ESESJC - Escola Superior de Enfermagem de S. José de Cluny
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A Escola de Enfermagem de S. José de Cluny, foi fundada em 1940, na sequência de uma necessidade sentida pela sociedade madeirense de então e personalizada num grupo de jovens que, tendo conhecimento do trabalho desenvolvido pela Madre Pedro no Instituto Pasteur em Paris, lhe solicitou a sua criação. Oficialmente foi reconhecida a 13 de outubro de 1948.
Com a integração do Ensino da Enfermagem no Sistema Educativo Nacional, a nível do Ensino Superior, passou a designar-se de Escola Superior de Enfermagem de S. José de Cluny.
É uma Instituição que tem como missão formar profissionais para uma tão elevada responsabilidade como a de ser Enfermeiro. Privilegia a formação humana aliada à técnico-científica e ética e tem-se afirmado pelas oportunidades de desenvolvimento de competências e rigor imprimido às mesmas, no decorrer dos Cursos de Licenciatura em Enfermagem, Pós-graduados, de Pós-licenciatura e Mestrado.
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Browsing ESESJC - Escola Superior de Enfermagem de S. José de Cluny by advisor "Barcelos, Maria Olívia Sousa de Freitas"
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- Competências especializadas em enfermagem de saúde infantil e pediátrica : um olhar sobre a promoção do sono no lactentePublication . Dias, Vanessa Patrícia Gouveia; Barcelos, Maria Olívia Sousa de FreitasO presente relatório integrado no Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, da Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny, em parceria com a Escola Superior de Saúde de Santa Maria, tem como objetivo apresentar o percurso de aquisição e desenvolvimento de Competências de Mestre em Enfermagem, de Competências Comuns do Enfermeiro Especialista e de Competências Específicas do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica, nos diversos contextos de prática clínica. A metodologia adotada é a descritiva e crítico-reflexiva, sobre o processo de aprendizagem, fundamentado por evidência científica e por referenciais teóricos. O Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica tem uma responsabilidade na equipa de saúde, no que concerne à promoção do sono seguro do lactente. A temática do sono infantil ganhou relevância, pelo impacto que tem na parentalidade e por ser alvo de preocupação por parte dos pais. Assim, promover hábitos de sono saudáveis e seguros foi uma das intervenções transversais aos diferentes contextos de assistência à criança e à família. A sua concretização requer conhecimentos, informados pela evidência científica, para promover cuidados de enfermagem de qualidade, adequados e seguros. Porém, existem múltiplas estratégias, que ao carecerem de evidência científica e de sistematização, poderão comprometer as boas práticas. Com o intuito de identificar e sintetizar a evidência científica existente sobre as estratégias de promoção do sono do lactente, no primeiro ano de vida, foi realizado um estudo de revisão integrativa da literatura. O estudo conduziu à identificação de sete estratégias que visam promover o sono saudável e seguro em lactentes. Com base nos resultados, foi delineada uma proposta de intervenção sobre a promoção do sono do lactente.
- Desenvolvimento das competências do enfermeiro especialista em enfermagem de saúde infantil e pediátrica: Estratégias educativas no empoderamento parental para cuidar do recém-nascidoPublication . Vieira, Eduarda Sofia Abreu; Barcelos, Maria Olívia Sousa de FreitasNo âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, da Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny em parceria com a Escola Superior Saúde Santa Maria, surge o relatório intitulado “Desenvolvimento das competências do enfermeiro especialista em enfermagem de saúde infantil e pediátrica: Estratégias educativas no empoderamento parental para cuidar do recém-nascido”, cujos objetivos são descrever o percurso formativo desenvolvido ao longo da prática de cuidados à criança, jovem e família, analisar as atividades realizadas à luz da evidência científica, refletir o processo de formação na aquisição das competências comuns e específicas do enfermeiro especialista e de mestre, e analisar a literatura sobre as intervenções educativas utilizadas no empoderamento parental para cuidar do recém-nascido. Atingir a especialização em enfermagem encerra responsabilidades acrescidas que devem estar presentes na prática diária do enfermeiro, em prol da excelência da profissão. Quando da busca da mestria se trata, o processo formativo pessoal e profissional ganha dimensão, já que a intervenção é mais específic a e restrit a . Focar a intervenção de enfermagem n o cuidado infantojuvenil , nas situações de saúde/doença, em função dos contextos biopsicossociais, obriga à aquisição de competências, descritas em regulamentos próprios, que se devem refletir na prática clínica . Uma vez que o desenvolvimento profissional também se espelha na construção d e conhecimento, inclui se uma revisão integrativa de literatura com enfoque no empoderamento parental para cuidar do recém nascido. A literatura mais recente dita ser premente valorizar o recém nascido e as suas necessidades biopsicossociais . Através de um trabalho dedicado junto dos pais, centrado na criança e por intermédio de educação em saúde nos períodos pré e pós natal, é possível que se promova o bem estar integral do recém nascido . A inda que se ambicione a sua autonomia, é fulcral que o enfermeiro mantenha a relação terapêutica com os pais , representa ndo um recurso sempre válido no cuidado integrado à família .
