ENIDH - Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this community
Browse
Browsing ENIDH - Dissertações de Mestrado by advisor "Caldeirinha, Vítor"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A importância do marketing portuário na relação entre a administração portuária e os terminais concessionadosPublication . Quengue, José Eugénio Lourenço; Caldeirinha, VítorO presente trabalho de pesquisa tem como objectivo analisar a importância do marketing portuário na relação entre a administração portuária e as direcções dos terminais concessionados. Consistiu em explicar que o desenvolvimento de um porto não depende só da administração portuária, mas também da comunidade portuária (stakeholders), e deve ser muito suportado através da ferramenta de marketing. Observámos também vários portos desenvolvidos como os da Bélgica, Holanda e Espanha, onde a maioria dos terminais são operados por concessionários privados e as funções de marketing da AP, planeamento estratégico e desenvolvimento alcançam cada vez mais relevo. A metodologia qualitativa utilizada recorrendo aos casos de estudo de 3 portos, evidencia a importância da utilização do marketing para o desenvolvimento da actividade portuária, cujo os resultados realçam a grande importância do marketing portuário na relação entre a administração portuária e os terminais concessionados.