds EventsPublication . Santos, Priscilla; Teixeira, Natália