ESESJC - Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica – Relatórios/Dissertações/Projetos
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Browsing ESESJC - Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica – Relatórios/Dissertações/Projetos by advisor "Cunha, Daniel"
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- O cuidado especializado no transporte do doente crítico em contexto extra-hospitalar nas regiões autónomasPublication . Marília de Fátima Martins Cordeiro; Cunha, DanielO presente relatório integra-se no curso de Mestrado em Enfermagem Médico Cirúrgica à Pessoa em Situação Crítica, da Escola Superior de Saúde de São José de Cluny, em parceria com a Escola Superior de Saúde de Santa Maria do Porto, para a aquisição do título de Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica nos cuidados à Pessoa em Situação Crítica e grau de Mestre. O documento tem como objetivos: Evidenciar a aquisição e desenvolvimento das competências comuns do Enfermeiro Especialista e específicas de Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico Cirúrgica nos cuidados à Pessoa em Situação Critica; e apresentar os resultados da revisão da literatura realizada, atividade crucial para a obtenção das competências de mestre. O desenvolvimento e aquisição das respetivas competências, ocorreu em contexto académico e através da prática clínica especializada, nomeadamente num serviço de Medicina Intensiva Polivalente, numa Urgência Polivalente, e por fim o estágio de opção, realizado nas Regiões Autónomas Autónoma dos Açores e Madeira, respetivamente na Equipa Medicalizada de Intervenção Rápida e o serviço de Triagem e Aconselhamento Telefónico do Centro Integrado de Comunicações, na equipa de Suporte Imediato de Vida, na Linha de Emergência Médica e na Unidade de Evacuações Aéreas. Os diversos contextos da prática clínica especializada em contexto pré-hospitalar, demonstram uma ampla atuação do Enfermeiro Especialista, tendo em vista os melhores resultados aquando do transporte da Pessoa em Situação Crítica. Assim é fundamental compreender o transporte da Pessoa em Situação Crítica, os seus riscos, variáveis e componentes. Através de uma metodologia descritiva, analítica e reflexiva, aludindo aos contextos letivo e da prática, pretende-se demonstrar o resultado do percurso realizado, nomeadamente no cuidar da pessoa em situação crítica, família e/ou cuidadores a vivenciar processos de doença crítica e/ou falência orgânica; no dinamizar a resposta em situações de emergência, exceção e catástrofe; no maximizar a intervenção na prevenção e controlo da infeção e de resistência a antimicrobianos; e no adquirir e desenvolver as competências de mestre.
