EM - IUEM - Tecnologias Laboratoriais em Ciências Forenses
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing EM - IUEM - Tecnologias Laboratoriais em Ciências Forenses by advisor "Antunes-Ferreira, Nathalie"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Análise de modificações intencionais em remanescentes esqueléticosPublication . Rapaz, Cristina Isabel Fuzeta; Antunes-Ferreira, Nathalie; Curate, José FranciscoOs remanescentes esqueléticos humanos são uma valiosa fonte de informação para entender as culturas e práticas sociais de povos pretéritos, podendo remeter a eventos de natureza religiosa, quotidiana ou histórica. A presente dissertação centra-se na análise de modificações intencionais em remanescentes esqueléticos de indivíduos com possíveis afinidades populacionais africanas, provenientes do adro da Capela do Espírito Santo, em Bucelas. Foi estimado o perfil biológico de 16 dos indivíduos e também o seu perfil patológico. Estudaram-se alterações corporais intencionais, através da observação de modificações morfológicas no esqueleto, que foram identificadas exclusivamente nos dentes em seis indivíduos desta amostra. As modificações identificadas podem ter tido realizadas devido a tradições culturais, estética, práticas sociais ou como um meio de identificação e identidade de tribal. Para além de contribuir para a compreensão histórica, social e cultural de grupos populacionais passados, também estabelece uma possível ligação com populações contemporâneas referidas em trabalhos etnográficos nas ex-colónias portuguesas e evidencia a relevância das modificações corporais intencionais como marcadores bioculturais precisos para a reconstrução das identidades e modos de vida das sociedades passadas, oferecendo novas perspetivas sobre diversidade e complexidade das culturas ao longo dos séculos. Atualmente, a presença de modificações intencionais no esqueleto e no corpo pode auxiliar na identificação de indivíduos em investigações criminais.
- Microbioma em antigas populaçõesPublication . Fradinho, Carolina Gonçalves; Barroso, Maria Helena; Antunes-Ferreira, NathalieNo corpo humano, há mais organismos procarióticos do que células eucarióticas. Estes “hóspedes” desempenham muitas funções biológicas e mantêm o equilíbrio, evitando o aparecimento de doenças causadas por invasões de microrganismos patogénicos. As características da cavidade oral promovem o crescimento e proliferação de diferentes microrganismos e, consequentemente, é considerada o segundo habitat com maior diversidade no organismo, sendo antecedida pelo intestino. O estudo efetuado nesta dissertação recai sobre o cálculo dentário, maioritariamente removido de incisivos, de uma série esquelética exumada numa necrópole dos séculos XV-XIX, em Bucelas. O cálculo dentário é um depósito sólido que se forma e acumula na superfície dos dentes, captura e preserva micropartículas ao longo da vida de um indivíduo, sendo considerado um registo fossilizado do ambiente oral. A placa dentária é um biofilme bacteriano aderente responsável pelo desenvolvimento de doenças periodontais, que pode ocorrer supragengival ou subgengivalmente. O objetivo deste trabalho foi realizar uma análise microbiológica do cálculo dentário, relacionando-a com características da população. Adicionalmente, pretende-se efetuar uma comparação entre os microrganismos responsáveis pelas patologias orais atuais e os microrganismos presentes no ambiente oral nos séculos XV-XIX. Pretende-se ainda efetuar a análise de proximidade e longevidade entre indivíduos do grupo populacional em análise. A partir das amostras de cálculo foi efetuada a extração do DNA e sequenciação. Foram identificados os microrganismos existentes e a abundância relativa de cada espécie foi determinada. A análise taxonómica confirma a predominância de microrganismos orais nas amostras, com poucos sinais de contaminação externa. As amostras de cálculo dentário dos indivíduos analisados, independentemente do sexo, idade ou afinidades populacionais, mostram uma composição taxonómica consistente entre indivíduos.
- Validação de métodos morfológicos e métricos para a estimativa do sexo usando o gene AMEL como método confirmatórioPublication . Martins, Alfredo; Antunes-Ferreira, Nathalie; Costa, Joana Couceiro daNa bioarqueologia e em antropologia forense, o perfil biológico é imprescindível para o estudo paleobiológico e no processo de identificação humana, respetivamente. No perfil biológico são estimados parâmetros como as afinidades populacionais, o sexo, a idade e a estatura. O sexo é fundamental dado ter impacto na seleção dos métodos para as estimativas da idade e estatura. O sexo pode ser estimado a partir de métodos morfológicos, que têm por base a observação direta do osso e os métodos métricos, que têm por base a medição dos ossos. No entanto, a estimativa do sexo é afetada por vários fatores, como as afinidades populacionais, as mudanças seculares, o nível hormonal, a idade, entre outros. Neste estudo, selecionou-se métodos morfológicos amplamente usados e métodos métricos validados em coleções portuguesas. Para validar os resultados recorreu-se à análise dos genes AMEL e SRY. O gene AMEL está presente em ambos os sexos, apresentando-se nos cromossomas sexuais, enquanto o gene SRY só se apresenta no cromossoma Y, ou seja, presente no sexo masculino. A estimativa do sexo em 10 indivíduos adultos revelou resultados contraditórios, entre os diferentes métodos, em oito, havendo somente dois em que os resultados foram concordantes. O osso foi obtido a partir do corte da ponte entre o canal carótico e a fossa jugular para realizar a extração de DNA. O DNA foi extraído utilizando um método de extração orgânica. Dos 10 indivíduos, extraiu-se com sucesso o DNA de quatro indivíduos, sendo dois do sexo masculino e dois do sexo feminino. Um dos indivíduos apresenta resultados contraditórios quando se compara o sexo com o sexo estimado, os restantes três apresentam concordância entre os dois. Concluiu-se que é necessária uma amostra de maiores dimensões para validar e comparar os métodos entre si, de forma a tornar mais rigorosas as estimativas de sexo.