ISEC Lisboa - Mestrado em Gestão Autárquica
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Browsing ISEC Lisboa - Mestrado em Gestão Autárquica by advisor "Fidalgo, José"
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- GESTÃO POR VALORES NAS AUTARQUIASPublication . Simões, Luís; Fidalgo, José“Gestão Por Valores, O futuro da Gestão de Capital Humano na Administração Pública?” Face ao conceito da Gestão por Valores e de Gestão de Recursos Humanos, neste trabalho, procuramos compreender qual é a relação de causa-efeito entre motivação e satisfação no trabalho e a sua importância para a Liderança, numa escala micro. Assim, a partir do estudo desenvolvido no Município de Almada, procurámos identificar os valores das pessoas e a sua correspondência na cultura organizacional, bem como, se esses valores individuais estão alinhados com os da organização. Quisemos saber se esta metodologia, centrada nas pessoas enquanto recurso criador de valor, poderia ser aplicada como modelo administração pública, tendo em linha de conta as características, direcionadas para o benefício do Cidadão e da sociedade, onde o retorno financeiro é substituído pela necessidade de racionalizar a despesa e obter maior eficácia e eficiência na ação desenvolvida. Nesta escala percebemos que existe a necessidade de adaptação as novas formas de gestão de Recursos Humanos e que estes devem atuar ao nível mais próximo das pessoas, de forma a identificar e incorporar as suas motivações, necessidades e valorizações pessoais. Percebemos, ainda, que este é um processo através do qual as organizações e os colaboradores definem, de forma conjunta, os valores que reciprocamente assumem. Comprovamos que esta técnica, assente na identificação das pessoas com a missão, visão e estratégia da organização, está condicionada ao respeito da organização pelos valores mais significativos das pessoas. Concluímos que esta técnica permite uma maior motivação e satisfação das pessoas no contexto do trabalho e promove um clima organizacional orientado para resultados e para os cidadãos/clientes. Concretiza-se com a elaboração de um código de conduta que comanda o comportamento organizacional, os valores e os objetivos do serviço.