ISEC Lisboa - Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
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Browsing ISEC Lisboa - Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico by advisor "Araújo, Luisa"
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- O Lúdico na Aprendizagem do InglêsPublication . Fernandes, Diana; Araújo, LuisaO presente relatório teve como propósito compreender como é implementado o ensino precoce do Inglês na Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Assim, procedeu-se à análise da perceção da professora titular de Inglês sobre o ensino da língua inglesa e da sua prática pedagógica, com o mesmo grupo de crianças; primeiro durante a Educação Pré-escolar quando as crianças tinham 5 anos e subsequentemente no 1.º ano de escolaridade do 1.º CEB. Analisou-se ainda a perceção das crianças sobre o ensino do Inglês. Definiram-se objetivos gerais de forma a compreender a orientação e perceção da docente relativamente à aprendizagem e ensino precoce da língua inglesa, conhecer a opinião das crianças relativamente à importância e utilização da língua inglesa e identificar as estratégias de ensino-aprendizagem. Para responder aos objetivos propostos, realizou-se uma investigação qualitativa, de caráter exploratório, num estabelecimento escolar do concelho de Loures. Os dados foram recolhidos por entrevista semi-estruturada, focus group, observação direta e através da recolha do conteúdo dos manuais escolares da disciplina de Inglês. Os dados recolhidos através dos instrumentos mencionados foram sujeitos a análise de conteúdo e análise documental, no caso dos manuais escolares de Inglês. Os resultados destacam uma prática pedagógica do ensino do Inglês direcionada para a ludicidade, que previligia uma aprendizagem natural, mas também uma aprendizagem com intencionalidade educativa, havendo assim um equilíbrio. É também de realçar que tanto as crianças como a docente atribuem grande importância à aprendizagem do Inglês As crianças revelam maior atenção e motivação nas aprendizagens que envolvem histórias, canções, flashcards e jogos, mostrando menos interesse e entusiasmo nas tarefas relacionadas com o manual escolar. Nesta perspetiva, a professora de Inglês, apesar de utilizar o manual escolar, opta por uma aprendizagem que vai ao encontro das preferências das crianças. Em estudos futuros, será pertinente o alargamento deste tipo de investigação a outros contextos de ensino, de forma a averiguar se este tipo de prática pedagógica é comum, bem como averiguar quais as competências de língua adquiridas pelas crianças quando sujeitas a este tipo de ensino.