ESAP - Escola Superior Artística do Porto
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A Escola Superior Artística do Porto (Esap) tem como entidade instituidora a Cooperativa de Ensino Superior Artístico do Porto (CESAP), entidade de utilidade pública, sem fins lucrativos, constituída em Maio de 1982 e legalizada por escritura publicada no Diário da República n.º 202, III série, de 1 de Setembro de 1982, tendo autorização de funcionamento concedida pelo despacho 129/mec/86, de 28 de Junho. A diversidade das áreas de actividade e de saber existentes – Arquitectura, Artes Plásticas, Fotografia, Design e Comunicação Multimédia, Cinema e Audiovisual, Teatro e Produção Cultural – permite uma prática pedagógica em que a interacção e o cruzamento entre os cursos leccionados na ESAP, se constituem como uma característica própria do Projecto da Escola Superior Artística do Porto.
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Browsing ESAP - Escola Superior Artística do Porto by advisor "Campos, Luís Vieira"
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- CALL ME REAL – CHAMA-ME REALPublication . Mendes, Gonçalo Alexandre Martins; Araújo, Nelson; Campos, Luís VieiraA Pandemia e as doenças mentais são o grande foco deste projeto, depois como temas subjacentes, a memória e o sentido da vida, serão abordados através desta curta-metragem, projeto de mestrado no âmbito da realização cinematográfica e televisiva, que tem como objetivo dar a conhecer e desenvolver os temas presentes. A partir de uma análise da pandemia, que dificultou a vida e rotina de todos, irei relacionar os acontecimentos e os seus impactos no mundo no presente e no futuro, e como estes contribuíram para a solidão geral, principalmente nas pessoas mais velhas. Contextualizando depois as doenças mentais, com claro foco na depressão e crise de identidade na cultura contemporânea e como a sociedade as trata, através de vários estudos iremos compreender o estigma associado a estas doenças. Será apresentado uma análise entre a loucura e psicologia, onde iremos conhecer os transtornos mentais através do cinema, com ênfase no cinema de Bergman. Concluindo com os temas da memória e da vida, iremos descrever como a memória molda a nossa identidade, com exemplos do cinema de Tarkovski e Alain Resnais, e sobre o ciclo da vida, uma observação desde a juventude à velhice, e como os nossos sonhos e objetivos contribuem para a nossa felicidade. Segue-se uma abordagem em termos de influências cinematográficas. Foi feita uma análise a vários filmes, e como estes ajudaram na construção da narrativa e construção de personagens. No fim será descrito todo o processo de criação, desde a pré, produção e pós-produção, no processo geral de como tudo foi criado, passando pela especificação das gravações e termino na pós-produção e nas dificuldades gerais deste projeto.
- Da Teoria à Prática: a Ligação entre o "Corpo sem Órgãos" e a Produção da curta-metragem Corpo e PaisagemPublication . Medeiros, Ana Raquel da Silva Marques; Rosa, Liliana; Campos, Luís VieiraEste texto pretende abordar a noção de “corpo sem órgãos” (Artaud apud Lins 1999:44) e como este influenciou a produção da minha curta-metragem, Corpo e Paisagem. A partir de estudos filosóficos e observação do panorama histórico da dança e do cinema foi possível estabelecer a aproximação entre a dança e o cinema de modo a evidenciar as múltiplas possibilidades de criação artística.
- A experiência subjectiva do imigrante nos filmes diários de Jonas MekasPublication . Farias, Jessica Mirely; Araújo, Nelson; Campos, Luís VieiraOs cinemas amateur, avant-garde, experimental e underground foram movimentos precursores fundamentais para o surgimento do filme-diário como uma possibilidade de representação autobiográfica no cinema. A criação de novas tecnologias de vídeo a partir dos anos 1920 - como as câmeras de filme 16mm e 8mm - foi determinante para que, a partir da década de 1960, um grande número de cineastas começassem a realizar filmes com o intuito de retratar suas vidas e seu cotidiano. Esse é também o caso de Jonas Mekas, lituano que imigrou aos Estados Unidos após passar anos como exilado em campos de trabalho forçado na Alemanha. Ao chegar em Nova Iorque, Mekas adquiriu uma Bolex 16mm com a qual passou a captar momentos do seu dia-a-dia no novo país. Dessa forma, este trabalho analisa quatro filmes-diários do realizador, são eles: Diaries, Notes and Sketches: Walden (1969), Reminiscences of a Journey to Lithuania (1972), Lost, Lost, Lost (1976) e The Out-takes from the Life of a Happy Man (2012), com o objetivo de identificar como as temáticas relacionadas à experiência do estrangeiro se apresentam nas obras de Mekas, além de buscar entender de que maneira a vivência subjetiva e pessoal do realizador se conecta com a experiência coletiva de diversas pessoas que se encontram na mesma situação de imigrantes ou exilados. Ao analisar o conteúdo das obras e estabelecer, nos filmes-diários de Jonas Mekas, ligações com os elementos apresentados na abordagem teórica e na contextualização histórica prévia, é possível observar, nos filmes-diários do realizador, uma narrativa singular e subjetiva das vivências e reflexões pessoais do realizador, como também diversos elementos que remetem aos estudos relacionados à experiência do ser estrangeiro de maneira plural e coletiva.
