ESSSM - Dissertações/Relatórios/Projetos de Mestrado
Permanent URI for this community
Browse
Browsing ESSSM - Dissertações/Relatórios/Projetos de Mestrado by advisor "Alves, Márcia"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Cuidados especializados em enfermagem à pessoa em situação perioperatória: boas práticas de instrumentação na prevenção da infeção do local cirúrgico de ortopedia com uso de implantesPublication . Silva, Daniela Frederica de Almeida; Alves, MárciaA realização deste relatório surge no âmbito do curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica com área de especialização de Enfermagem à de Pessoa em Situação Perioperatória, da Escola Superior de Saúde de Santa Maria. Tem como objetivo traduzir o percurso efetuado na aquisição de competências inerentes ao grau de Enfermeiro Especialista e de Mestre, refletindo uma apreciação global sobre as experiências vividas durante os períodos de ensino clínico, desenvolvendo e aprofundando conhecimentos e habilidades. Considerando o risco de infeção e procedimentos cirúrgicos, o relatório salienta a aquisição de competências envolvendo a pessoa/família que experienciam um processo cirúrgico/anestésico que permitem assegurar a prestação de cuidados, considerando a especificidade das necessidades de saúde da pessoa e família, de uma forma segura e individualizada, bem como considerando o elevado risco associado aos cuidados perioperatórios decorrentes da vulnerabilidade da pessoa, procedimentos e complexidade do ambiente, contribuindo assim para a melhoria da qualidade dos cuidados prestados. A Enfermagem perioperatória é uma área focada na segurança da pessoa, particularmente no que concerne à prevenção e controlo de infeção. As infeções do local cirúrgico (ILCs), são as infeções mais comuns e dispendiosas pertencentes ao extenso leque de infeções associadas aos cuidados de saúde (IACS). Embora na última década, as taxas tenham vindo a diminuir significativamente (44,2%), a segurança da pessoa ainda se mantém comprometida, particularmente no que concerne à prevenção e controlo de infeção. Para proporcionar uma experiência segura aos clientes, os enfermeiros perioperatórios aplicam boas práticas baseadas na evidência para a prevenção da ILC. (Bashaw & Keister, 2019). A metodologia usada teve por base um método descritivo, reflexivo e analítico sustentado por autores que se baseiam na evidência científica. Decorrente disto, o enfermeiro especialista perioperatório necessita mobilizar e atuar de forma a garantir a segurança da pessoa, dos profissionais e do ambiente.
- Cuidados especializados perioperatórios na prevenção da infeção do local cirúrgico no doente submetido a cirurgia ortopédicaPublication . Soares, Paula Cristina Ribeiro; Alves, MárciaNo âmbito do primeiro Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área do cuidado à pessoa em situação perioperatória, surge este relatório de estágio cuja apresentação e defesa pública visa a obtenção do grau de Mestre. Este tem como objetivo principal evidenciar de forma critica, reflexiva e baseada na evidencia científica, as atividades e as competências de especialista e de mestre adquiridas ao longo dos estágios. Durante este percurso, o cuidado à pessoa submetida a cirurgia ortopédica, com enfoque na prevenção da Infeção do Local Cirúrgico (ILC), emergiu como um tema de destaque. Efetivamente, as ILC’s constituem um problema para a saúde, sendo uma das complicações cirúrgicas que contribuem para uma maior morbilidade e mortalidade. Não raras vezes este fenómeno conduz a um internamento mais prolongado no pós-operatório, procedimentos cirúrgicos adicionais e internamento em cuidados intensivos, o que se traduz em custos elevados. Assim, torna-se fundamental refletir sobre as medidas de prevenção da ILC e de que forma os cuidados de enfermagem especializados podem promover uma experiência cirúrgica de qualidade e segura, à pessoa e família/pessoa significativa. Só desta forma, é possível garantir a máxima eficácia na prevenção de complicações neste contexto.
- Um cuidar especializado em enfermagem : doente oncológico enquanto doente críticoPublication . Paiva, Rita Ribeiro; Alves, MárciaRealizado no âmbito do 1º curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área da Pessoa em Situação Crítica do consórcio entre a Escola Superior de Saúde de Santa Maria e a Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny, o presente relatório pretende descrever de forma crítica e reflexiva, o processo de aquisição de competências comuns e de competências específicas do Enfermeiro Especialista, bem como o desenvolvimento das competências inerentes ao grau de Mestre em Enfermagem. Estas competências foram desenvolvidas no decorrer das unidades curriculares teórico e teórico-práticas e na prestação de cuidados de enfermagem à pessoa em situação crítica, tendo esta última, representado uma parte significativa de todo o percurso. Os Ensinos Clínicos, iniciados em contextos direcionados à prestação de cuidados à pessoa em situação crítica em unidades polivalentes, como o serviço de urgência e a unidade de cuidados intensivos, foram, posteriormente, focalizados na prestação de cuidados à pessoa portadora de doença oncológica em descompensação do seu estado clínico, num serviço de atendimento não programado e num serviço de medicina intensiva monovalente. Embora a doença oncológica seja cada vez mais considerada como uma doença crónica, a agressividade do tratamento oncológico e os efeitos iatrogénicos associados às modalidades terapêuticas administradas, concomitantemente com a sobrevivência global e respetivas comorbilidades, levam a que o doente oncológico esteja suscetível a períodos de agudização, com necessidade de cuidados emergentes e vigilância e monitorização contínua. A escolha desta área de intervenção e desenvolvimento de conhecimento, prende-se, para além do interesse pessoal, com a vontade de aperfeiçoamento profissional na área em que exerço a minha práxis.