- Desenvolvimento das competências do enfermeiro especialista em saúde infantil e pediátrica: Capacitação parental no cuidar do lactente com febrePublication . Abreu, Lucrécia José Silva; Barcelos, Maria Olívia Sousa de FreitasO Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica, no domínio de intervenção, possui inúmeras competências comuns, específicas e de Mestre, continuamente, adquiridas e desenvolvidas, nos distintos contextos da prática clínica. À luz de uma visão crítico-reflexiva e fundamentadas em evidência científica, foram descritas e analisadas as atividades e experiências vivenciadas que contribuíram para a consecução de tais competências. Aquando da prestação de cuidados, transversal aos vários contextos, identificou-se uma inquietação dos pais/cuidadores relativa ao lactente com febre. Na qualidade de futura especialista, motivou a necessidade de aprofundar conhecimentos para uma intervenção adequada. A febre constitui um motivo de grande preocupação e os pais/cuidadores com medo ou desconhecimento, de forma excessiva, recorrem aos recursos disponíveis, frequentemente, saturando-os. No decorrer da intervenção do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica, há todo um processo de capacitação, importa prover o cuidador dos conhecimentos adequados, valores de referência, locais de avaliação, terapêutica a instituir, bem como os sinais de alarme que, efetivamente, motivem observação médica. Nos distintos contextos da prática, atendendo à proximidade com o lactente/família e às suas competências específicas para a capacitar, possui uma intervenção basilar, na gestão do quadro febril. Naturalmente, sem descurar a primordialidade dos Cuidados Centrados na Família e o papel, igualmente, preponderante da Parceria de Cuidados. No âmbito da capacitação parental, objetivando o aprofundar de conhecimentos, competências e intervenções, desenvolveu-se uma Revisão Integrativa da Literatura, antevendo a transposição para a Prática Baseada em Evidências. Neste sentido, identificaram-se as intervenções educativas, passíveis de implementação pelo Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica, nos Cuidados de Saúde Primários e Hospitalares, com o intuito de capacitar os pais/cuidadores no cuidar do lactente com febre. Deste modo, em ambos os contextos, salienta-se a categorização definida, desde o formato em papel, digital até à comunicação verbal direta.
- Processo de aquisição de competências de enfermeiro especialista e mestre em enfermagem de saúde infantil e pediátrica: Prevenção dos maus-tratos infantis em contexto de cuidados de saúde primáriosPublication . Pereira, Cláudia Sofia Gonçalves Abreu; Barcelos, Maria Olívia Sousa de FreitasNo âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, promovido pela Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny em parceria com a Escola Superior de Saúde de Santa Maria, elaborou-se este relatório, como documento de avaliação para a obtenção do grau de Mestre e Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. Foram definidos como principais objetivos deste trabalho: Descrever algumas das experiências vivenciadas nos diversos ensinos clínicos; Refletir sobre a forma como essas experiências conduziram ao desenvolvimento de Competências Comuns e Específicas na área de especialização e Competências inerentes ao grau de Mestre; Refletir, à luz dos resultados obtidos, sobre o contributo do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica na prevenção dos maus-tratos infantis, em contexto de Cuidados de Saúde Primários. A metodologia utilizada para a elaboração do relatório será essencialmente crítica- reflexiva e descritiva, tendo sido redigido de acordo com as orientações para elaboração de trabalhos académicos da Escola Superior de Enfermagem de S. José de Cluny. Para a seleção da temática considerou-se a responsabilidade ética e deontológica dos enfermeiros na defesa dos direitos humanos básicos, assim como as competências específicas, no âmbito do reconhecimento e intervenção nos fatores que podem incorrer em desvios ao desenvolvimento infanto-juvenil normal. Com este relatório pretendeu-se ainda contribuir para a investigação em enfermagem, no âmbito da área temática selecionada, através da realização de uma revisão integrativa de literatura. Esta foi redigida em formato de artigo para publicação, tendo sido realizada por meio de levantamento bibliográfico, durante o mês de junho de 2023. A amostra foi constituída por oito artigos científicos, disponíveis nas bases de dados: CINAHL, MEDLINE, & Allied Health Collection, selecionados através de critérios de inclusão e exclusão criteriosamente definidos. Os resultados obtidos apontam para a responsabilidade do Enfermeiro Especialista, no âmbito dos cuidados de saúde primários, para a implementação de ações promotoras de educação para a saúde, promovendo a Parentalidade Positiva como estratégia preventiva dos maus-tratos infantis.