ISEC Lisboa - Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ISEC Lisboa - Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico by advisor "Ana, Paramés"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Integração Curricular a partir de Atividades Experimentais em Educação Pré-Escolar e 1º ciclo do Ensino BásicoPublication . Luís, Andreia; Ana, ParamésO presente estudo foi realizado no âmbito do Mestrado de Qualificação para a Docência em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Os educadores de infância e professores do 1.º Ciclo alegam, frequentemente, falta de tempo e de meios humanos e materiais para a realização de atividades experimentais. Através deste estudo pretendeu-se compreender as conceções de um grupo de docentes da educação Pré-Escolar e do 1º ciclo do Ensino Básico acerca da integração curricular a partir de atividades experimentais e as dificuldades sentidas nesta prática e os possíveis modos de as ultrapassar. Participaram no estudo um grupo de oito docentes, educadoras de infância e professoras do 1º Ciclo do Ensino Básico, que exercem as suas funções de docência em instituições da rede pública e privada. Foi adotada uma metodologia qualitativa e os dados foram recolhidos através de questionários de resposta aberta. Com a realização da presente investigação foi possível verificar que parte dos participantes no estudo evidenciaram dificuldade em distinguir os termos experiência e atividade experimental. Por sua vez, embora seja reconhecida a importância deste tipo de atividades, as docentes de educação pré-escolar e como os do 1º ciclo do Ensino Básico admitiram que apenas são realizadas de modo pontual, sendo a aposta na formação, uma estratégia fulcral para colmatar esta lacuna.