- Os Habitantes: O Cinema e a Crise Espiritual dos Tempos ContemporâneosPublication . Brasão, Pedro Paulo Reis; Araújo, Nelson; Campos, Luís VieiraOs Habitantes: O Cinema e o Problema Espiritual dos Tempos Contemporâneos, é o nome da componente escrita e teórica deste projeto, sendo “Os Habitantes” o nome do filme que realizei para a obtenção do grau de mestre. A sociedade enfrenta hoje um grande problema de natureza espiritual, Nietzsche falava da morte de Deus no séc. XVIII, mas hoje em dia com uma maior liberdade de expressão, de pensamento, e com um nível de educação maior a população continuou a questionar os dogmas religiosos, instituídos previamente pela religião maioritária em Portugal, o catolicismo. Por um lado, o afastamento das pessoas destas estruturas, pré-concebidas, concedeu-lhes uma visão mais abrangente da vida, no entanto ao renegar estes valores, também as mesmas ficaram mais expostas às crises existenciais, e é no surgir destas crises que os indivíduos começam a comunicar consigo próprios e a se reaproximar do seu espírito, criando assim uma religião individual. O processo até atingir esta individualidade espiritual, nem sempre é clara, é aqui onde se nota a necessidade de um guia espiritual, recorrendo às obras de Friedrich Nietzsche e às palavras do Padre Tolentino Mendonça, apresento várias soluções, como o Amor Fati, a Recorrência Eterna e a ideia de saber habitar uma pergunta. Por fim, falo do processo de desenvolvimento, por detrás do meu filme ―Os Habitantes‖, desde a pré-produção até a pós-produção.
- POR DETRÁS DA LENDA DO GAVIÃOPublication . Ferrão, Ana Carolina Vaz D´Antas; Araújo, Nelson; Campos, Luís VieiraPor detrás da lenda do Gavião, é um Projecto de Trabalho Cinematográfico que decorre numa aldeia abandonada no Nordeste Transmontano. Partindo das obras cinematográficas Trás-os-Montes (1976) e Veredas (1978), procurei através das lendas, uma história que representasse as memórias de uma aldeia. Por detrás da lenda do Gavião, há um mundo real, uma verdade escondida e partindo da lenda da água da fonte que deixava as pessoas doidas, descobri a aldeia do Gavião abandonada nos anos 50. A partir daí, foi a descoberta do passado e os motivos reais tal como a descoberta de outra lenda a de um tesouro na fonte. Através do Sr Armindo Olmo, do neto David Olmo e do pastor Américo Teixeira, conheci o passado e o presente da aldeia do Gavião, descobrindo com eles a fonte com a água dos doidos e o “tesouro”. Neste curto trabalho cinematográfica, realizada na aldeia do Gavião, tive o privilégio de investigar, entrevistar, escrever o argumento, filmar, montar filme e realizar.
- PRESOS NA REDE: MEMÓRIA DESCRITIVAPublication . Nuno Alves de Lima Dias; Araújo, Nelson; Campos, Luís VieiraA presente memória descritiva visa relatar o processo de criação da curta-metragem Presos na Rede, acompanhando-o em todas as suas etapas, desde a investigação até à montagem e finalização. O mar profundo ocupa cerca de três quartos de toda a área do oceano e desempenha um papel fundamental no equilíbrio ecológico do planeta. Contudo, é conside rado o local mais desconhecido e inacessível ao ser humano, que tende a receá-lo como um mundo alienígena à parte. As suas condições extremas propõem um sério desafio tecnológico ao seu estudo e dificultam a sua compreensão. A sua riqueza natural, no que toca a minérios, petróleo e, sobretudo, a abundância de peixe, co loca-o numa posição vulnerável para o Homem o sobre-explorar. Não obstante, a pesca é uma atividade histórica de longa data e a sua importância cultural, social e económica não deve ser esquecida. O filme explora as caraterísticas do mar pro fundo, a sua importância e as suas ameaças, destacando a essencial relação entre ser humano e oceano através de uma abordagem documental e experimental. O filme aborda ainda a atual situação da pesca local portuguesa e realça as nuances que existem em torno da sua discussão ambiental.
- A PROCURA DE SOMBRA ANTIGAPublication . Sara Miguel Lemos da Silva; Araújo, Nelson; Campos, Luís VieiraO presente trabalho de projeto foi desenvolvido ao longo do 2º ano do Mestrado de Realização – Cinema e Televisão. A memória do projeto de realização é complementada por uma investigação sobre urbanismo, tendo como principal referência o autor Guy Debord. Este filme documental foi realizado no Jardim de São Lázaro, na cidade do Porto, onde permaneci durante alguns dias ao longo de cerca de quatro meses, de forma a obter um registo abrangente sobre a vida quotidiana deste espaço. O filme final reflete o meu olhar pessoal sobre este espaço da cidade.