ISEC Lisboa - Mestrado em Gestão Autárquica
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Browsing ISEC Lisboa - Mestrado em Gestão Autárquica by advisor "Lopes, Henrique"
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- Marketing territorial do município de Saurimo: em busca de oportunidades de turismoPublication . Ernesto, Geraldo Gimbra; Lopes, HenriqueO Presente trabalho enuncia conhecimentos sobre o Marketing Territorial do município de Saurimo, bem como da situação do turismo no município, com maior destaque na divulgação das suas potencialidades, assim facilitando o processo de visitas a região. No desenvolver do presente percebemos das potencialidade que o município possui e das fragilidade existentes para o funcionamento do turismo, procuramos também perceber as razões que fazem com que os turistas se desloquem à Saurimo com base a entrevistas feitas, de que forma se deslocam (em termos de transportes usados), portanto daremos o nosso contributo de forma a surtir efeitos de interesses por parte da entidade pública afim para a dinamização do funcionamento do setor turístico local. Debruçaremos ainda sobre a questão do turismo em África, nesse estágio perceberemos de algumas condicionantes que fazem com que o continente não consiga ter mercados do setor fortes que, pudessem competir com os demais mercados já existentes. Enunciaremos ainda a situação do turismo em Angola sendo este, um Estado jovem no desenvolvimento das atividades turísticas, poderemos ver como o país tem tentado desenvolver as suas atividades no setor com a construção e reconstrução de novas infraestruturas hoteleiras. No entanto o município é visto como mercado virgem no âmbito da prática do Turismo, daí que urge a necessidade de marcarmos os primeiros passos de forma a incutir ao residentes e não só a vasta importância que o setor possui, no desenvolvimento económico da região, o que pode gerar, postos de trabalho e emprego; para o benefício de muitas famílias afetadas pela pobreza.
- MARKETING TERRITORIAL: O TURISMO COMO ESTRATÉGIA PARA DESENVOLVIMENTO DA PROVÍNCIA DE BENGUELAPublication . Sacúpia, José; Lopes, HenriqueFace as tendências globais, hoje, os territórios competem entre si pela sua quota de consumidores; pois, sabem que têm que mudar, porque o processo de globalização é uma tendência irreversível, com efeitos bem visíveis e com alterações profundas, em que os gestores e outros atores territoriais devem interpretar os movimentos globais que os afetam e adaptarem a visão e a estratégia do território às tendências globais configurando-se em ações de estratégias de marketing territorial, que visam desempenhar um papel fundamental na identificação e desenvolvimento de estratégias de diferenciação, competitividade ou atratividade que se ajuste às necessidades, desejos, aspirações e expectativas dos consumidores. No presente trabalho de investigação, deu-se especial ênfase à implementação de um plano de marketing territorial versada no turismo como pilar para o desenvolvimento da Província de Benguela, enquanto vantagem competitiva, se trabalhada com base uma estratégia de diferenciação e competitividade territorial. Além da sua importância geoestratégica natural ou cultural e de outros atributos, se ajustados em estratégias de autenticidade e diferenciação, podem constituir verdadeiras atrações turísticas de motivação para deslocações dos consumidores turísticos para província. Hoje, os desafios que se colocam aos territórios bem como a procura dos melhores caminhos de desenvolvimento, de sustentabilidade e de competitividade são cada vez mais prementes. Por isso, são necessárias novas formas de pensar os territórios, refletir sobre metodologias, modelos, instrumentos e abordagens de gestão inovadoras que possibilitem uma visão estratégica do desenvolvimento integrado e sustentável. Tendo como objetivo compreender o sector turístico na região de Benguela, e seguidamente propor um plano estratégico do marketing territorial versada no turismo a esse destino, após a revisão da literatura mais substancial para o trabalho de investigação em curso, desenvolveu-se de seguida um trabalho de natureza quantitativa e qualitativa que permitiu analisar e perceber a realidade turística do território de Benguela. No entanto, o marketing estratégico dos destinos, enquanto elemento de sinergia para turismo, terão uma importância crescente como catalisadoras de desenvolvimento territorial, para economias e criadoras de qualidade de vida aos seus públicos-alvo.